segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Caritas Brasileira conhece o Projeto de combate ao Tráfico Humano "Vagalume" na Espanha, das irmãs Oblatas

Ir. Cleofé Rodríguez, religiosa oblata responsável do Projeto Vagalume 
A Diretora-Executiva da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, está na Espanha para série de reuniões.  Em Santiago de Compostela, ela conheceu o trabalho que é desenvolvido em dois centros da Cáritas Diocesana, “Vagalume” e “Vieiro”. Maria Cristina participou de uma sessão de trabalho com funcionários da entidade e debateu assuntos relacionados ao tráfico de mulheres para fins sexuais. 
O Projeto Vagalume , em Santiago de Compostela (Espanha), das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, é uma iniciativa em favor de mulheres vitimas do tráfico de seres humanos.  A Pastoral da Mulher de Bh, como  os outros projetos da Rede Oblata no Brasil,  compartilha com Vagalume um mesmo carisma, metodologias de trabalho, dificuldades e desafios. No “Centro Vagalume”  a maioria do público alvo são mulheres brasileiras.

 A visita ocorreu após ela participar da reunião bienal de afiliados a COATNET (Christian Organizations Against Trafficking in Human Beings), Rede de Organizações Cristãs contra o Tráfico de Seres Humanos, que ocorreu em Madri, capital espanhola de 20 a 22 de janeiro.

Durante o seu dia em Compostela, a diretora se interessou pelos programas e pelo trabalho que se desenvolve no centro “Vagalume”. O centro presta serviços de apoio especializado a mulheres envolvidas prostituição ou vítimas de tráfico com finalidade de exploração sexual. A coordenadora do centro, Cleofé Rodríguez de Ronda, explicou a Maria Cristina os vários programas realizados e os resultados alcançados.
Lourdes Pazo, Educadora  social do Projeto Vagalume

“Queremos abrir vias de colaboração permanente, especialmente no campo das mulheres que são exploradas sexualmente. Compartilhar experiências é fundamental para conseguir proporcionar uma vida digna a essas mulheres”, disse Maria Cristina ao final da visita.

Já no centro “Vieiro”, a responsável, Patricina Camiña, detalhou o trabalho diário que realizam com mais de duzentas pessoas desabrigadas que vivem ou que chegam a Compostela diariamente.

“Temos de apoiar essas mulheres que vivem situações muito dramáticas e precisam de muita ajuda e compreensão para poderem voltar a uma vida normal”, salientou Maria Cristina.


Em sua visita a Santiago, Maria Cristina esteve acompanhada da coordenadora da Pastoral da Mulher Marginalizada, Rosely Cândido.

Fonte: Rádio Vaticana e Pastoral da Mulher de Bh

Nenhum comentário: