sábado, 2 de março de 2013

É urgente mudar antes que seja tarde


O que necessitamos hoje, na Igreja, não é só introduzir pequenas reformas, promover o “aggiornamento” ou cuidar da adaptação aos nossos tempos. Necessitamos de uma conversão em nível mais profundo, um “coração novo”, uma resposta responsável e decidida à chamada de Jesus a entrar na dinâmica do Reino de Deus.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Conatrae, trabalho escravo e exploração sexual


No Brasil, combate ao trabalho escravo e enfrentamento ao tráfico de pessoas são tratados como se fossem duas frentes diferentes. Não são. É preciso retomar uma visão integrada e integral do fenômeno da escravidão moderna

Iana Matei: “Quem vende pessoas deveria pegar prisão perpétua


A psicóloga e ativista romena Iana Matei chega ao Brasil. O lançamento do seu livro À venda, que trata de histórias de tráfico humano, oferece ao público brasileiro relatos de jovens mulheres vítimas desse tipo de crime, cujas dimensões no país apenas agora as autoridades começam a identificar. 

Combate ao tráfico de pessoas é falho, aponta relatório da ONU


Relatório produzido por Polícia Federal, Ministério da Justiça e ONU mostra que o número de presos por participação no tráfico internacional de pessoas é bem menor do que o número de suspeitos investigados e indiciados pela Polícia Federal.

Polícia desarticula rede de prostituição


Duas jovens, de 20 e 21 anos, e o proprietário de um supermercado foram presos, de forma preventiva, ontem em Porto Velho com a deflagração da Operação Lâmia, que desbaratou uma rede de exploração sexual de adolescentes, envolvendo cerca de 20 garotas com idades entre 13 e 16 anos. 

Celebração da memória de M. Antônia na Pastoral da Mulher de BH


Com motivo do 115º aniversário da Páscoa de M. Antônia ( fundadora junto com o P. José Benito Serra da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor), realizamos na sede da Pastoral da Mulher de Bh uma emotiva celebração, dirigida pelas formandas oblatas, Luiza e Priscila,ocasião propicia para fazer memória do carisma que fortalece nossa missão.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tráfico humano: dor, humilhação e violência contra as mulheres


O capitalismo dá aulas de como oprimir, como escravizar e submeter os seres humanos. Ao invés do bem-estar, da liberdade e emancipação, o que vem crescendo em todo o mundo é a exploração, a humilhação e escravização de milhões. Uma das práticas que tem crescido muito ultimamente é a formação de verdadeiras empresas capitalistas dedicadas ao tráfico internacional de mulheres.

Polícia, bombeiros e prefeitura fazem operação de fiscalização na zona boêmia ( centro) de BH


O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e agentes da Prefeitura de Belo Horizonte fizeram na noite desta quarta-feira (27) uma operação para fiscalizar estabelecimentos no centro da capital. Pelo menos 20 pessoas participam da ação, na chamada zona boêmia da cidade.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

‘O que vimos foi aterrador’, diz parlamentar sobre exploração sexual no Pará



“O que vimos foi aterrador: quartos que eram verdadeiros cubículos sem janelas, um calor infernal, portas com fechaduras que abriam apenas pelo lado de fora, condições inóspitas e totalmente degradantes para a vida humana”, revelou o deputado.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Formação na Pastoral da Mulher de novos voluntários/as


A Pastoral da Mulher de BH realizará curso para capacitação de novos voluntários/as da entidade. Acontecerá nos dias 4 e 5 de março, das 13.30 às 17.00 h.

Violência contra a mulher é problema social, não geográfico, alertam ativistas


Falar de violência de gênero como um problema que é mais grave no Oriente, em ‘países atrasados como a Índia’, é querer esconder a sujeira do nosso próprio quintal.

Argentinas retiram anúncios de prostituição das ruas em protesto contra tráfico de mulheres


Em dezembro de 2012, uma notícia gerou um raro consenso na Argentina. A absolvição de 13 acusados do sequestro de María de los Angeles Verón gerou indignação e protestos em diferentes cidades do país. Susana Trimarco, mãe da jovem, luta há mais de dez anos para esclarecer o paradeiro da filha e virou um símbolo da luta contra o tráfico de mulheres para exploração sexual.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Os pobres não vão lucrar com a Copa


Entrevista com a arquiteta Natacha Rena
“Não estamos vendo projetos sociais para a melhoria das condições de vida do morador de rua, a gente está vendo uma limpeza urbana. O que acontece nesses grandes eventos é empurrar para debaixo do tapete, para as margens da cidade, causando não a segurança, mas uma sensação de segurança. Eu acho que é isso que vai acontecer com a cidade: um embelezamento, uma limpeza, uma tentativa de transformar a cidade em desenvolvida, mas no final das contas não vai reverter para todo mundo. Algumas pouquíssimas pessoas vão ganhar com isso e, na maioria das vezes, não são as pessoas da cidade.”

Copa do Mundo: demagogia e tráfico de mulheres


O objetivo da FIFA era criar condições para a chegada de prostitutas estrangeiras, mulheres traficadas por empresas capitalistas de submundo para suprir uma das principais demandas da festa suprema do futebol profissional.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

“Ser seguidor de Jesus é ser ateu de muitas imagens de Jesus que existem na sociedade e na própria Igreja”


Entrevista com Juan Antonio Estrada
"À medida que vamos nos tornando cada vez mais pessoas, reagindo diante dos acontecimentos com cada vez maior profundidade, na medida em que vão se traduzindo em nossa vida uma série de valores (justiça, misericórdia, verdade, capacidade de perdão, etc.), e na medida em que vamos perfilando uma forma de viver, vamos nos fazendo Filhos de Deus".