sábado, 8 de fevereiro de 2014

Coca-Cola é assim

Não é unicamente conhecida por seus abusos trabalhistas mas sim, também, pelo impacto social e ecológico de suas práticas. Como a própria empresa reconhece: "Coca-Cola é a empresa da hidratação. Sem água, não existe negócio”. E essa suga até a última gota onde se instala.

Um lírio que floriu no arame farpado: Etty Hillesum


          

Etty Hillesum compreendeu que Deus não é responsável diante de nós pelos eventos históricos.  Nós somos responsáveis diante de Deus pelas maneiras pelas quais traímos o dom divino e sua presença.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Vídeo de apresentação da Pastoral da Mulher de BH/ Unidade Oblata em MG

Confira o vídeo institucional produzido pela Pastoral da Mulher de BH, no qual conta a história da Pastoral e conta com depoimentos da equipe e das mulheres atendidas pela Unidade.

"Afinação da Equipe" da Pastoral da Mulher -Unidade Oblata de BH-

Aconteceu ontem(6), uma Jornada de Formação para a Equipe da Pastoral da Mulher-Unidade Oblata BH no Centro Loyola. Nosso facilitador foi o conhecido professor e palestrante Júlio Machado.

Babás e empregadas domésticas: relações que perpetuam racismo e machismo

Desde o fim de semana roda a internet o textoViagem levando babás. Se não conseguir lê-lo no link original, há uma cópia aqui. É o relato de uma visão casa grande/senzala que a sociedade brasileira carrega desde os tempos da escravidão. 

Saúde sexual como tabu - pelo Dr. Jairo Bauer-


Uma nova pesquisa sobre sexualidade, feita pela Universidade Yale, com mil mulheres entre 18 e 40 anos nos Estados Unidos, e divulgada na semana passada pela agência de notícias AFP, mostra que muitas delas desconhecem informações básicas sobre sua saúde reprodutiva.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Casa investigada por prostituição faz propaganda em outdoor

Outdoor fica localizado na Avenida Raul Lopes, próximo á Universidade Federal do Piauí

A boate Copacabana Show, localizada no Dirceu, e que começou a ser investigada durante a Operação Aspásia em 2012, está anunciando sua reabertura em outdoors espalhados em pontos estratégicos da cidade. 

Programa Mulher, Viver sem Violência introduz ações integradas contra a agressão sexual


Espaço exclusivo, atendimento especializado por profissionais capacitados e acolhimento humanizado: é com este tripé que a nova política pública para coibir a violência contra as mulheres no Brasil espera enfrentar as agressões sexuais. 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Oficinas na Pastoral de BH: Captando o sentido do “ser mulher “ partir das histórias de vida

Começaram no Cantinho da Paz umas Oficinas sobre o significado de “ser mulher” para as mulheres acompanhadas pela Pastoral. O objetivo é que cada uma possa  expressar através da arte/desenho, pequenos  relatos, etc.,  o sentido de ser mulher em vista da celebração do Dia Internacional da Mulher  que realizaremos em nossa Entidade o dia  7 de março, com uma exposição das obras e historias de vida apresentadas.

Campanha para incentivar denúncias de exploração sexual de crianças

Em ano de Copa do Mundo, além do futebol, o foco também é o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, para isso serão distribuídos folhetos e cartazes para incentivar as denúncias sobre os casos de exploração. 

Tráfico de pessoas avilta a dignidade humana, diz arcebispo de Porto Velho

A região Norte tem a maior incidência de redes de tráfico. Das 240 redes de tráfico do Brasil, que pelo menos se tem notícia, 79 delas estão na região Norte. Isso em razão de ser região de fronteira, de fácil acesso a países da Europa.

Ivete estrela nova campanha contra exploração sexual

A cantora baiana Ivete Sangalo será, mais uma vez, a protagonista da campanha promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ativistas pedem ação dos Estados Unidos contra tráfico de pessoas

                Crianças indianas resgatadas do trabalho infantil esperam em Nova Délhi para serem levadas de volta às suas aldeias.

Ativistas e legisladores exortam o governo dos Estados Unidos a exigir das companhias maior transparência em sua cadeia de fornecimentos, com o objetivo de frear o tráfico de seres humanos.

Tráfico Humano -por Dom Orani João Tempesta Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)-

Este trabalho só terá resultados concretos quando o tráfico humano for identificado em todos os seus elementos, assim como os diferentes perfis das pessoas traficadas, suas causas forem identificadas, denunciadas e combatidas, forem implantadas políticas públicas de reinserção familiar e social de pessoas atingidas pelo tráfico e trabalhos preventivos forem realizados.

Relatório mostra que meninas são 54% da população fora da escola

As meninas representam 54% da população mundial fora da escola. A situação é mais grave nos Estados árabes, onde essa proporção é 60% e não sofreu alterações desde 2000. 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Comitê de Enfrentamento ao Tráfico Humano toma posse em Brasília

Órgão irá coordenar e propor estratégias para gestão e implementação de ações da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Retrato vergonhoso da Copa reflete o aumento do abuso sexual de crianças no Brasil


Ao conversar com as meninas que residem em favelas próximas ao Itaquerão e seus familiares, o jornalista Matt Roper observou que os grupos criminosos estão agindo nestes locais, estimulando o consumo de drogas e a prostituição. Algumas famílias chegam a vender as suas crianças para os "clientes".

A luta contra a exploração sexual -Artigo do P. Libanio-


O recentemente falecido P.  Libanio,   sempre demostrou um fazer teológico e pastoral baseado na compaixão e na generosidade, preocupado sempre pelos graves problemas sociais que afligem à humanidade. Em muitas ocasiões se pronunciou contra  a mercantilização dos corpos e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Publicamos agora um desses artigos em homenagem ao saudoso professor e teólogo.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Fé simples

Quando os pais se aproximam do Templo com a criança, não saem ao seu encontro os sumos sacerdotes nem os outros líderes religiosos. Quem acolhe Jesus e o reconhece como Enviado de Deus são dois anciãos de fé simples e coração aberto que viveram ao longo da sua vida esperando a salvação de Deus.