sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Campanha contra exploração sexual infantil terá reforço na Copa do Mundo

Serão distribuídos 150 mil cartazes e folhetos em aeroportos, rodoviárias, estradas e hotéis para estimular denúncias. Carnaval também será alvo.

Cento e cinquenta mil cartazes e folhetos vão ser distribuídos em estradas, hotéis, aeroportos e rodoviárias para estimular as denúncias contra a exploração sexual infantil. A campanha será reforçada no Carnaval e na Copa do Mundo.
O Disque Denúncia tem recebido milhares de ligações de todo o Brasil. Foram 25 mil denúncias, desde 2010. E no ano passado 7 mil pessoas ligaram para o número 100 – o Disque 100 – e denunciaram casos de exploração sexual de menores.
Estrada, restaurantes, bares, pontos de parada para caminhoneiros. Locais onde crianças e adolescentes costumam ser explorados sexualmente. Quem roda o Brasil inteiro já viu muito disso por aí.

“É um absurdo esse tipo de acontecimento que vem com essas meninas de menores de idade, que vêm vendendo seu corpo por mixaria, uma própria desgraça”, diz o motorista Alisson Pereira.
O último levantamento da Polícia Rodoviária Federal mostra que o país tem 1.776 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais do país.
De 2005 a 2012, a PRF encontrou 3.324 menores de idade em situação de risco nas estradas brasileiras.

Há cerca de 3 meses, os governos do Distrito Federal e de Goiás se uniram para acabar com a prostituição infantil na rodovia BR-040. Até agora, uma das poucas ações implantadas foi o treinamento de conselheiros tutelares e assistentes sociais. A intenção de incentivar as denúncias não teve força: não encontramos cartazes sobre a campanha.

A menos de dois meses do Carnaval e em ano de Copa do Mundo, o governo federal lançou mais uma campanha contra a prostituição infantil. O foco, desta vez, é formar multiplicadores, pessoas que trabalham no setor de turismo, professores, voluntários, que vão ajudar no combate e na prevenção.

O Ministério do Turismo vai distribuir 150 mil peças publicitárias em hotéis, rodoviárias, aeroportos.

“O ápice, o ponto maior, vai se dar agora no Carnaval e na Copa do Mundo, nas 12 cidades-sedes e nas cidades que estão no entorno das cidades-sedes, mas ela é uma ideia permanente”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira.

Um dos enfoques é o incentivo à denúncia. Nos últimos 3 anos, o Disque 100 recebeu 25.009 telefonemas sobre casos de exploração sexual de menores no país – 7.301 só no ano passado.
“Tem que ter bastante fiscalização em cima disso aí, né, que é um problema grave isso aí, né, com as criança da gente”, diz o caminhoneiro Gianfrancesco dos Santos.

Fonte: Globo

Nenhum comentário: