quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Oficinas na Pastoral de BH: Captando o sentido do “ser mulher “ partir das histórias de vida

Começaram no Cantinho da Paz umas Oficinas sobre o significado de “ser mulher” para as mulheres acompanhadas pela Pastoral. O objetivo é que cada uma possa  expressar através da arte/desenho, pequenos  relatos, etc.,  o sentido de ser mulher em vista da celebração do Dia Internacional da Mulher  que realizaremos em nossa Entidade o dia  7 de março, com uma exposição das obras e historias de vida apresentadas.

A partir dos desenhos e os relatos elas tornaram presentes à consciência as experiências vividas no passado e no presente, para refletir sobre elas e compreendê-las. A partir daí se estabelece um diálogo. Nele descobrimos que conversar sobre história significa entender a visão do mundo e o modo de fazer das pessoas e isto nos aproxima,  fortalece nossos vínculos e nos ajuda a reconhecer a outra pelo o que ela apresenta de comum e de diferente, pelo que  ela é. 

A re-apropriação da história pessoal, resgatando segredos, tristezas e alegrias,  permite-lhes também renovar energias e melhorar a auto-estima, entender melhor, como funcionamos, como reagimos às diferentes situações,  e abrirmos a  novas possibilidades de escolha para o futuro.


A continuação algumas frases que colocaram nas suas historias de vida:
“...Está faltando algo, e este algo é o meu filho que foi para  a casa do Pai e a saudade é muito grande”.


“eu comecei minha vida de prostituição aos 17 anos”

“Sonhei em ser feliz e ter meus filhos comigo”

“A vida é feita de superação... superar a vida é fácil, o difícil é superar o que há dento de nós: o medo”

“Eu queria uma mãe para me dar carinho”


“As mulheres da vida que me traziam carinho”

“Todos os sofrimentos que enfrentei me deram forças para continuar sonhando com dias melhores”



Nenhum comentário: