quarta-feira, 27 de março de 2013

Celebração de lava-pés na pastoral da Mulher


A celebração do Lava-pés foi uma oportunidade impar para que a Pastoral da Mulher  reforce seu senso de serviço às mulheres em situação de prostituição, e reflita na Páscoa como passagem de uma vida centrada sobre nós mesmos, sobre nosso egoísmo, para uma vida solidária comas nossas irmãs mais empobrecidas.

Os gestos realizados por Jesus no lava-pés foram atualizados pelas quatro postulantes oblatas, Ana Paula, Priscila, Evelyn e Luiza, que fizeram opção de seguir Jesus através do projeto de vida religiosa Oblata. As três formandas da Congregação do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor realizaram seu aspirantado e postulantado aqui em Belo Horizonte, prestando sua valiosa colaboração na Pastoral da Mulher. Agora, depois de três anos em nossa cidade, vão para São Paulo, a continuar sua formação e seguir colaborando dentro dos Projetos Oblatas de atendimento às mulheres em situação de prostituição.

A oblata é  a mulher de acolhida, de simplicidade, da generosidade, da solidariedade e da partilha de vida e de entrega total a estas mulheres que estão na prostituição. E com elas se sentem família. Ao lavar os pés, as formandas quiseram expressar o significado de sua presença ao longo destes três anos na Pastoral da Mulher.
Trás esse momento, a Equipe lavou os pés das quatro jovens oblatas e , juntamente com as mulheres, manifestou o agradecimentos a elas pelo seu carinho e engajamento nesta missão. Posteriormente expressamos os gestos concretos que como cristãs e cristãos vamos assumir  em defesa daquelas que mais sofrem.

Para finalizar  realizamos a partilha do pão e do suco de uva em um clima eucarístico, de ação de graças e de fazer memoria da entrega de Jesus por todos e todas nós.

Nenhum comentário: