quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

44% das prostitutas de rua têm episódios suicidas


Um estudo conclui que 44% das mulheres que se prostituem na rua tiveram, "pelo menos", um episódio suicida, e aponta a "precariedade", "falta de legislação" e "exposição à violência" como os maiores fatores de risco.


Em declarações à agência Lusa, o investigador encarregado do estudo, Alexandre Teixeira, da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, explicou que, se a prostituição fosse uma "atividade legalmente enquadrada", isso influenciaria "positivamente" a saúde emocional das prostitutas.

O estudo foi feito com 52 prostitutas de rua, com idades entre os 18 e os 60, e dá ainda conta de que o principal motivo apresentado por estas mulheres para se prostituírem é a "falta de rendimentos", embora reconheçam que a prostituição não é "suficiente" para se sustentarem.

"Das 52 mulheres com quem desenvolvi o meu estudo, 23 já tentaram uma ou mais vezes o suicídio", apontou Alexandre Teixeira.

O investigador explicou que a taxa "elevada" de tentativas de suicídio entre as prostitutas de rua tem "várias" causas.

"A vitimização, exposição à violência verbal, física e sexual por parte quer de clientes, quer de companheiros, e a precariedade são os maiores fatores de risco que estas mulheres apontaram", enumerou.
Fonte: Jornal de Noticias

Nenhum comentário: