segunda-feira, 24 de março de 2014

BH registra mil casos de violência contra mulher em um mês

Delegacia somou ainda 865 pedidos de medida protetiva e 55 prisões neste período.

A Delegacia de Mulheres de Belo Horizonte registrou somente no último mês 1.077 boletins de ocorrência. A grande maioria das queixas está relacionada à lesão corporal e ameaças, além de crimes contra a honra. Neste mesmo período, foram solicitadas 865 medidas protetivas e efetuadas 55 prisões em flagrantes. De acordo com a Polícia Civil, na maioria das vezes, os agressores são os companheiros das vítimas.

Uma dessas mulheres, que prefere não se identificar, conviveu 15 anos com o agressor. Somente há um ano e meio, ela resolveu dar o grito de socorro e denunciar o ex-marido. Ela conta que depois de cerca de cinco anos ao lado do homem, tudo mudou.

— Eu fui vendo a personalidade dele, ele ficou muito violento e irresponsável dentro de casa.


Segundo a delegada Margareth Rocha, é importante que as mulheres denunciem o caso na primeira agressão. Ela ressalta que muitas ainda têm medo, mas que é preciso enxergar a polícia como aliada.

— Quando a mulher está sofrendo violência, o que é importante fazer? Chamar a PM no local, que vai propiciar que tanto agressor quanto vítima sejam levados para a delegacia de plantão.

A Justiça começou a utilizar há um ano as tornozeleiras eletrônicas para evitar que os acusados descumpram a medida protetiva. A vítima que se esconde do ex-marido agressor, no entanto, conta que ainda não conseguiu este benefício. Enquanto isso, ela e a família preferem se esconder das ameaças constantes.

—Ele liga, tá sempre ligando, eu nem tenho celular mais. Eu troquei oito vezes de chip e ele não dá sossego.

Fonte: Record MInas

Nenhum comentário: