sábado, 4 de julho de 2015

11 coisas que uma mulher pode ser (que são muito melhores do que "bonita")

Como a primeira coisa que notamos em uma pessoa é sua aparência, é muito fácil focalizar a beleza e deixar outras qualidades importantes em segundo plano, especialmente quando falamos de mulheres.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

“Homens não vão protagonizar o feminismo”, afirma Pitty

Segundo cantora, cabe ao gênero masculino dar apoio ao movimento; evento sobre igualdade de gênero levantou questões relevantes sobre o tema em São Paulo.

As prostitutas que conheci

Por Heloísa Melino, pesquisadora

As prostitutas que conheci/conheço são putas. Puta professoras, puta feministas, puta militantes e ativistas. Com elas aprendi muitas coisas – coisas que a universidade não me ensinou. Dentre as coisas mais importantes que aprendi, aprendi novas linguagens, novas formas de ativismo, aprendi força, garra, aprendi festividade, aprendi a gargalhar com coisas que eu não conseguia, aprendi que tenho que comer muito arroz com feijão e açaí pra se um dia quiser ter a disposição que tem Indianara Siqueira, Monique Prada, Amara Moira e outras mulheres cis e trans que tive o privilégio de conhecer.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Recepcionistas de feiras e eventos são contratadas para prestar serviços sexuais

Nome, idade, telefone, endereço, altura, manequim, medidas do busto e do quadril. Tem tatuagem? Onde? Disponibilidade para viagens? Valor cobrado pelo período de uma a duas horas? Aceita homens mais velhos? E mais novos? Transa com casais? Topa anal? Dupla penetração? Oral finalizado ou sem camisinha (caso o cliente tenha higiene)? E beijo na boca? O longo e incomum questionário poderia ser o cadastro a ser preenchido por uma candidata a emprego em uma casa de prostituição. Mas, com a promessa de uso exclusivo pela agência e manutenção das informações em sigilo, trata-se de um recrutamento das chamadas modelos ficha rosa, ou seja: aquelas que além do trabalho em feiras e eventos topam esticar o expediente para acompanhar clientes.

Já pensou se cada cantada de rua fosse substituída por um hambúrguer?

"Ei, você está pedindo! Ninguém mandou se vestir assim"."Se comporte, sua vadia!". "Eu só estou tentando fazer você sorrir". Na maioria das vezes, para as mulheres, não é nada fácil andar nas ruas e não ser assediada com frases deste tipo.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Estereótipos fazem meninas ingressarem no esporte mais tarde

Estereótipos sobre o comportamento feminino são entraves à prática esportiva de meninas, avaliou a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, Cássia Damiani. Ela chefiou a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgada hoje (22) no Rio de Janeiro. Os dados mostram que as meninas ingressam no esporte mais tarde e que as mulheres praticam mais atividades físicas que esportes.

Ser mulher dói


por Amanda Gabriela Jesus Amparo via Guest Post para o Portal Geledés

Por mais, que facilmente se reconheça todos os estigmas de ser mulher dentro de ações mais simples do dia a dia, como nas discussões com seus amigos, maridos, parceiros, com homens em seus múltiplos grau de proximidade em que fica visível o quanto os irrita, o simples fato de ser uma voz feminina, se posicionando em igual tom. 

terça-feira, 30 de junho de 2015

Prostitutas reagem à repressão na Coreia do Sul

Kim Jeong-mi, abriu um processo depois de ser maltratada durante uma batida policial | Jean Chung/The New York Times

Kim Jeong-mi, prostituta de 43 anos em Seul, diz conhecer bem a humilhação. Ela costuma cobrar dos clientes de 20 mil a 30 mil won, ou cerca de US$ 18 a US$ 27 —aproximadamente um terço do que recebem suas concorrentes mais jovens. Quando em desespero, ela chega a cobrar 10 mil won.

Riqueza dos 80 mais ricos do mundo equivale a 3,5 bilhões dos mais pobres

A riqueza dos 80 mais ricos do planeta é "aproximadamente a mesma que a de 3,5 bilhões das pessoas mais pobres". A declaração é do relator da ONU sobre pobreza extrema e direitos humanos, Philip Alston, que disse que esse é um motivo de vergonha. O especialista falou na 29ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, que está sendo realizada em Genebra.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Festa junina na Pastoral


 Neste dia 29 de junho, festividade de São Pedro e São Paulo, a  Pastoral da Mulher, Unidade Oblata em MG realizou sua tradicional festa junina.

‘Malala síria’ luta contra casamentos de crianças com homens mais velhos

Mezon Almellehan é conhecida como “Malala da Síria”. Aos 16 anos, a jovem síria faz campanha pela educação e contra o casamento de crianças em campos refugiados na Jordânia.

O fotográfo Antônio Emygdio retrata imigrantes haitianos recém chegados a São Paulo


“Tentei retratar esses imigrantes de forma digna, bonita, para que as pessoas pudessem olhar em seus olhos e reconhecerem os seres humanos que são, buscando uma qualidade de vida melhor”, disse o fotógrafo, que também tinha o intuito de aproximá-los dos brasileiros, que em sua maioria são descendentes de imigrantes e diariamente buscam o melhor para si e para a família.

Desconstruir a cultura patriarcal, desafio de homens e mulheres

A cultura patriarcal continua fazendo vítimas cotidianamente. Superar a assimetria na relação entre homens e mulheres é um grande desafio para todos aqueles e aquelas que sonham com uma sociedade justa e igualitária. Construir um mundo em que as diferenças de gênero, raça, credo, orientação sexual etc. não sirvam como elementos legitimadores da opressão é a tarefa destacada das/dos comunistas.

domingo, 28 de junho de 2015

Só Jesus edifica a Igreja

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16, 13-19 que corresponde a  Festividade de São Pedro e São Paulo, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.