sábado, 29 de março de 2014

Copa pra quem? conheça a canção protesto “Desculpe, Neymar”

O compositor Edu Krieger - que trabalha com nomes famosos, como as cantoras Ana Carolina, Maria Rita, Maria Gadu e Roberta Sá - escreveu uma música criticando duramente a organização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Intitulada de "Desculpe, Neymar". A canção fala que os problemas extracampo superam o fanatismo pela seleção brasileira.

Uma dieta globalizada

Avançamos rumo a um mundo com mais alimentos, menos diversidade e maior insegurança alimentar. Nossa alimentação é menos variada e é mais difícil ingerir os micronutrientes necessários para o organismo.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Maioria dos homens acreditam que existe 'mulher para casar', diz pesquisa


O levantamento do Ipea confirmou a permanência de um velho ditado sexista: o de que existe uma mulher para casar, e uma outra só para o sexo. Mais da metade dos entrevistas (54,9%) concorda total ou parcialmente  que “tem mulher que é pra casar, tem mulher que é pra cama”.

Para maioria da população, mulher é culpada pelo estupro.... Que Pais é Este?

Uma pesquisa realizada pelo Ipea quis saber as opiniões do brasileiro quanto à violência contra a mulher. Os resultados preocupam: a maioria dos brasileiros acredita que o estupro é culpa da mulher, que mostra o corpo e não se comporta como deveria.

Prostituição: profissão ou estupro remunerado?

Mulheres resgatadas da prostituição estão criticando agências da ONU e a Anistia Internacional por tentarem legalizar a prostituição insistindo em que a legalização levaria ao tráfico de mais meninas, e transformaria os cafetões em empresários legítimos.  “Quando [funcionários da ONU] trabalharem num bordel, só então darei atenção ao argumento deles,” disse uma ex-prostituta forçada se referindo à agência da ONU recentemente criada chamada ONU Mulheres.

150 milhões de meninas sofreram agressão sexual

A saúde e a vida de milhões de pessoas em todo o mundo estão sendo ameaçadas por falhas de governos para garantir os direitos sexuais e reprodutivos da população, mostra a Anistia Internacional, que lançou uma campanha global sobre o assunto.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Senado aprova projeto de amparo a vítimas e combate ao tráfico humano

O plenário do Senado aprovou ontem (26) projeto de lei que oferece mecanismos de apoio a pessoas vítimas de tráfico humano.

Audiência pública discute implementação de vagão só para mulheres no metrô de BH

Mulheres que são contra avaliam a medida como segregadora; ação é considerada paliativa por vereador que propôs projeto.

Foto exibida na Embaixada em Londres reforça preconceitos sexuais contra brasileiras


A imagem acima ilustra a exposição Brazil: The Beautiful Game, do fotógrafo Christopher Pillitz. Ela será aberta ao público geral na embaixada do Brasil em Londres em abril, mas pôde ser apreciada por jornalistas que cobriram a missão oficial que divulgou a Copa na semana passada. A exibição de ancas femininas – reais e de areia – chocou os funcionários da Embratur, que pediram que a foto fosse coberta.

''Eu, vítima e violentada quando menina, entre os sábios antipedofilia do papa''

É uma daquelas notícias que, há alguns anos, teria sido considerada ficção científica. Agora, ao invés, graças à decisão de Francisco que quer continuar com firmeza na linha iniciada por Bento XVI, Marie Collins, uma mulher irlandesa abusada por um padre aos 13 anos, foi nomeada membro da nova comissão antipedofilia da Santa Sé. 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Tráfico de seres humanos é a escravidão dos tempos modernos, afirma relatora da ONU

A indústria do tráfico humano fatura bilhões de dólares anualmente, levando uma grande quantidade de pessoas para uma vida degradante, de escravidão para o trabalho, para a exploração sexual e outras formas de abuso.

Ataques sexuais, um crime “com menor potencial ofensivo”.

Em pouco mais de 48 horas, três homens foram parar na delegacia em São Paulo acusados de abusos contra mulheres nos trens e metrôs da cidade. Na segunda-feira 17, Adilton Aquino dos Santos, de 24 anos, foi preso quando fazia o uso do trem da linha 7-Rubi, acusado de ejacular nas pernas de uma mulher. A imprensa noticiou que Santos disse que “o trem estava muito cheio" e ele "não aguentou”. Além do trauma, a vítima, uma supervisora de 30 anos, ficou com uma luxação no braço, resultado da truculência empregada pelo criminoso que tentou imobilizá-la.

terça-feira, 25 de março de 2014

Importante distinção do CMDM-BH outorgada a Paula, da Pastoral da Mulher de BH


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Belo Horizonte promoveu uma homenagem na sede da OAB-MG, hoje dia 25 de março, a cinco pessoas  que se destacaram na luta pelos direitos  da mulher em diferentes áreas de atuação. Entre elas uma das mulheres acompanhadas pela Pastoral da Mulher-BH todos estes  últimos anos: Miriam de Paula Fagundes, com toda uma história de vida marcada pela luta em defesa dos direitos humanos de um dos grupos mais estigmatizados e vulneráveis da sociedade.  

Campanha contra exploração sexual durante a Copa é lançada em Brasília

A campanha “Não desvie o olhar”, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, foi lançada ontem (24) em Brasília para inibir os crimes e incentivar as denúncias durante os grandes eventos esportivos. A ação será nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil, em locais de grande concentração de pessoas.

'Você se sente suja', diz mulher sobre abuso em transporte público de SP

Só em 2014, 26 homens foram pegos em flagrante no transporte ferroviário paulistano. Presidente Dilma pediu que mulheres registrem abusos na polícia.

Prostitutas defendem legalização da profissão: "Estaríamos mais seguras"

As associações de prostitutas que lutam pelos direitos das garotas de programa torcem pela aprovação da lei que legaliza a profissão antes da Copa do Mundo. Elas dizem que se sentiram mais seguras com um amparo legal para se proteger de casos de exploração sexual.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Secretarias da Mulher orientam tolerância zero com ‘encoxadores’


“Cheguei na morena deliciosa e meti a mão por baixo. Ela fez cara de que não gostou, mas ficou toda molhadinha”. Assim um arrogante e pretensioso internauta cuja identidade estava protegida por um perfil falso relata aos colegas da comunidade “Encoxadores e Encoxadoras”, retirada do Facebook na última semana, o assédio que teria cometido contra uma mulher em uma estação de trem naquele mesmo dia. 

Pensado para a Copa, projeto que legaliza prostituição está parado na Câmara

O projeto de lei que propõe a regulamentação dos profissionais de sexo no Brasil está parado na Câmara dos Deputados e, apesar de ser tratado como prioridade para votação antes da Copa do Mundo ainda nem começou a ser apreciado pelas comissões — que dirá pelo plenário da Casa.

“Quem sou eu para julgar?”, pergunta Francisco em Santa Marta


Porque a misericórdia nos conduz a paz. Devemos recordar sempre: ‘Quem sou eu para julgar? ’. Devemos nos envergonhar e expandir o coração.

BH registra mil casos de violência contra mulher em um mês

Delegacia somou ainda 865 pedidos de medida protetiva e 55 prisões neste período.

domingo, 23 de março de 2014

O encontro de Jesus com a samaritana


Jesus transgrediu várias normas religiosas e culturais da época: Passou pela Samaria, o que não era costume dos judeus. Sendo judeu, conversou com uma samaritana, o que era proibido. Sendo homem, conversou com uma mulher e pediu bebida a uma pessoa proibida, sem preocupar-se com as normas severas da pureza.