sábado, 25 de abril de 2015

Mas precisa amamentar aí? Precisa

 Daí que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, aprovou essa lei para multar qualquer estabelecimento que impedir a amamentação em público. Já não era sem tempo. Antes de ser mãe eu não entendi muito bem porque diabos afinal a mulher não dava de mamar antes de sair de casa ou não ia tirar o peito pra fora num lugar mais reservado. Precisava mesmo ser ali? No restaurante onde eu estava comendo, na exposição que eu estava assistindo, no parque onde eu estava correndo?

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Porque a Igreja aceitará a “teoria do gênero”

"A sexualidade (natureza) e o gênero (cultura) não são sempre necessariamente a mesma coisa: se para a maioria dos seres humanos vale “sexo = gênero”, para outros sexo e gênero são diversos, e isto porque o ser humano é um fenômeno complexo feito de um corpo biológico, de uma psique e de uma dimensão espiritual, cujas relações não são sempre lineares", escreve Vito Mancuso, teólogo italiano.

Exploração sexual está entre as principais modalidades de tráfico de pessoas no Brasil

V Simpósio sobre Tráfico de Pessoas (Foto: Carlos Cunha/TRT7)

Suriname, Suíça, Espanha, Holanda, Itália e Portugal são os países com o maior número de denúncias de vítimas brasileiras feitas aos consulados e embaixadas brasileiras. Minas Gerais e Mato Grosso do Sul são os estados onde mais ocorrências de tráfico de pessoas foram registradas. A maioria das vítimas seriam mulheres, entre 10 e 29 anos de idade, solteiras, de baixa escolaridade e que vivem em áreas precárias das grandes zonas urbanas.

Vaticano quer criar agência contra o tráfico de pessoas

A Plenária da Academia Pontifícia de Ciências Sociais do Vaticano apresentou uma proposta para a criação de uma agência mundial contra o tráfico de seres humanos. A ideia, segundo a presidente da instituição vaticana, Margaret Acher, é atingir uma das vontades do papa Francisco.

Organizações de 39 países debatem ações contra o assédio sexual nas ruas


Liderado pela ONG americana Stop Harassment, evento focou discussões em leis que criminalizem a violência sexual em espaços públicos. No mês passado, o Peru se tornou o primeiro país da América Latina a aprovar lei com este fim.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Instituições assumem compromissos para o combate ao tráfico de pessoas

Os participantes do V Simpósio Internacional para Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos dias 16 e 17 de abril, em Fortaleza (CE), aprovaram a Carta de Fortaleza, que traz uma série de compromissos assumidos por diferentes instituições para reforçar o combate a esse tipo de crime.

Homem mata esposa grávida a facadas porque ela não quis fazer jantar

Uma mulher grávida de dois meses foi encontrada morta dentro de casa, na cidade de Eirunepé, no interior do Amazonas. De acordo com a Polícia Civil, a jovem Márcia Xavier de Lima, de 21 anos, foi morta com uma facada pelo próprio marido, José Anderson da Silva de Souza, de 24, que fugiu após o crime. Ainda segundo a polícia, o suspeito teria matado a esposa porque ela não quis fazer o jantar. Ele foi autuado por feminicídio.

A ineficiência da Delegacia da Mulher

Elas são palco de uma segunda violência contra as vítimas, com policiais despreparados, um descaso imenso e um tom quase de deboche. 

Luta pelo fim da revista íntima

Sozinha, a advogada Jamine Gonçalves Bedram, 31, decidiu comprar uma briga com o governo de Minas Gerais, depois que sua empregada doméstica passou a frequentar um presídio para visitar o filho. A mulher apresentou problemas de saúde após ser submetida às revistas íntimas na unidade prisional. Um abaixo-assinado será entregue à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e à Corregedoria do Estado, em breve, pelas mãos da advogada.

Políticos e empresários envolvidos em uma rede de prostituição e pedofilia

Ex-deputado Sérgio Assis (PSB) aparece em material pornográfico encontrado em posse das adolescentes
Inquérito que investiga escândalo de prostituição de adolescentes em Campo Grande revela que a polícia encontrou imagens de duas menores, ambas de 15 anos, fazendo sexo com políticos. Segundo inquérito, aberto pelo delegado Paulo Sérgio Lauretto, durante investigação a polícia encontrou vídeo de sexo das menores com o vereador Alceu Bueno (PSL) e com o ex-deputado federal e ex-presidente do PSB, Sérgio Assis.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tragédia no Mediterrâneo pressiona União Europeia a tomar atitude sobre tráfico de pessoas


Na noite do último sábado, um barco com cerca de 700 imigrantes, virou ao sul da ilha italiana de Lampedusa, no Mar Mediterrâneo. Ainda na última semana, na quarta-feira, 400 imigrantes se afogaram num incidente semelhante, desta vez perto da costa da Líbia. O primeiro ministro da Itália, Matteo Renzi, fez um apelo à União Europeia por novas ações para lidar com a questão do tráfico de pessoas na região.

Vaticano: Papa condena machismo

O Papa Francisco reforçou ontem (22) a sua preocupação com a necessidade de respeitar e promover o papel das mulheres, na Igreja e na sociedade, alertando para as manifestações de machismo e de discriminação que as afetam.

APROSMIG se pronuncia sobre a presença de garotas de programa na Pampulha

A Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig) informou já ter recebido reclamações de moradores sobre a presença de garotas de programa na orla e que tentou estabelecer um diálogo com as profissionais da região, mas não foi atendida.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Prostituição ‘matinal’ avança pela orla da lagoa da Pampulha


Presença das garotas de programa é maior perto do Museu de Arte, na altura do bairro Jardim Atlântico.

Tiradentes, as prostitutas e outra história do herói da Inconfidência Mineira

Há muito tempo se faz menção de que muitos casamentos são mantidos graças aos serviços prestados por meretrizes e pelas atitudes amorosas das amantes que povoam desejos não realizados pelas esposas. Em Minas Gerais na época colonial, a atuação das “mulheres de vida fácil”, como se costumam rotular as profissionais do sexo, foi muito comum. Mulheres brancas – tanto solteiras, quanto casadas – como negras e mulatas, escravas ou forras, usavam da prostituição como fonte de renda para si, seu maridos, suas mães e proprietários.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Projeto Diálogos pela Liberdade aborda direitos das garotas de programa em forma de quadrinhos

Ilustração Garotas do Hotel – Diálogos pela liberdade (Direitos reservados)

O Projeto Diálogos pela Liberdade, iniciativa da Pastoral da Mulher de BH,  assume sua missão numa nova perspectiva de sensibilização em 2015.  Atuando na problemática que afeta diretamente as mulheres que exercem a prostituição, o projeto visa o enfrentamento do estigma sofrido pelas garotas de programa, da desigualdade de  gênero e da violência contra a mulher.

Tráfico de seres humanos em debate no Vaticano

 “Tráfico de Seres Humanos: questões por trás da criminalização” é o tema da Plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, que teve início na sexta-feira (17/04), no Vaticano.

Sofrimento e violência descrevem a vida das mulheres ribeirinhas em diferentes partes do Amazonas

A maioria das mulheres que vivem no interior das cidades amazônicas carrega uma história de sofrimento e de violência invisibilizada. Mesmo os diálogos feitos entre as militantes e as organizações feministas estão fragilizados quando deveriam atuar como “chama acesa” na luta para tornar essa realidade visível à sociedade.

domingo, 19 de abril de 2015

Acreditar por experiência própria

 Acreditar no Ressuscitado não é uma questão de um dia. É um processo que, às vezes, pode durar anos. O importante é a nossa atitude interior. Confiar sempre em Jesus. Disponibilizar-Lhe muito mais espaço em cada um de nós e nas nossas comunidades cristãs.

Uma discípula a caminho de Emaús?

No terceiro domingo de Páscoa do ciclo do Ano A costuma-se ler, na liturgia dominical da Igreja Católica Romana, o trecho do evangelho de Lucas, conhecido como "aparição de Jesus aos discípulos de Emaús” (Lc 24,13-35). Quem seriam esses discípulos?