sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Outubro Rosa na Pastoral da Mulher

A Escola de Enfermagem da UFMG desenvolveu hoje (22) uma oficina de saúde sobre prevenção do câncer de mama, na Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG. Nossa Entidade  traz , desta maneira, a  campanha Outubro Rosa para dentro de sua sede e  adere  a esta mobilização mundial que simboliza a luta contra o câncer de mama.

O Cantinho da Paz, sede da Pastoral da Mulher,   foi o cenário de mais uma ação do Outubro Rosa, na tarde desta quinta-feira. As mulheres que participavam de nosso curso de Mega-hair, fizeram uma pausa nas atividades  e escutaram informações sobre hábitos saudáveis, autoconhecimento e prevenção do câncer de mama. 

Os presentes puderam tirar dúvidas sobre a doença e conhecer um pouco mais das suas causas e modos de prevenção. O objetivo principal desta oficina foi  conscientizar as mulheres sobre a importância do exame de toque e dos exames periódicos.


Durante este mês outras ações formaram parte da campanha.  Na nossa oficina de reciclagem  ministrada por Maria Reciclona elaboramos blocos  ecológicos com motivos alusivos ao Outubro rosa e nas oficinas de artesanato e beleza divulgamos  recomendações para o diagnóstico precoce desta doença. Houve também uma distribuição de  folhetos, com informações sobre este tema, nos hotéis do hipercentro onde elas batalham. Todos os integrantes da  Equipe da Pastoral  reconheceram a relevância da campanha e vestiram broches cor de rosa, que também foram colocados nas mulheres.  A estrutura física da Pastoral também foi decorada com laços.





O câncer de mama consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. O exame de prevenção pode ser realizado pela própria mulher, apalpando os seios. Entretanto, esse autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso se observe alguma alteração, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.


Manter hábitos de vida saudáveis, como ter uma alimentação equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente o corpo), não ingerir álcool em excesso e não fumar são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Nenhum comentário: