quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Denúncias de abuso sexual no Metrô de SP crescem 64% em 2015

Empresa recebeu 87 mensagens de celular com denúncias. Metrô diz que segurança é chamado para atender ocorrência em 3 minutos.

As denúncias de abuso sexual no Metrô de São Paulo feitas por celular cresceram 64% neste ano. Nos nove primeiros meses deste ano, a empresa recebeu 87 mensagens de celular com denúncias de abuso sexual - no mesmo período de 2014 tinham sido 53. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (27) pelo Jornal Hoje.
A delegacia de polícia do metropolitano, que investiga os crimes no sistema metroviário paulista, identificou e investigou 83 pessoas, por meio de mensagens, telefonemas e denúncias diretas feitas aos policiais do metrô.

Uma das vítimas, Andressa Soares, fez uma denúncia após sofrer abuso e contou com a ajuda dos seguranças da empresa para pegar o homem que a constrangeu. “Ele se aproveitou da situação, horário de maior fluxo para começar a fazer o assédio”.
Para incentivar as denúncias, o Metrô colocou equipes para atender às mulheres. “Toda estação do Metrô tem uma mulher para recepcionar essa mulher que foi abusada dentro do sistema e nós temos condição de colocar um segurança em três minutos para conduzir essa ocorrência”, explica Rubens Menezes, chefe do departamento de segurança do Metrô.
Se por um lado as mulheres perderam o medo e passaram a denunciar o abuso, por outro uma outra dificuldade permanece: convencer quem viu o ataque dentro dos trens ou nas estações a testemunhar.
O segurança Roberto Ferreira afirma que as pessoas não querem se envolver. “Não querem participar e às vezes até agradecem que não aconteceu com ela”, afirma.
O telefone para denúncias no Metrô é o (011) 97333-2252.

Fonte : G1 Globo

Nenhum comentário: