quarta-feira, 6 de junho de 2012

CPI: especialistas defendem melhoria urgente das leis sobre tráfico de pessoas


A necessidade de avanços na legislação ficou evidente com um episódio relatado pelo presidente da CPI, Arnaldo Jordy, do PPS do Pará. Ele contou que um delegado da Polícia Federal não pôde agir diante de um flagrante porque o crime de aliciamento para exploração só pode ser caracterizado quando ocorre a exploração.

Tráfico de pessoas está relacionado à corrupção de agentes públicos


A promotora de Justiça Andrea Studnicka disse que o tráfico de pessoas está relacionado à corrupção de agentes públicos. Ao citar como exemplo a falsificação de documentos, ela sugeriu que o RG seja vinculado ao endereço das pessoas para facilitar as investigações desse tipo de crime.

Corpus Christi: Momento para repensar o mistério da Eucaristia


Na próxima quinta-feira, dia 7 de junho, a Igreja Católica celebrará a solenidade de Corpus Christi. Creio que tal celebração deveria ser revertida num momento para se repensar com toda seriedade possível o mistério da Eucaristia. Deveríamos sair das pompas, ostentações e luxo e nos voltarmos para o silêncio contemplativo e reflexivo.

terça-feira, 5 de junho de 2012

A opressão contra a mulher no mundo árabe


Uma egípcia,Mona Eltahawy, aborda a "Primavera árabe" do ponto de vista da guerra dos sexos.  Em seu ensaio, Eltahawy escreve que as mulheres ainda não se beneficiaram dela e que a revolução feminina começará “quando a cólera contra os agressores nos palácios presidenciais se voltar contra os opressores em nossas ruas e lares”. Para ela, disse, a revolução só terá sucesso se for“social”, “sexual” e “moral”.

O Corpo -Frei Betto-


Clonam-se corpos, não a justiça. Açougues virtuais, as bancas de revistas exaltam a exuberância erótica de corpos, sem que haja igual espaço para ideias, valores, subjetividades, espiritualidades e utopias. Menos livrarias, mais academias de ginástica. Morreremos todos esbeltos e saudáveis; o cadáver, impávido colosso, sem uma celulite...

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cuidadores de idosos: profissão mais perto de ser regulamentada pelo Senado


De acordo com a professora Marília Berzins, de 10 a 20% dos idosos brasileiros necessitam de cuidados. Entretanto, não se sabe ainda o número de cuidadores atuando no país. "Por não terem uma associação nacional, e não exercerem uma profissão regulamentada, não sabemos quantos cuidadores existem. E, além disso, tem um mercado informal, acontece muito no Brasil a situação de uma pessoa ser empregada doméstica e fazer trabalhos de cuidador de idosos, juntando as duas funções. Com a regulamentação, vamos identificar quantos são os cuidadores, porque a profissão aparecerá no Ministério do Trabalho", explica.

Prostitutas pedem à OEA legalização de seu trabalho

 “É como se nós não existíssemos, Ou pelo menos como se não existíssemos como trabalhadoras”, diz Elena Reynaga, presidente da Rede de Mulheres Trabalhadoras Sexuais (a RedTraSex), uma entidade que representa 4 mil prostitutas de 15 países da América Latina e do Caribe, nascida na Costa Rica em 1997 e que tem sede em Buenos Aires. Elas estão do lado oposto aos que batalham pela criminalização da prostituição: pedem que seu trabalho seja legalizado.

Prostitutas ucranianas estudam história de seleções para atrair clientes durante a Eurocopa


“As prostitutas estão se preparando ativamente para o Euro-2012", diz um site que oferece serviços sexuais na Ucrânia. A página ainda afirma que algumas profissionais chegaram a estudar "a história dos países participantes no Euro-2012 e sobre futebol", a fim de atrair clientes. A iniciativa confirma os temores do grupo Femen, entidade feminista que vêm aproveitando a maior presença da mídia internacional para divulgar suas ações de protesto contra o turismo sexual na Ucrânia, país europeu com o maior número de portadores do vírus HIV.

2 de junho: Dia interancional de luta das mulheres em situação de prostituição


Na Alemanha, situação geral das profissionais melhorou nos últimos dez anos, com nova legislação. Mas principais vítimas de exploração vêm do Leste Europeu. E internet traz novos perigos.