sábado, 4 de outubro de 2014

Em relações sexuais na Califórnia, será obrigatório dizer “SIM” para evitar estupro

A Califórnia pode revolucionar com uma nova lei o que constitui estupro ou não. Para entender esta revolução, precisamos ver os conceitos do “Não” e do “Sim” em uma relação sexual.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O que bonecas negras, o caso Goleiro Aranha, a vitimização de Patrícia Moreira e “o papel da mulher na sociedade moderna” tem em comum

Racismo, machismo, maternidade, direito a brincar em condições de igualdade, equipe do Projeto querido mencionado, tudo isso tem a ver com o “papel da mulher na sociedade moderna” e de todas as mulheres, querid@s, brancas, negras, indígenas, amarelas porque tem a ver com o respeito às diferenças, intimamente ligado ao direito à igualdade que é o ideal a ser alcançado pelo Projeto que coordenam.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Campanhas em redes sociais exaltam padrões de beleza alternativos para mulheres

Compartilhar fotos de estrias no Instagram e exibir a barriga sem medo no Facebook. A diversidade dos corpos femininos nunca foi tão celebrada, impulsionada por grandes mobilizações nas redes sociais. Enquanto isso, memes e ações desconstroem princesas de contos de fadas. Mulheres do mundo inteiro se articulam para contestar padrões caricatos de beleza e viver, na era digital, uma nova libertação.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Prostituição e abusos de todo tipo, em nome da tradição, contra mulheres ‘devadasi’

Devadasi é como são chamadas as prostitutas na Índia, a qual logo ao nascer os pais destas meninas oferecem a uma “deusa”, que no tempos antigos eram entregues pelos pais para serem sacerdotisa da “deusa”, mas hoje são usadas como prostitutas do templo.A prostituição é um problema grave na Índia, especialmente entre os pobres. 

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Oficina de Prevenção ao Tráfico na Pastoral da Mulher

Dentro do seu Projeto “Diálogos pela Liberdade”, a  Pastoral da Mulher de BH desenvolveu o  dia 30 de setembro várias ações de prevenção contra o tráfico de seres humanos com fins de exploração sexual dirigidas a um público muito especifico: mulheres em situação de prostituição.

Alunas lutam contra violência sexual com mulheres em universidades

A atitude de um grupo de estudantes de uma universidade pública em Minas Gerais gerou polêmica. Eles cantaram uma música que incentiva o estupro em um lugar onde havia outras estudantes. Essa história aconteceu na mesma semana em que uma universitária americana chamou a atenção pela forma como resolveu protestar contra um suposto agressor sexual.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Mulheres no Brasil, uma maioria que não é representada

Mais da metade dos eleitores este ano são mulheres e três candidatas disputam a presidência. Por que ninguém fala sobre questões femininas nessas eleições?

domingo, 28 de setembro de 2014

As Prostitutas chegarão antes que vocês no Reino de Deus


Por Jose Antonio Pagola
Um dia Jesus pronunciou estas duras palavras contra os dirigentes religiosos do Seu povo: “Asseguro-vos que os publicanos e as prostitutas levam-lhes a dianteira no caminho do reino de Deus”. Há uns anos pude comprovar que a afirmação de Jesus não é um exagero. Um grupo de prostitutas de diferentes países, acompanhadas por algumas Irmãs Oblatas, refletiram sobre Jesus com a ajuda do livro Jesus. Aproximação histórica. Todavia me comovem a força e o atrativo que tem Jesus para essas mulheres de alma simples e coração bom. Recupero alguns dos seus testemunhos.