sábado, 30 de março de 2013

ENCONTRAR-NOS COM O RESSUSCITADO -J.A. Pagola-


Talvez tenhamos de nos preguntarmos também a nós algo semelhante. Porque a nossa fé é às vezes tão triste? Qual é a causa última dessa falta de alegria entre nós? Que procuramos os cristãos de hoje? ¿Que desejamos? Andamos a procurar Jesus que necessitamos sentir cheio de vida nas nossas comunidades?

sexta-feira, 29 de março de 2013

Dicas de cinema para Semana Santa (II) :O Evangelho Segundo São Mateus de Pasolini



O filme é de uma simplicidade comovente. É feito como se um documentarista acompanhasse Jesus, desde o nascimento até sua morte, tendo em mãos apenas uma máquina filmadora.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Dicas de cinema para Semana Santa (I): Jesus de Montreal


Uma sociedade com valores perdidos, obcecada e movida pelo consumo. Uma mídia destruidora, que faz o que quer com os indivíduos e uma igreja tradicional que só aceita a versão clássica de Cristo. Jesus de Montreal (1989), do canadense Denys Arcand é uma critica a sociedade atual.

Última Ceia: Despedida inesquecível, por J.A. Pagola




Jesus sabe que suas horas estão contadas. Sem dúvida, não pensa em esconder-se ou fugir. Aquilo que faz é organizar uma ceia especial de despedida com seus amigos e amigas mais próximos. É um momento grave e delicado para ele e para os seus discípulos: deseja vivê-lo em toda a sua profundidade. É uma decisão pensada.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Celebração de lava-pés na pastoral da Mulher


A celebração do Lava-pés foi uma oportunidade impar para que a Pastoral da Mulher  reforce seu senso de serviço às mulheres em situação de prostituição, e reflita na Páscoa como passagem de uma vida centrada sobre nós mesmos, sobre nosso egoísmo, para uma vida solidária comas nossas irmãs mais empobrecidas.

Suposta "Vida fácil" atrai jovens para a prostituição


Raquel trabalha em um bar na rua da Areia, onde estão localizados 12 dos 30 pontos de prostituição da capital

Já faz 12 meses que Raquel (nome fictício) tomou uma decisão que mudou o rumo da própria vida. Ela tinha 17 anos quando decidiu ingressar na prostituição, após ser influenciada pela irmã, que já fazia programas sexuais. 

terça-feira, 26 de março de 2013

Voluntariado na Igreja


No horizonte de todos, está o grito ético pela justiça, pelo respeito à dignidade de cada pessoa que sofre. Motivação suficiente para tocar o coração de milhares de jovens em todo o mundo.

Sucesso dos cursos na Pastoral da Mulher


Já começaram os cursos profissionalizantes oferecidos na Pastoral da Mulher de Bh. As mulheres   têm a oportunidade de se qualificar em diversas áreas:  Cabeleireira, Costura, Mega Hair, Pintura em Tecido, Informática, Inglês e Espanhol.

“Espero que os fundamentalistas não impeçam as reformas necessárias da Igreja”, afirma Ivone Gebara


“Há um longo caminho a ser percorrido para que a diversidade possa de fato ter cidadania nas estruturas da Igreja Católica Romana”, disse Ivone Gebara (foto), a religiosa brasileira e feminista. 

Dados de exploração sexual em Altamira



Este aumento tem relação direta com o crescimento da vulnerabilização das famílias, crianças, adolescentes e mulheres, principalmente devido ao inchaço dos homens trabalhadores ou em busca de trabalho e a incapacidade das políticas públicas de educação, saúde, segurança pública, esporte e lazer, assistência social”.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Você acredita em milagres?


A vida humana é, sem dúvida, o maior de todos os milagres. Mas ele não nos causa impacto. Não cremos nele. Tanto que somos indiferentes a tantas vidas ceifadas precocemente pela miséria e a violência.

MPF denuncia seis pessoas por trabalho escravo e exploração sexual em Belo Monte



Da esperança de lucro fácil, as vítimas tornaram-se objeto do lucro alheio. Além do aluguel do quarto em que dormiam, a cada programa pagavam comissão à Boate. Adquiriam os produtos que necessitavam, em regra, diretamente dos denunciados, em cantina da própria Boate, sendo obrigadas a se sujeitar a pagar, por exemplo, 5 reais por uma lata de refrigerante.

As vítimas da invisibilidade.


“O direito fundamental do acesso à justiça está distante das pessoas vulneráveis, da classe empobrecida e injustiçada”, dizem as advogadas do Centro Nacional de Defesa de Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Material Reciclável – CNDDH.