sábado, 27 de junho de 2015

Feridas secretas

Não conhecemos o seu nome. É uma mulher insignificante, perdida no meio da gente que segue Jesus. Não se atreve a falar com Ele como Jairo, o chefe da sinagoga, que conseguiu que Jesus se dirija para sua casa. Ela não poderá nunca ter essa sorte.

A cruzada contra o gênero. Artigo de Michela Marzano

"Tirem as mãos dos nossos filhos!", diziam as faixas do Family Day, em Roma. Mas tirem as mãos também daquele jovem que se vestia de rosa e amava os esmaltes e que se suicidou, porque os colegas o chamavam de "bicha". Tirem as mãos daquelas crianças que sentem nascer em si mesmas sentimentos que algum julgam "contra natura" e que pensam estar errados.

Redução da maioridade penal legalizaria álcool e pornografia aos 16 anos

 De acordo com o advogado e professor de Direito Penal da USP Pierpaolo Cruz Bottini, a redução da maioridade penal faria com que adolescentes com mais de 16 anos recebessem tratamento jurídico criminal de adultos, o que os excluiria da proteção do ECA. O crime de submeter criança ou adolescente à prostituição também não poderia mais ser aplicado a quem praticasse essa conduta com jovens de 16 e 17 anos.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Manifesto pela igualdade de gênero na educação: por uma escola democrática, inclusiva e sem censuras

Temos visto explodir Brasil afora a discussão sobre a possibilidade de se incluir a perspectiva de gênero na educação (escrevi recentemente sobre o PME de São Paulo). Os argumentos contrários à implementação desses elementos na formação de docentes são extremamente simplistas e levianos: “gênero” anularia “identidades” de meninos e meninas e passaria “por cima” dos valores familiares. Nada pode ser mais falso.

Sobre o livro "Prostituição e outras formas de amor"

Dizem que é a profissão mais antiga do mundo. Para a antropóloga Soraya Silveira Simões, a prostituição é objeto de pesquisa há 15 anos. Para fugir a simplificações grosseiras e suposições infundadas, ela ouviu um sem-número de mulheres da vida e, ao lado de Hélio Silva e Aparecida Fonseca Moraes, reuniu artigos que abordam os mais diversos aspectos dessa chamada vida fácil no livro Prostituição e outras formas de amor. “Queríamos abordar essa troca econômico-sexual sem vieses estigmatizantes”, concordam os três organizadores.

Comunhão aos divorciados e acolhida aos gays: o Sínodo prepara a revolução de outubro

A Igreja tem necessidade de um anúncio do “Evangelho da família” que “dê esperança e não a oprima”. A Igreja Católica se prepara para iniciar um processo de inclusão de cristãos homossexuais e divorciados, conforme consta em um documento apresentado nesta terça-feira (23) que será a base para a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocado pelo papa Francisco para os dias 4 a 25 de outubro para discutir o tema da "Vocação e Missão da Família na Igreja e no Mundo Contemporâneo".

Debate nas igrejas sobre a "ideologia de gênero"


Se olharmos para o Jesus histórico, percebemos que ele foi extremamente inconformado com o seu tempo e nunca deixou de expressar seus inconformismos. O que teria acontecido com a mulher que estava para ser apedrejada se Jesus não tivesse questionado os "cuidadores dos bons costumes” daquela época? Ela teria sido vítima da violência patriarcal. Teria morrido! A fé deve levar a posturas de inquietação. Precisamos reaprender a exercitar a compaixão e a misericórdia. Libertarmo-nos das nossas certezas engessadas. Não há fé sem dúvida. Uma é irmã da outra. Crescermos com isso.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

“Haitianos que chegam ao Brasil pagam fortunas a redes de tráfico de pessoas

A chegada de haitianos à São Paulo tem causado polêmica na capital paulista. Enquanto alguns moradores defendem que os imigrantes sejam acolhidos na cidade, outros pedem que a prefeitura impeça o desembarque dos estrangeiros.

Sexo e amor na Igreja

Francisco dá passos importantes no sentido de abrir, na Igreja, o debate sobre sexualidade. Para adequar a Igreja aos tempos atuais, Francisco convocou para outubro, em Roma, o Sínodo da Família, que debaterá os novos perfis familiares, e deu um basta na homofobia. Se sexo fosse pecado, Deus não teria criado uma forma tão prazerosa de gerar vida. Mas não é o sexo que o debate católico deve priorizar. É o amor. Todos os abusos sexuais decorrem da falta de amor.

"O desafio é não se submeter ao desejo alheio", diz Monique Prada


Monique Prada não é uma mulher comum. A forte personalidade, com fala pausada e ponderada, é comparável apenas à marcante presença online em seus perfis nas redes sociais. Entre suas grandes ousadias, está o fato de ser uma mulher que ousa ser feminista, sexuada e inteligente ao mesmo tempo.

Gênero e espaço urbano: uma relação de poder e resistência.

"É interessante pensar como esse regime de regulação dos corpos, que podemos entender como dispositivos de poder, se reatualizam contemporaneamente na forma do planejamento estratégico hegemônico e na sua relação com o discurso da diversidade".

“Mulheres ricas e escolarizadas também apanham”

A promotora Maria Gabriela Prado Manssur usa o Instagram para incentivar denúncias e contesta a ideia que só as mais pobres são agredidas.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

MPF/MG denuncia empresários paulistas por trabalho escravo

Fiscalização encontrou mais de 2600 trabalhadores submetidos a condições degradantes e ilegais de trabalho em fazendas de cana de açúcar no sul de Minas Gerais. O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) denunciou 10 pessoas – entre elas, quatro empresários de um grupo econômico composto pelas empresas Alvorada do Bebedouro SA Açúcar e Álcool, Absolut Participações Ltda, Agrícola Monções Ltda e Asthúrias Agrícola Ltda – por redução de trabalhadores à condição análoga à de escravo e formação de quadrilha.

Garotinha sofre injúria racial por se vestir de Frozen


Uma garotinha aborígene de 3 anos acabou em lágrimas depois de ser vítima de abuso racial durante uma viagem a Melbourne. Samara Muir, de Ballarat, estava em Melbourne em um evento da Disney em um shopping center com a sua mãe Rachel Muir quando o impensável aconteceu.

O dia em que Jesus Cristo escreveu uma carta para Silas Malafaia


Gregório Duvivier, Folha de SP

Querido pastor,
Aqui quem fala é Jesus. Não costumo falar assim, diretamente – mas é que você não tem entendido minhas indiretas. Imagino que já tenha ouvido falar em mim -já que se intitula cristão. Durante um tempo achei que falasse de outro Jesus – talvez do DJ que namorava a Madonna- ou de outro Cristo -aquele que embrulha prédios pra presente – já que nunca recebi um centavo do dinheiro que você coleta em meu nome (nem quero receber, muito obrigado). Às vezes parece que você não me conhece.

Meninas negras feitas escravas domésticas e sexuais na região central do Brasil

Quando lembramos que o fim da escravidão –  há 127 anos -, o advento da República, e a própria democracia não significaram mudanças nas estruturas do status quo, tampouco oportunidades iguais e justiça à população negra brasileira, ainda há quem chame de exagero, critique tais afirmações e acuse o movimento negro e quem defende políticas reparatórias de “vitimistas”.

Itaipava obrigada a suspender propaganda ‘sensual demais’

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) orientou que a marca de cervejas Itaipava retire dois cartazes publicitários de circulação por considerar que houve apelo excessivo à sensualidade. A decisão sobre a campanha "Itaipava 100%" foi publicada na quinta-feira, 11, pela entidade. A empresa ainda pode apresentar recurso.

terça-feira, 23 de junho de 2015

"Violência contra a mulher leva tempo para ser enfrentada"

Joana Chagas, da ONU Mulheres, fala sobre o fato de o Brasil ter 50 mil estupros registrados por ano e ser o sétimo no ranking de assassinato de mulheres. A violência pode estar aumentando porque cada vez mais mulheres participam da vida pública, da vida produtiva.

Estupro dentro de casa

A questão da semana é o caso  da internauta que não quis transar com o marido, porque não se sentia bem, mas ele a forçou ir para a cama, rasgou sua roupa e a penetrou contra a vontade dela. É dessa forma de violência que as mulheres têm mais dificuldade de falar e, no entanto, ela está presente em muitos relacionamentos. 

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Movimento ElesPorElas:portal pela Igualdade de Gênero

O Movimento ElesPorElas, criado pela ONU Mulheres, é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a organizar juntos, homens e mulheres, uma nova sociedade.

Defesa pessoal para reduzir o risco de agressão sexual


O estupro coletivo de quatro adolescentes em Castelo do Piauí, cometido com chocante crueldade, é um daqueles episódios que abalam nossa confiança na viabilidade da espécie humana.

Polícia acha casa de prostituição com grades e cadeado nos quartos no DF

Parede mofada onde estavam coladas regras de casa de prostitição do DF (Foto: Mara Puljiz/TV Globo)
Papéis em parede traziam regras e previam multa; havia duas adolescentes.Dono de bares e suspeito de gerenciar local, idoso de 89 anos foi preso.

Estrangeiros encontram no Brasil ambiente propício à exploração sexual de crianças

Atualmente, o governo federal está com a campanha Não Desvie o Olhar em andamento, que incentiva as denúncias de crimes de exploração sexual de menores

Que o nosso país tem se tornado um dos principais destinos turísticos do mundo, isso é sabido. Mas, segundo a psicólogo Lígia Vezzaro Caravieri, coordenadora técnica do Centro Regional de Atenção aos Maus-Tratos na Infância da Grande São Paulo, os turistas estrangeiros encontram no Brasil um ambiente propício para a exploração sexual de crianças e adolescentes.

domingo, 21 de junho de 2015

Porque somos tão medrosos?

«Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» Estas duas perguntas que Jesus dirige aos seus discípulos não são, para o evangelista Marcos, um acontecimento do passado. São as perguntas que têm de escutar os seguidores de Jesus imersos nas suas crises. São as perguntas que temos de nos colocar também hoje: onde está a raiz da nossa cobardia? Porque temos medo perante o futuro? É por nos faltar fé em Jesus Cristo?