quinta-feira, 28 de março de 2013

Dicas de cinema para Semana Santa (I): Jesus de Montreal


Uma sociedade com valores perdidos, obcecada e movida pelo consumo. Uma mídia destruidora, que faz o que quer com os indivíduos e uma igreja tradicional que só aceita a versão clássica de Cristo. Jesus de Montreal (1989), do canadense Denys Arcand é uma critica a sociedade atual.


Diferente da maioria dos filmes produzidos sobre a vida de Cristo, Jesus de Montreal, embora seja uma releitura do Evangelho de São Marcos, não é um filme de época que tenta retratar a vida do Salvador e sim, uma tradução das palavras de Jesus para nossos dias. O longa-metragem apresenta um cristo atual e concreto, representado no jovem ator Daniel Coulombe, (interpretado por Lothaire Blutheau) que fala para uma humanidade insensível e indiferente com o próximo.

 Embora tenha sido pouco badalado, Jesus de Montreal é sem dúvida o filme que melhor representa a falta de compreensão da sociedade na mensagem de Cristo. O filme trata sobre a busca da humanidade por algo mais, a busca por valores mais consistentes que dão sentido à vida humana.

O momento mais marcante e comentado pelo público na exibição de Jesus de Montreal, foi a maneira como o diretor retratou a ressurreição através da doação de órgãos. A morte como algo positivo e que proporciona o renascimento de novas vidas. De todos os filmes, esse é uma das melhores atualizações para nossos dias, diz a Prof. Dr. Cleusa Andreatta, da Unisinos. “Ele proporciona a discussão critica sobre situações da sociedade atual e é ao mesmo tempo uma reflexão sobre o sentido de nossas próprias vidas”, conclui.
Fonte: Ihu

Nenhum comentário: