sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cresce número de atendimento às mulheres vítimas de violência


Nesta sexta-feira (25), Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, o Centro Risoleta Neves de Atendimento (Cerna) divulgou um balanço das mulheres vítimas de violência doméstica que buscaram atendimentos psicológico, jurídico e social gratuitos, em Minas. Nos dez primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010, o número cresceu em 113%.

Os negócios escusos com prostitutas brasileiras


No Tribunal Federal Penal em Bellinzona (sudeste de Suiça), cinco pessoas, dentre elas o proprietário de um bordel, estão sendo processadas por favorecimento à prostituição e tráfico humano. O processo revela como funciona o negócio de trazer brasileiras à Suíça para se prostituir.

Dia Nacional de Luta contra a Violência contra a Mulher em BH



Nesta sexta-feira,25 de novembro, é comemorado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. O dia homenageia três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal) que foram assassinadas em 1961 pela ditadura de Leonidas Trujillo (1930-1961), na República Dominicana.
Em Belo Horizonte, às 15 horas, haverá ato público em frente ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Avenida Afonso Pena, 1.420, Centro), com a abordagem do tema “Basta de violência contra mulheres e meninas”.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As mulheres da Pastoral expõem seus produtos na 22ª edição da Feira Nacional de Artesanato



Desde o dia 22 e até o próximo 27 de novembro, as mulheres integrantes do Projeto Começar de Novo, da Pastoral da Mulher de BH participam da maior feira de artesanato da América Latina.

Vigiai e orai


Por Elaine Neuenfeldt
Esta é uma fórmula que fica guardada na memoria ao ler este texto bíblico. Estar atentos combinado com a oração. É este a principal mensagem do que se guardou na memória em relação a este texto. E muitas vezes já se afirmou que oração sem ação ou igualmente ação sem oração se torna vazio de sentido na prática cristã.

Alemanha: bispos rejeitam a demanda pelo diaconato feminino


Os bispos alemães rejeitaram as reivindicações relativas ao acesso das mulheres ao diaconato, reavivando as tensões entre bispos e leigos na Alemanha.

Campanha mundial propõe ações para prevenir abusos e violência contra crianças e adolescentes



O 19 de novembro, Dia Mundial de Prevenção ao Abuso e à Violência contra Crianças e Adolescentes, trouxe à tona mais uma vez a temática do cuidado e zelo com os menores. Neste ano, para lembrar a data e fazer algo de concreto por crianças e adolescentes do mundo, cerca de 20 mil instituições, organizações da sociedade civil, órgãos governamentais, meios de comunicação e comunidades de base se uniram em uma campanha mundial.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Emoção na entrega do II Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

O projeto “Começar de Novo”  da Pastoral da Mulher de BH  obteve o 2º lugar no II Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, que este ano trouxe como tema: “Mulher, Meio Ambiente e Desenvolvimento”.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Campanha 'Quem Ama, Abraça' Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres


De 25 de novembro a 10 de dezembro, a campanha Quem ama, abraça estará na TV, no metrô e nas ruas de importantes capitais brasileiras, marcando os 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres (25 de novembro) e os 20 anos dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Iniciativa da Rede de Desenvolvimento Humano e do Instituto Magna Mater, a campanha conta com veiculação nacional de um videoclipe gravado por grandes nomes da música brasileira, lançamento do portal www.quemamaabraca.org.br e intervenções urbanas.

Homem que hospedava prostitutas responde por tráfico de pessoa para exploração sexual


Um homem que acolhia em sua residência, em Brasília, mulheres vindas de São Paulo para exercer a prostituição na capital federal está respondendo por tráfico interno de pessoa para fim de exploração sexual. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de trancamento da ação penal.

Presidente Dilma diz que a face da pobreza no Brasil é 'negra e feminina'


Em encontro internacional sobre afrodescendentes neste sábado, em Salvador, a presidente Dilma Rousseff disse que a pobreza no Brasil tem a face "negra" e "feminina". Ela participou do Encontro Iberoamericano de Alto Nível, com a participação de líderes da América Latina, Caribe e África. "O combate à pobreza e a geração de empregos (...) são importantes fatores de inclusão social dos afrodescendentes até porque, no Brasil, a pobreza tem duas faces: negra e feminina e muitas vezes até infantil”.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Copa 2014: Denúncias de uma política de higienização social em Belo Horizonte.


A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da CMBH debateu nesta quinta-feira (17/11) denúncias recebidas de movimentos sociais que apontam a existência de uma política de higienização social no município com a proximidade da Copa do Mundo de 2014. Durante a audiência pública, requerida pelo vereador Adriano Ventura (PT), representantes da PBH apresentaram as principais ações públicas voltadas aos moradores de rua e destacaram que as obras não visam prejudicar os direitos dessa população.

Mulheres israelenses ficam nuas em apoio a blogueira egípcia


Cerca de 40 mulheres israelenses decidiram tirar a roupa para mostrar solidariedade a uma egípcia de 20 anos que causou furor no mundo árabe na semana passada ao postar uma foto de si mesma nua em seu blog. A publicação da imagem seria um protesto contra a falta de liberdade de expressão em seu país.

Mulheres fazem serviço pesado


Na boleia de um Mercedes Actrus, de 48 toneladas, Thais Teixeira do Nascimento deixa muito marmanjo de boca aberta com sua habilidade. Sobe e desce ladeiras com um caminhão lotado de terra e rocha sem titubear ou demonstrar qualquer insegurança natural dos 23 anos de idade. Por dia, são 17 quilômetros percorridos, 52 viagens e 1.144 toneladas carregadas.