sábado, 30 de maio de 2015

“A luta antirracista é tão importante quanto a batalha contra o patriarcado”, diz Marai Larasi

A ativista feminista Marai Larasi acredita que as lutas contra o machismo e racismo são tão necessárias quanto o combate “à homofobia, discriminação por classe ou deficiência”.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

A vida e os problemas das meninas infratoras

Uma interna da unidade de Brasília. As meninas ocupam um espaço nos fundos e reclamam da falta de atividades (Foto: Adriano Machado/ÉPOCA)
Um levantamento inédito mostra como vivem as adolescentes nas unidades de internação do país.

Denunciam treinamento para 'ensinar' meninas de oito anos a satisfazer um homem na cama

Meninas de oito anos de idade no Moçambique e na Zambia estão sendo forçadas a irem para campos onde elas são "ensinadas" a satisfazer um homem na cama. O objetivo do "treinamento", segundo ativistas, é prepará-las para a vida conjugal. A denúncia foi feita na passada quinta-feira (21), durante uma conferência internacional para acabar com o casamento infantil organizada pela Girls not Brides.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

A Pastoral de BH celebra o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher


A Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG), comemorando o  Dia Internacional de Ação pela Saúde das Mulheres, realizou uma Oficina de saúde ministrada por alunas da Escola de Enfermagem da UFMG.

Machismo: a mensagem "Você deveria ter vergonha de ter seios pequenos"

O anúncio  está exposto em vagões do metrô de Nova Iorque:É errado uma pessoa não se sentir à vontade com seu corpo e querer mudá-lo? Não, de maneira alguma.  Mas isso levanta uma série de questões.

Trabalho escravo em MG : Haitianos são as principais vítimas

Dos 507 trabalhadores atendidos por programa contra tráfico de pessoas, 120 são do Haiti.

O desabafo de Mirian França: "Sou negra! E sou a prova!"

Mirian França, encarcerada e considerada culpada de um crime que não cometeu (Divulgação)
 “Sou filha de uma negra solteira, pobre, costureira, que jogou uma negra doutora na cara da sociedade. Eu sou a prova viva de que a redução da maioridade no Brasil é pretexto pra prender criança negra. Sou a prova de que, pra polícia brasileira, culpa tem cor [...]” Leia a íntegra do desabafo de Mirian França, encarcerada por suspeita de assassinar uma turista italiana.

A mulher que libertou mais de 2 mil escravos em pleno século XXI

Marinalva veio de uma família pobre, estudou e hoje luta pelo fim da escravidão (Foto: Arquivo Pessoal)
"Eu não combatia o trabalho escravo e infantil até saber que isso existia. Depois que você descobre, quer que acabe. Não dá para aceitar que isso ainda aconteça na geração de nossos filhos e netos”.

As garotas estão sob pressão

Um novo estudo inglês alerta para um grande número de garotas na faixa dos 11 aos 13 anos com problemas emocionais. Os principais responsáveis seriam o bullying, a pressão pelo início da vida sexual e o excesso de tempo conectadas.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mulheres relatam assédio de funcionários da NET via whatsapp

A jornalista Ana Prado recebeu uma ligação da NET na manhã desta terça-feira (26) oferecendo uma promoção -- e recusou, já que está satisfeita com seu plano atual. Mais tarde, ela recebeu mensagens de Whatsapp de uma pessoa que se identificava como o mesmo atendente que havia telefonado mais cedo.

Por que as babás não merecem a sua atenção -- nem da imprensa inteira?

O que chamou a atenção de muita gente nas redes sociais nesta segunda-feira (25) foi a diferença abissal no tratamento das personagens da notícia.

Investigação que cita Richa envolve rede de exploração sexual de menores


O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime) tem em mãos três investigações que se cruzam em casos de sexo, corrupção e pessoas ligadas ao governador Beto Richa (PSDB).O ponto em comum entre elas é o auditor fiscal Luiz Antônio de Souza, preso em flagrante no motel com uma menina de 15 anos. Acusado de participar de esquema de cobrança de propina de empresários para reduzir ou até anular dívidas tributárias, ele também levou os investigadores à apuração de uma rede de servidores e empresários para exploração sexual de menores.

Pesquisadores discutem tabus no livro 'Prostituição e outras formas de amor'

Uma coletânea de textos sobre prostituição, produzidos por cientistas sociais e ativistas, é o conteúdo do livro Prostituição e outras formas de amor (Editora da UFF, 552p.). Na definição dos autores, um antídoto aos estereótipos, estigmas e discriminação pertinentes ao tema e seus personagens em sua luta constante por direitos e por cidadania.

Mulheres são mais desrespeitadas em espaços públicos

Cerca de 94% das entrevistadas relataram que já foram assediadas verbalmente nas ruas e 77% relataram que o assédio foi físico
Pesquisa da organização Énóis Inteligência Jovem indica que o espaço público é o ambiente mais citado por jovens mulheres como local em que não há segurança ou em que elas se sentem mais desrespeitadas como mulheres.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Rede articula mais de 500 pessoas contra tráfico de seres humanos


Persistem no Brasil os casos de trabalho análogo à escravidão, uma das modalidades mais evidentes ligadas ao tráfico de seres humanos. No ano passado, foram 1.674 pessoas resgatadas, mantendo Minas Gerais como o estado com o maior número de resgates.

Após morte de filho em cirurgia, pai denuncia quadrilha de 'tráfico de órgãos' no Amazonas

Há dois anos Naeff Ribeiro se empenha na elaboração de um ‘dossiê’, que reúne toda a documentação e procedimentos cirúrgicos realizados no filho dele. (Winnetou Almeida)
Desde 2013 o professor Naeff Ribeiro tenta provar que o filho dele, morto aos 7 anos, teve os rins ‘roubados’ por quadrilha de cirurgiões.

Gueixas tradicionais atendem clientes de multinacionais

Vestindo quimono, Reiko Tomimori, 62, faz uma grande reverência para saudar os clientes que chegam à Ochaya Tomikiku, sua casa de chá. A seguir, ela os acompanha a uma sala no segundo andar onde gueixas e maikos (futuras gueixas) os entretêm.

Projeto Diálogos pela Liberdade





Mulheres da Pastoral de BH na Conferência Municipal de Saúde

A Pastoral da Mulher (Unidade Oblata em MG), incentivando a participação e o protagonismo das mulheres nos espaços de decisão politica e de controle social ,  promoveu a intervenção de Vanusa Lúcia na 13ª Conferência Local de Saúde.

Registros de casos de compartilhamento de fotos íntimas aumentam 120% em um ano

O compartilhamento de fotos íntimas em sites e aplicativos para smartphones, como o Whatsapp, tem se tornado cada vez mais comum com o aumento do uso da internet por adolescentes. 

A mudança que veio com Papa Francisco: da ética sexual para a ética social

A  própria mudança de Francisco de uma ética sexual para uma ética social é uma mudança extremamente necessária na perspectiva do magistério moral. Ele percebe que a Igreja se tornou “obcecada” com questões como o aborto, contracepção e casamento gay. Ao invés disso, ela precisa se focar em servir os pobres e oprimidos, e a confrontar o pecado social que leva e perpetua a pobreza.
“Papa Francisco tem pedido também por uma ‘teologia das mulheres’, o que é um passo encorajador.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Malásia encontra valas comuns em massa de suposto tráfico de pessoas

Segundo ministro, corpos estão campos na fronteira com a Tailândia. Polícia investiga ligação com outros restos mortais achados neste mês.

Maternidade e prostituição: que relação?


  As mulheres que exercem a prostituição sempre sofreram da atribuição gratuita da etiqueta de má mulher. As estigmatizações sociais que sofrem as mulheres em geral estão intimamente ligadas à construção dos papéis de género e a prostituição, entre muitas outras coisas, significa autonomia, significa transgressão das regras sexuais normativas e significa a utilização do corpo como estratégia de empoderamento e, portanto, de negação da necessidade de ter um companheiro masculino provedor.

Empresas também devem ajudar a combater a exploração sexual de crianças e adolescentes


O que pode significar - em termos de impacto nas relações de gênero - o aumento considerável do número de homens em uma cidade? Em áreas com tão impactante crescimento do fluxo de trabalhadores, são relatados, por exemplo, aumento da sensação de insegurança para mulheres em vias públicas, existência de tensões e situações de violência entre homens locais e migrantes e percepção de aumento de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA).

domingo, 24 de maio de 2015

Viver Deus a partir de dentro


Acolher o Espírito de Deus quer dizer deixar de falar só com um Deus a quem quase sempre colocamos longe e fora de nós, e aprender a escutá-lo no silêncio do coração. Deixar de pensar em Deus apenas com a cabeça, e aprender a percebê-lo no mais íntimo do nosso ser.