sábado, 1 de fevereiro de 2014

Jesus de Nazaré: jovem camponês da periferia, mártir e portador de uma pedagogia emancipatória.

Jesus não nos salva automaticamente, mas testemunha um jeito de viver, melhor dizendo, um jeito de conviver que é libertador e salvador. Vital é prestarmos atenção no jeito e como Jesus ensina e atua.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

1 de fevereiro: Enfrentado a discriminação contra a mulher

O dia 1 de fevereiro se comemora  a ratificação pelo Brasil da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW, ONU). 
Hoje em dia, a luta contra  a discriminação das mulheres que estão em situação de prostituição é uma tarefa pendente das nossas sociedades.  É necessário desenvolver  políticas para garantir o respeito que merecem  e enfrentar a rejeição hipócrita que muitos setores sociais manifestam contra elas .

Entrevista com a Superiora Geral da Congregação das Irmãs Oblatas

Pelo trabalho que realizamos, em ambientes de prostituição, estamos sempre nas periferias. Talvez seja justamente necessário que sair dessa ocultação, desmontando os estereótipos e sensacionalismos, para dar o passo para reconhecer «a pessoa» para além da atividade que exerce e fomentar um debate corajoso, no âmbito social e político”.

79º Aniversario da chegada das Irmãs Oblatas ao Brasil



Tal dia como hoje, em 1935, sete irmãs oblatas do Santíssimo Redentor  chegaram ao Rio de Janeiro vindas da Espanha, iniciando assim sua heroica aventura missionária  que lhes conduziria a expandir o carisma de P. Jose B. Serra e M. Antônia Mª da Misericórdia,  do compromisso com a libertação e humanização das mulheres que estão em situação de prostituição. A missão da Pastoral da Mulher-Unidade Oblata de Bh hoje é possível graças à abnegação e ao trabalho daquelas pioneiras.

Retiro da Equipe da Pastoral da Mulher-Unidade Oblata de Bh

No dia 30 de janeiro, a equipe da Pastoral da Mulher de Bh, realizou um retiro espiritual dirigido pelo P. José Luís Csh, no Acampamento Shalom , para começar o ano em harmonia com o Espírito, fazendo memória da motivação profunda que sustenta nossa missão.

Campanha contra exploração sexual infantil terá reforço na Copa do Mundo

Serão distribuídos 150 mil cartazes e folhetos em aeroportos, rodoviárias, estradas e hotéis para estimular denúncias. Carnaval também será alvo.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Morre o padre João Batista Libanio

Morreu, na manhã desta quinta-feira (30) João Batista Libanio, que completaria 82 anos no próximo dia 19, vítima de um infarto quando ministrava um retiro espiritual em Curitiba (PR).  Libanio foi um dos maiores teólogos da América Latina, encarnação do humor e da alegria do Evangelho.

Profissionais do sexo denunciam violência policial em Goiânia

Garotas e garotos de programa se reuniram para pedir mais segurança. PM nega abusos e secretaria de segurança diz que vai apurar casos.

Sobreviventes do tráfico questionam a ONU sobre legalizar a prostituição

O longo debate sobre como regular o trabalho sexual chegou a um ponto de ruptura entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações que combatem o tráfico de pessoas. Estas acreditam que o fórum mundial deve rever sua posição, refletida em dois informes que promovem a despenalização de todos os aspectos da prostituição.

Pacto de silêncio oculta enfrentamento à violência contra as mulheres no Marajó


“Há um pacto de silêncio entre a população, as autoridades e os homens e as mulheres. A gente tem explicado sobre a necessidade de se falar sobre o problema da violência doméstica e familiar”, afirma Amelinha Teles, advogada, feminista e formadora de Promotoras Legais Populares (PLPs).

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Papa quer papel “capilar e incisivo” para as mulheres na Igreja

Em seu discurso, no dia 25-01-2014, a um grupo de mulheres italianas, o Papa Francisco mais uma vez expressou uma “esperança vívida” de que as mulheres irão desempenhar um papel “mais capilar e incisivo” na Igreja Católica, bem como em todos espaços em que “as decisões mais importantes são adotadas”.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Frei Claudio van Balen: Uma vida ao serviço do Povo de Deus

Há párocos do  “venhais vós ao nosso reino”. Jamais se preocupam de, espontaneamente, ir ao  encontro de seus paroquianos. Frei Cláudio é um pastor dedicado às suas  ovelhas. Visita com frequência as famílias da paróquia nos bairros Carmo e  Sion. Em especial, aquelas que se encontram em dificuldades.” Frei Betto

Tráfico de seres humanos exposto em Luanda (Angola)

O secretário de Estado do Interior, José Zau, denunciou a existência de casos de tráfico de seres humanos no pais, nomeadamente na província da Huila, com o envolvimento de cidadãos asiáticos. Citou o caso do ano passado, em que se descobriu que mulheres asiáticas estiveram na condição de cárcere privado pela, entidade empregadora, que as trouxe para Angola, mas que se descobriu tratar-se de uma rede de traficantes.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Caritas Brasileira conhece o Projeto de combate ao Tráfico Humano "Vagalume" na Espanha, das irmãs Oblatas

Ir. Cleofé Rodríguez, religiosa oblata responsável do Projeto Vagalume 
A Diretora-Executiva da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, está na Espanha para série de reuniões.  Em Santiago de Compostela, ela conheceu o trabalho que é desenvolvido em dois centros da Cáritas Diocesana, “Vagalume” e “Vieiro”. Maria Cristina participou de uma sessão de trabalho com funcionários da entidade e debateu assuntos relacionados ao tráfico de mulheres para fins sexuais. 
O Projeto Vagalume , em Santiago de Compostela (Espanha), das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, é uma iniciativa em favor de mulheres vitimas do tráfico de seres humanos.  A Pastoral da Mulher de Bh, como  os outros projetos da Rede Oblata no Brasil,  compartilha com Vagalume um mesmo carisma, metodologias de trabalho, dificuldades e desafios. No “Centro Vagalume”  a maioria do público alvo são mulheres brasileiras.

O impacto da Copa na vida das mulheres


Em entrevista, a advogada Magnólia Said diz que o tráfico de mulheres já é algo real e planejado para a Copa e afirma que as mulheres têm sido vendidas no exterior como um atrativo turístico a mais – o que os governos federal, estadual e municipal se recusam a admitir. E que a tendência é de aumento da violência contra a mulher durante o megaevento  – inclusive assédio, estupro e violência doméstica.  

domingo, 26 de janeiro de 2014

Evangelho de Jesus Cristo: algo novo e bom

No Evangelho de Jesus nos encontramos com um Deus que desperta a nossa responsabilidade de não sermos indiferentes aos outros. Para mim é bom acreditar num Deus que me pergunta com frequência o que faço pelos meus irmãos.