sábado, 23 de fevereiro de 2013

Por uma nova moralidade sexual


“Dentro de relacionamentos conjugais heterossexuais, atos sexuais férteis ou inférteis do tipo reprodutivo e não reprodutivo podem ser unitivos e, portanto, morais”, constatam Todd Salzman e Michael Lawler, autores do livro A pessoa sexual (São Leopoldo: Unisinos, 2012). 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Camponesas marcham até a Praça dos Três Poderes e pedem fim da violência contra a mulher


Para marcar o encerramento do 1º Encontro Nacional do Movimento das Mulheres Camponesas, cerca de 3 mil participantes fizeram nesta quinta-feira, 21, uma caminhada na Esplanada dos Ministérios. “Queremos denunciar a violência praticada contra as mulheres. Nós não podemos mais permitir tantos assassinatos de mulheres no Brasil. A outra questão é a produção dos alimentos saudáveis, queremos recursos subsidiados já que produzimos 70% dos alimentos que vão para a mesa do brasileiro. E também garantir o salário maternidade para as trabalhadoras [do campo]”.

Prostíbulo estava em área declarada de interesse público para Belo Monte


A Boate Xingu, onde 14 mulheres foram resgatadas na semana passada, está localizada em área declarada de interesse público para a construção da usina de Belo Monte, em Vitória do Xingu (PA). Segundo a polícia civil, as vítimas, entre as quais estão uma adolescente de 16 anos e uma travesti, estavam submetidas a condições análogas à escravidão e foram aliciadas em estados do Sul do país, o que pode configurar tráfico de pessoas.

Mutilação genital afeta 140 milhões de crianças e mulheres em todo o mundo


A mutilação genital feminina afeta cerca de 140 milhões de crianças e mulheres em todo o mundo. Cada ano mais de 3 milhões de crianças correm o risco de sofrê-la e calcula-se que na Espanha cerca de 10.000 menores possam estar em risco.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

44% das prostitutas de rua têm episódios suicidas


Um estudo conclui que 44% das mulheres que se prostituem na rua tiveram, "pelo menos", um episódio suicida, e aponta a "precariedade", "falta de legislação" e "exposição à violência" como os maiores fatores de risco.

Feminismo como estratégia de enfrentamento à violência


 por Alexandre Vidal Porto

Em certos círculos, nas maiores cidades do mundo, o feminismo andava meio fora de moda. Acusavam-no de ter envelhecido e se tornado irrelevante. Achava-se que a igualdade entre homens e mulheres já era dado da realidade e não mereceria mais apoio político específico.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Comissão vai reconhecer exploração sexual como trabalho escravo


A exploração sexual será reconhecida como forma de trabalho escravo contemporâneo pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), informou nessa terça-feira a ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário. 

Nota de Repúdio ao Tráfico Humano em Altamira – SDDH


"A denúncia de tráfico humano na Região de Altamira, que veio à tona nos grandes meios de comunicação, no último dia 13 de fevereiro de 2013, é apenas mais uma tragédia anunciada sobre as mazelas sociais produzidas em conseqüência da Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte", afirma a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos – SDDH, em nota divulgada pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre, 18-02-2013.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Agressor de mulher terá de indenizar INSS em caso de morte ou afastamento da vítima


Mais uma arma contra a violência doméstica, a responsabilização financeira dos agressores começa a se tornar realidade no país. Saiu a primeira sentença judicial do Brasil condenando um homicida enquadrado na Lei Maria da Penha a reembolsar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelos valores gastos pela União no pagamento da pensão devida aos dois filhos menores da mãe assassinada.

Veja os desafios que aguardam o novo papa


A renúncia de Bento 16 ocorre num momento difícil para a Igreja Católica. No Ocidente, a instituição enfrenta a estagnação no número de católicos, bem como a queda no número de padres.

E se o Papa fosse uma mulher?


Por Dirceu Benincá
O que pode parecer algo totalmente fora de cogitação ou em pleno desacordo com a doutrina, não seria, contudo, um absurdo ou uma aberração. Não mesmo, ainda mais em se pensando na quantidade de mulheres que fazem a Igreja acontecer na prática. 

CPI da Violência Doméstica aponta dificuldades do país para cumprir lei Maria da Penha



Na delegacia da mulher, no estado de Alagoas, a situação era insólita. Uma mulher esperava há horas, depois de ser agredida pelo marido, para dar queixa de seu agressor. Dentro da delegacia, não havia ninguém para atendê-la. E nem haveria ao longo de todo aquele dia. Uma vez por semana, a delegada local era obrigada a se ausentar, para dar plantão em outra delegacia alagoana. 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A violência histórica e atual contra a mulher no país


Brasil é um dos países com maior incidência de assassinatos de mulheres. Cultura de opressão sobre a mulher está marcada em todas as esferas.

A crise chegou à prostituição em Portugal


Os clientes são menos, pagam menos, e elas são mais e cada vez mais desesperadas. “O sexo é um luxo? O que vai fazer se tiver de escolher entre isso e dar comida aos filhos?”