quinta-feira, 27 de março de 2014

Foto exibida na Embaixada em Londres reforça preconceitos sexuais contra brasileiras


A imagem acima ilustra a exposição Brazil: The Beautiful Game, do fotógrafo Christopher Pillitz. Ela será aberta ao público geral na embaixada do Brasil em Londres em abril, mas pôde ser apreciada por jornalistas que cobriram a missão oficial que divulgou a Copa na semana passada. A exibição de ancas femininas – reais e de areia – chocou os funcionários da Embratur, que pediram que a foto fosse coberta.

O episódio é semelhante ao das camisetas que a Adidas fez para a Copa com bumbuns estilizados nas cores da bandeira brasileira. Então, a presidente Dilma Rousseff reclamou no Twitter: “O Brasil está feliz em receber turistas q chegarão p/ Copa, mas também está pronto p/ combater o turismo sexual”. O que dirá agora? Pillitz defende sua obra: “É uma imagem inocente, que ilustra o cotidiano carioca e que não faz qualquer alusão à prostituição”. A embaixada diz desconhecer o episódio.
O fotógrafo Christopher Pillitz foi pivô de um desconforto entre funcionários da Embratur e a Embaixada do Brasil na Inglaterra na semana passada. A exposição fotográfica de sua autoria "Brasil: O Jogo Bonito", em tradução livre, que será aberta em abril, teve uma das imagens coberta durante evento para imprensa a pedido de representantes da autarquia, por considerarem que ela propagava estereótipos nocivos das mulheres brasileiras.
A foto expõe esculturas de mulheres deitadas de costas e de biquíni na areia, ao lado de mulheres reais, também de costas. Pillitz afirmou desconhecer o episódio e se disse surpreso com o ocorrido. “Não entendo de onde surge a controvérsia. Eu não vejo nada fora do comum, nem particularmente surpreendente, é uma cena do cotidiano carioca à beira mar”, diz o fotógrafo. “A foto deve ser olhada com um pouco mais de inocência e vista com mais ironia visual. A controvérsia está nos olhos dos outros. E você não pode isolar uma foto que é parte de uma exposição, sem seu contexto. É uma foto entre 140, parte de um projeto ”, afirma.
 Além de integrarem a exposição de terem sido publicadas em um livro homônimo, as imagens deste ensaio de Pillitz ilustraram a matéria "Brazil for begginers" (Brasil para iniciantes, em tradução livre), publicada na última edição da revista da Fifa. O texto gerou controvérsia ao fazer piadas sobre a pontualidade e a educação no trânsito de brasileiros. A entidade optou por retirar a matéria do ar na noite da passada segunda feira (24).
Fonte: Revista Epoca


Nenhum comentário: