sábado, 31 de outubro de 2015

Lendas de BH: a Loira do Bonfim

O Cemitério de Nosso Senhor do Bonfim, inaugurado em 1897 em Belo Horizonte, tem muitas lendas curiosas, como a  da famosa Loira do Bonfim. Reza a lenda que uma moça loira aparecia nas imediações do cemitério. Muito bonita e bem vestida - sempre de branco - pedia carona aos motoristas. O destino era o cemitério. 

Sexo e gênero sem preconceitos

A questão do gender tornou-se uma espécie de bandeira empunhada por lados opostos, uma bandeira bastante esfarrapada, de cores "arco-íris" (com todas as semânticas metafóricas que se atribuem a esse delicioso fenômeno de refração solar), que brota da tensão entre duas concepções antropológicas antitéticas.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Em vídeo emocionante, famosos ficam frente a frente ao câncer de mama


Vinte anos depois de ser lançada no nosso país, a campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), volta a chamar a atenção das pessoas para o fato de que, mesmo com possíveis sequelas, o câncer de mama pode, sim, ser vencido.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA :Vítimas poderão requisitar Medidas Protetivas pela internet

Vítimas de violência doméstica e familiar, em Belo Horizonte, passarão a contar com uma nova ferramenta para ajudá-las. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais colocará em funcionamento, em caráter experimental, o serviço de recebimento de pedidos de medidas protetivas via internet.

As mulheres não estavam no Sínodo.


Lucetta Scaraffia, 67, historiadora e feminista italiana, foi uma das 32 mulheres convidadas a participar do sínodo dos bispos sobre a família, em Roma, entre os dias 4 e 25 de outubro.
"O que mais me espantou nesses cardeais, bispos e padres foi sua perfeita ignorância sobre o sexo feminino, seu pouco conhecimento em relação a essas mulheres tidas como inferiores como as freiras, que geralmente lhes serviam de domésticas. Não todos, evidentemente – cheguei a fazer amizade com alguns deles, antes mesmo do sínodo– , mas para a imensa maioria, o constrangimento sentido pela presença de uma mulher como eu era palpável, sobretudo no começo."

Altas taxas de assassinatos de mulheres negras são expressão do racismo patriarcal

A divulgação pelo Ministério da Justiça dos dados sobre homicídios e mortes de mulheres por agressão, na semana passada, reforça o peso social de uma das principais demandas apresentadas no manifesto nacional da Marcha das Mulheres Negras 2015.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Suspeito de estuprar garotas de programa em BH é preso

Delegado que acompanha o caso acredita que pelo menos 15 mulheres foram abusadas sexualmente, nos últimos seis meses. pelo acusado, na região da Pampulha.

Após sofrer abuso ao vivo, apresentadora mexicana é demitida


A emissora mexicana Televisa anunciou nesta semana a demissão de dois apresentadores envolvidos em um caso de abuso sexual que teria sido transmitido ao vivo. Além do autor do abuso, a vítima também foi desligada da emissora.

Nigéria resgata 300 mulheres e crianças capturadas pelo Boko Haram

Mais de 300 mulheres e crianças, que estavam sob poder do Boko Haram, foram resgatadas por uma ação do exército nigeriano (Foto: Nigerian Army / AFP)
Exército libertou 338 pessoas sequestradas pelos terroristas. Na mesma operação, 30 insurgentes do grupo teriam sido mortos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SÃO JUDAS TADEU: Católicos celebram dia do 'santo das causas impossíveis' em BH

Cerca de 60 mil fiéis do "Santo das causas impossíveis", como é conhecido São Judas Tadeu, devem passar pelo Santuário do santo, no bairro da Graça, na região Nordeste de Belo Horizonte, durante toda esta quarta-feira (28), dia em que os católicos comemoram o dia de São Judas.  

Denúncias de abuso sexual no Metrô de SP crescem 64% em 2015

Empresa recebeu 87 mensagens de celular com denúncias. Metrô diz que segurança é chamado para atender ocorrência em 3 minutos.

Movimento de mulheres católicas aprova tema da redação do Enem

Simone de Beauvoir é tema de questão do Enem e causa polêmica.

Segundo Rosângela Talib (psicóloga e mestra em Ciências da Religião, membro da organização Católicas pelo Direito de Decidir), a sociedade tem que se manifestar para combater a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher, principalmente a violência sexual, e a prova do ENEM pode contribuir para isso. "As políticas existentes não levam em consideração nada, os parlamentares são levados por uma concepção religiosa, o que não representa toda a sociedade". 

Indígenas do Jaraguá, em SP, são vítimas de casos de estupro.

Investigações do Ministério Público Federal iniciadas em 2013 revelaram que crianças e mulheres indígenas foram vítimas de casos de abuso sexual. “Comunidade não irá aceitar crimes”, diz liderança.

Por um outubro rosa feminista


Sim, câncer de mama é um assunto de mulheres. E a abordagem desse tema, a meu ver, deveria ser uma abordagem feminista. Nós, feministas, falamos pouco, e nos envolvemos pouco nessa seara tão importante da saúde da mulher. Das mulheres. 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Modelo é vítima de racismo após ganhar concurso de beleza em Goiás

Mensagens compartilhadas em redes sociais chamavam Tainara de Jesus Santos de “macaco”

Modelos negros foram vítimas de racismo depois de participarem de um concurso de beleza em Goiás. Mensagens ofensivas foram publicadas em redes sociais.

Enem: Tem vergonha de fazer cocô em público. Mas aceita violência de gênero

País que cora de vergonha de soltar pum em público. Mas não de tratar mulheres como cidadãs de segunda classe.

Se alguém se deu bem no ENEM ontem foram elas: as feministas adolescentes


As meninas da ETEC Guaracy Silveira, em São Paulo, decididas a garantir seus direitos, fundaram em outubro de 2015, o coletivo feminista da escola. 
Elas se organizam, discutem e lutam contra o machismo antes mesmo de sair da escola – e, provavelmente, tiveram sua parcela de influência sobre o MEC.

O MasterChef Júnior e a sexualização infantil

Quando homens adultos desejam uma menina de 12 anos do MasterChef Júnior precisamos falar sobre a cultura do estupro.

#PrimeiroAssédio: Mulheres compartilham no Twitter primeira vez que sofreram assédio

A estreia do programa MasterChef Júnior na última terça-feira (20), que reúne crianças de 9 a 13 anos cozinhando "que nem gente grande" não ficou marcada pelo talento dos participantes, mas sim, pelos comentários com teor sexual direcionados a Valentina, uma das participantes do reality, de apenas 12 anos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Libertar-se do papel de macho-idiota ou ser vetor do sofrimento alheio?


Faz tempo que não sentia tanta vergonha alheia como nos últimos dias. A quantidade de besteira que escorreu em blogs e nas redes sociais como resposta de muitos homens (sic) às mulheres que resolveram não ficarem caladas diante da violência sexual digital contra uma participante de 12 anos do programa Masterchef foi deprimente.

O Amor é Lindo!


Um novo texto, inspirado nas  experiências pessoais no mundo da prostituição, por parte de uma das mulheres atendidas pela Pastoral.

A descoberta do estigma


Leia a opinião sobre este tema desde a perspectiva de uma das mulheres acompanhadas pela Pastoral de BH 

Redação feminista do Enem levanta debate sobre machismo e causa furor na internet

A divulgação do tema da redação do Enem 2015 - “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” - causou enorme furor nas redes sociais. Motivo? A violência doméstica ainda é um dos grandes problemas de gênero no País.

Feminicidio: STJ aumenta pena de ex-goleiro Bruno por sequestro de Eliza Samudio

STJ (Superior Tribunal de Justiça) acatou parcialmente recurso do Ministério Público do Rio de Janeiro e aumentou a pena aplicada ao ex-goleiro Bruno Fernandes pelo sequestro, lesão corporal e constrangimento ilegal de Eliza Samudio, sua ex-amante.

Prisão, Mulher e Maternidade: uma narrativa repleta de violência

Com base na experiência do Projeto Estrangeiras, iniciamos aqui um breve retrato das violências e opressões de gênero vividas pelas mulheres em conflito com a lei. Será possível observar que algumas considerações talvez atinjam as estrangeiras de forma singular, como por exemplo, o estranhamento que há na maioria dos casos com a língua portuguesa e as particularidades do exercício da maternidade pelas estrangeiras que estão presas.

domingo, 25 de outubro de 2015

Os abutres do Vaticano



Em um mundo cada vez menor, o cumprimento do processo iniciado com João XXIII é a condição sine qua non para que a Igreja Católica seja fator de paz e não de divisão. O Papa Francisco sabe disso e age em conformidade. Mas muitos, dentro da Igreja, ou não sabem disso ou não o desejam. Entre inimigos internos e inimigos externos, há até alguns que não hesitam em se transformar em abutres e a cercar sinistramente o corpo do papa.

Nomofobia e meditação: como se livrar do vício em celular

Parece que estão todos acometidos de nomofobia, essa permanente dependência do celular, também qualificada de atenção parcial contínua. Há quem não consiga desligá-lo nem na hora de dormir. E, ao longo do dia, muitos são movidos pela hipnose provocada por suas emissões eletrônicas.