sábado, 24 de outubro de 2015

HIV: Cresce contaminação em MG

Profissionais alertam que diagnóstico precoce da Aids é fundamental para evitar mortes.
Para especialista, imprudência e excesso de confiança explicam elevação do número de infectados.

Professora vítima de racismo leva debate sobre direitos para sala de aula

Professora teve um vale de R$ 700 reais negado em um shopping do RJ. Aos seus alunos, afirmou a importância de saber argumentar.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Integrantes da Pastoral da Mulher de BH são convidadas para falarem da Missão Oblata em Faculdade

No dia último dia 09 de outubro, a Educadora Social Lucinete Santos, acompanhada da Irmã Evelin Caroline marcaram presença na disciplina Fundamentos Téorico-Metodológico da Educação Popular (Curso de Pedagogia) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participaram alunos/as do sétimo, oitavo e nono período.

Mensagem de suposta universitária contaminada com vírus HIV provoca pânico em Ouro Preto

Depois de depoimento de aluna da UFOP com aids, aumentou pedido de testes de HIV e Ouro Preto

Uma mensagem anônima de uma suposta aluna da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que teria sido contaminada pelo vírus do HIV em festas de repúblicas na cidade despertou pânico na comunidade acadêmica e provocou uma correria aos laboratórios para realização de exames.

Enem 2015: saiba horário, local de prova e o que é vetado no exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 será realizado em 24 e 25 de outubro.O local de prova de 958 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi alterado nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

9 conselhos básicos sobre a redação do Enem que você NÃO pode ignorar

Muitos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apresentam uma série de dúvidas a respeito da prova de redação. O exame exige que os candidatos mostrem a capacidade para processar diferentes informações, relacionando-as com diversas áreas do conhecimento. Além disso, durante a elaboração do texto, o aluno deve estabelecer uma reflexão crítica sobre fatos diversos.

Outubro Rosa na Pastoral da Mulher

A Escola de Enfermagem da UFMG desenvolveu hoje (22) uma oficina de saúde sobre prevenção do câncer de mama, na Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG. Nossa Entidade  traz , desta maneira, a  campanha Outubro Rosa para dentro de sua sede e  adere  a esta mobilização mundial que simboliza a luta contra o câncer de mama.

De pistola e cassetete, ele me encurrala na parede: assédio nosso de cada dia.

Todo o dia encontrava com eles. Sempre me preocupei em olhá-los e vê-los para além daquele traje de trabalho, aquela farda, ou a vassoura na mão. Olhar aqueles olhos por debaixo da boina ou do chapéu. Principalmente eles, tão invisibilizados, estigmatizados na sociedade elitista. Uns mais simpáticos outros recatados, mas sempre nos caía bem um “Bom dia. Tudo bem? Como passou de final de semana?”

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Atenção: Ponto preto na palma da mão NÃO avisa sobre violência doméstica

A violência doméstica é um assunto seríssimo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é um problema ainda recorrente. E uma campanha que tem circulado online fala justamente sobre isso. É a campanha “Black Dot” (ponto preto). 

Violência obstétrica: a (des)humanização e a mercantilização da saúde

Segundo a OMS [Organização Mundial de Saúde], a taxa de cesáreas devem corresponder a, no máximo, 15% do total dos partos no país. O Brasil é o líder mundial em cesáreas, com uma taxa de 57%, que continua aumentando 2% ao ano.
O Brasil vive uma "epidemia de cesáreas", que, segundo o Ministério da Saúde, está associada à desinformação, a questões culturais e à formação dos próprios profissionais da saúde. A opção por esse tipo de parto tem dividido a classe médica e gerado dúvidas nas gestantes, que se veem submetidas às restrições dos planos de saúde e da agenda do obstetra. Em busca do empoderamento do próprio corpo, muitas dessas mulheres enfrentam uma longa trajetória até estabelecer uma relação de confiança com o médico e suas escolhas.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Reunião de avaliação e Planejamento na Pastoral da Mulher de BH


Foi realizada, nos dias 19 e 20 de outubro de 2015, a reunião da equipe da Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, com a presença da  Ir. Lucia Alves (integrante do Conselho Provincial do IOSR) e a assessoria de Daniel Rech, para avaliar o ano 2015 e planejar o ano 2016.

Prostitutas rezam para não fechar garimpo em Mato Grosso

Ao subir a “Serra Pelada de Mato Grosso” é raro encontrar alguma mulher e muitos dos homens estão exaustos e não têm contato com o sexo feminino há muitos dias. Por isso, as mulheres que circulam no local se quer precisam se identificar como prostitutas, que já recebem inúmeras propostas para fazer companhia aos garimpeiros ou “aventureiros”.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Meninas que não podem ser crianças

Segundo uma recente pesquisa feita pela Plan International no Brasil, parte da campanha Por Ser Menina, muitas meninas brasileiras são forçadas a deixar de ser crianças para assumirem funções e papéis impostos por causa do seu gênero.

'O Brasil é machista, a mulher não tem a mesma liberdade do homem'

Na sede da Boogie Naipe, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo
Eliane Dias é muito mais que isso: musa, sócia e mãe dos dois filhos de Mano Brown, ela comanda a Boogie Naipe, produtora responsável pelo Racionais MC’s.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Brasil registrou um estupro a cada 11 minutos em 2014, aponta Anuário de Segurança Pública


No ano passado, foram registrados 47.643 casos de estupro em todo o país, contra 51.090 em 2013, uma queda de 6,7%. Ainda assim, o dado representa um estupro a cada 11 minutos. O Anuário traz ainda uma pesquisa feita em parceria com o instituto Datafolha sobre o medo de sofrer violência sexual. Segundo o levantamento, 90% das mulheres disseram temer ser vítimas de agressão sexual contra 42% dos homens.

Hospital da Baleia promove ações durante o Outubro Rosa em BH

As chances de cura do câncer de chegam a 95%, segundo o Inca. Palestras, cartilhas e consultoria de moda estão na programação.

domingo, 18 de outubro de 2015

Igreja e mulheres: fora das jaulas do pensamento patriarcal

Agradeço ao papa como mulher, solteira, pelo seu esforço de desmantelar mentalidades penalizantes em relação às mulheres. Espero que ele saiba como ir até o fim nessa operação, com as consequências que ela comporta, e que a sua Igreja de rosto oficial masculino saiba segui-lo.

E se Jesus entrasse no Sínodo?

O Sínodo sobre a família começou há uma semana e, em alguns aspectos, parece docilmente intencionado a executar a partitura confeccionada nos meses de pré-tática pelos "lobistas das agendas". Percebem-se as manobras mais ou menos dissimuladas de quem entrou no Sínodo com a intenção de fazer dele uma disputa de política eclesiástica.