sábado, 1 de abril de 2017

“Sonho com uma Igreja em saída, não autorreferente, que não passe longe das feridas do homem”, escreve Francisco

“Sonho com uma Igreja em saída, não autorreferente, uma Igreja que não passe longe das feridas do homem, uma Igreja misericordiosa que anuncie o coração da revelação de Deus Amor que é a Misericórdia”. O Papa Francisco quer famílias que continuem sendo “uma boa notícia para o mundo de hoje”.

sexta-feira, 31 de março de 2017

Pastoral da Mulher de BH está em pleno funcionamento


Março foi  mais um mês de muitas atividades no Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade. As participantes começaram as aulas do curso de cuidador de idosos (com uma turma de 27 alunas) em parceria com Crisol  e o curso de designer de sobrancelhas. 

Na Assembleia Legislativa, “Pela vida das mulheres”

A Pastoral da Mulher de BH, através de  Isabel Cristina Brandão e a Ir. Priscilla Fernandes,  participou ontem  (30/03), do Ciclo de Debates pela Vida das Mulheres, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

quinta-feira, 30 de março de 2017

Participe do protesto contra a reforma da Previdência

Diante da nova ofensiva do governo federal, que deseja realizar um desmonte na Previdência e agora acabar com direitos trabalhistas por meio da terceirização, novas manifestações estão marcadas para esta sexta-feira, dia 31/3, em Belo Horizonte. É importante que todos os cidadãos se mantenham mobilizados e participem dos atos. A Pastoral da Mulher de BH fará presente.

Como a reforma da previdência afeta as mulheres?

Entre os segmentos da classe mais afetados pelas medidas do projeto da reforma, estão as mulheres. Encampar a luta contra a reforma é também defender um projeto feminista diante da crise. As mulheres, que figuram como protagonistas das recentes resistências país afora, sem dúvida têm motivos para encabeçar a batalha que vem com o processo de aprovação da PEC da Aposentadoria.

Reforma da Previdência prejudica mais as mulheres e beneficia os bancos

A proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Temer ao Congresso Nacional conhecida como PEC 287 tem consequências muito mais profundas e dramáticas do que o trabalhador pode imaginar.

terça-feira, 28 de março de 2017

A Pastoral da Mulher no Fórum de Entidades Socioassistenciais de BH

A Pastoral da Mulher de BH, representada  por sua assistente social, Viviane, marcou presença no encontro do Fórum Permanente de Entidades Socioassistenciais de Belo Horizonte, realizado o dia 21 de Março de 2017. O tema abordado foi  “Sobrevivência das entidades privadas de Assistência Social e o Impacto na Politica Pública”.

Projeto de revitalização do hipercentro de BH

Um dos focos do trabalho será a retirada dos camelôs das ruas, com a criação de mais espaços de comércio popular (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
A Prefeitura de Belo Horizonte criou uma força-tarefa, com oito instituições, em mais uma tentativa de revitalizar o Hipercentro, a área planejada pelo engenheiro Aarão Reis (1853-1936) que deu origem à capital. Entre as propostas, o reforço imediato da segurança em três praças (Sete, Estação e Rio Branco), a revitalização da Rua Guaicurus e arredores, a reforma e construção de banheiros públicos, melhorias no amparo a pessoas em situação de rua e o estímulo para que donos de imóveis desativados na região os transformem em moradias, além do combate a ambulantes clandestinos e seus fornecedores, com retirada dos camelôs das ruas em até 60 dias.

DE COMO A PROSTITUIÇÃO SE TORNOU NA MAIS MODERNA PROFISSÃO DO MUNDO

Muitos abolicionistas ficaram horrorizados, mas não surpreendidos, quando foi descoberto que o vice-presidente de uma das “organizações de trabalhadoras sexuais” consultadas pela Amnistia Internacional aquando da definição da sua política sobre a prostituição era não só um condenado por tráfico humano, como também um proxeneta. Os “direitos das trabalhadoras sexuais” têm vindo a tornar-se, cada vez mais, num eufemismo para os direitos dos proxenetas, dos donos de bordéis e dos homens que pagam por sexo.

segunda-feira, 27 de março de 2017

CNBB DECLARA GUERRA À REFORMA DA PREVIDÊNCIA DE TEMER

 A proposta de reforma da Previdência de Michel Temer e Henrique Meirelles, que deixa milhões de brasileiros sem aposentadoria e sem nenhum tipo de proteção social, acaba de receber um duro golpe. Em nota, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumiu sua posição contrária à reforma que, além da idade mínima de 65 anos, exige 49 anos de contribuição para o benefício integral, num país que, ontem, decidiu matar a CLT e precarizar de vez as relações de trabalho.

Um trabalho para as filhas dos outros

Quando se fala na legalização da prostituição como se de um qualquer outro trabalho se tratasse (o “trabalho sexual”), ninguém certamente pensa nas suas filhas, pensa sempre nas filhas dos outros.