quinta-feira, 28 de maio de 2015

A Pastoral de BH celebra o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher


A Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG), comemorando o  Dia Internacional de Ação pela Saúde das Mulheres, realizou uma Oficina de saúde ministrada por alunas da Escola de Enfermagem da UFMG.

Fruto de anos de mobilizações femininas, o dia 28 de maio, definido como data Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, marca no Brasil o combate à mortalidade materna. A morte materna está entre as dez maiores causas de morte de mulheres em idade reprodutiva e pode ser considerada uma tragédia.


A Oficina, dinâmica e interativa, foi bem conduzida por Mª Cecilia Rodrigues, acompanhada por Thais e Rebeca ( que este ano se incorporaram   ao Projeto “Práticas Educativas na atenção a saúde ").  Os principais questionamentos foram acerca de  formas de prevenção e tipos de práticas que transmitem o HIV  e  as implicações à saúde das práticas de sexo anal. Também se debateram na 2ª parte da Oficina, ,  no âmbito da saúde materno-infantil, as intervenções adequadas,  durante a atenção ao parto, para prevenir a mortalidade materna.


O histórico

O Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde que ocorreu em 1984, na Holanda, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos, ocasião em que a morte materna apareceu com toda a sua magnitude. A partir dessa data, o tema ganhou maior interesse e no V Encontro Internacional Mulher e Saúde, realizado em São José da Costa Rica, a RSMLAC propôs que a cada ano, no dia 28 de maio, uma temática nortearia ações políticas que visassem prevenir mortes maternas evitáveis.


Em 1988 teve início a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos - RMMDR e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe – RSMLAC. Ao longo dos anos diferentes ações têm sido realizadas para motivar diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública para esta séria questão.

Nenhum comentário: