terça-feira, 25 de março de 2014

Importante distinção do CMDM-BH outorgada a Paula, da Pastoral da Mulher de BH


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Belo Horizonte promoveu uma homenagem na sede da OAB-MG, hoje dia 25 de março, a cinco pessoas  que se destacaram na luta pelos direitos  da mulher em diferentes áreas de atuação. Entre elas uma das mulheres acompanhadas pela Pastoral da Mulher-BH todos estes  últimos anos: Miriam de Paula Fagundes, com toda uma história de vida marcada pela luta em defesa dos direitos humanos de um dos grupos mais estigmatizados e vulneráveis da sociedade.  

Paula com Helena Delamônica, e o vice-prefeito de BH Délio Malheiro

Paula exercitou a prostituição durante grande parte de sua vida, chegando a presidir a associação das profissionais do sexo em Belo Horizonte e liderando  iniciativas para proteger  a vida e integridade de suas colegas e defender seus direitos . 

Atualmente, fora da prostituição e dedicada a seu trabalho como vendedora autônoma, continua lutando ativamente pelo respeito da dignidade das mulheres que se encontram nessa situação e é uma das mais firmes multiplicadoras da ação da Pastoral da Mulher.

Reproduzimos aqui as palavras de Paula sobre a Pastoral da Mulher de BH em uma entrevista realizada meses atrás: “Enquanto Pastoral, a minha experiência... Ela é grande demais...tudo que eu aprendi praticamente de ser humano, de autoestima, de capacidade pra lidar com a vida eu aprendei foi na Pastoral. Meus direitos... aprendi que eu também tenho meus direitos, que esses meus direitos eu devo cobrar, como também eu tenho deveres, também eu aprendi. Assim como eu tenho direito de exigi respeito, também eu preciso aplicar o respeito, respeitar o outro. Então isso tudo eu aprendi foi na Pastoral”.

Paula com a Equipe da Pastoral de BH

Hoje ela recebeu o reconhecimento“por representar a luta e a conquista da mulher em prol de uma sociedade mais justa e igualitária" .
O evento contou com a presença de Helena Delamônica, Secretária Geral da OAB/MG, e Presidente do Conselho Municipal da Mulher – CMDM,  do vice-prefeito de BH Délio Malheiro, da vereadora Elaine Matozinhos e das componentes do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de BH, entre as que se encontravam as integrantes da Pastoral da Mulher de BH Isabel Brandão (titular) e Lucinete Santos (suplente). 




As 5 mulheres distinguidas com a homenagem 

A Equipe da nossa Entidade, Pastoral da Mulher-Unidade Oblata BH, esteve presente no ato, e no final do mesmo pudemos parabenizar e celebrar com Paula esta distinção,  ao mesmo tempo que parabenizar a Lucinete no dia de seu aniversario.



Isabel Brandão e Lucinete Santos, com o resto das componentes do CMDM-BH







Nenhum comentário: