sexta-feira, 8 de março de 2013

Ato público da Pastoral da Mulher no centro de BH marca Dia Internacional da Mulher



A Pastoral da Mulher , junto à CUT/MG, o Movimento de Mulheres Olga Benário e diversas entidades sindicais e movimentos de mulheres,  realizaram na tarde desta sexta-feira, 08, um ato público pelo Dia Internacional das Mulheres. 

Maria Madalena, a discípula amada, mulher de luta



Recomendamos a leitura do livro “Maria Madalena, a discípula amada” de Fátima Maria Carvalho Rocha de Moura. O preconceito, as afirmações históricas referentes à conduta e posturas de Maria Madalena, incomodam. Constrangem a sociedade e as instituições tradicionais que, deliberadamente, interpretaram Maria Madalena de forma a desconstituir sua atuação e importância na busca do Reino junto a Jesus, que conta, que crê, que caminha com as mulheres na contra-mão da sociedade

Desvalorização da mulher no mercado de trabalho reflete na pobreza do país


Elas ocupam a posição de “chefe da casa” em quase metade dos domicílios brasileiros. Elas trabalham e são as responsáveis pelo sustento dessas famílias. E são essas mesmas mulheres que são alvo de discriminação no mercado de trabalho, recebendo salários mais baixos que os dos homens.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Origem, sentido e atualidade do 8 de março


Uma data que mobiliza contra a opressão
É importante resgatar o verdadeiro sentido do dia 8 de março e rejeitar a manipulação que dele se faz quando é considerado meramente um dia de homenagem às mulheres.


Redes de tráfico de pessoas atuam paralelamente às grandes obras, diz deputada



A deputada federal Érika Kokay (PT-DF), que preside a CPI, disse que “tudo indica que [as redes de tráfico e exploração sexual] são um esquema acoplado às grandes obras”. A deputada disse que o depoimento de Lucenilda evidencia a ação de uma rede de tráfico e exploração especializada em atender à “demanda por mulheres” vinculada às grandes obras, como Belo Monte. “A situação é muito mais grave, a partir da revelação de que os exploradores atuaram em Jirau e depois em Belo Monte,” disse.

Campanha da SPM valoriza conquistas das mulheres para o desenvolvimento do Brasil


Construção civil, ciências, pequenas e grandes empresas, campo e cidade. Dentro e fora de casa, as mulheres estão por toda parte e constroem um novo Brasil: forte, inclusivo e competitivo.

Convite - Dia Internacional da Mulher-


No dia 08 de março é celebrado em todo o mundo o “Dia Internacional da Mulher”. Esta data é importante, pois nos faz lembrar a luta das mulheres por mais respeito e igualdade.
Neste sentido, a Pastoral da Mulher de Belo Horizonte convida a todas (os) para o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e, neste ano, integrando ações de denúncia contra o tráfico de seres humanos com fins de exploração sexual.

quarta-feira, 6 de março de 2013

A verdadeira mulher alfa


Para chegar a um equilíbrio entre trabalho e família, duas transformações parecem imperativas. Os homens terão de colaborar muito mais nas tarefas do lar, como fazem nas nações mais avançadas. Além disso, as instituições que cuidam das crianças e adolescentes terão de se expandir de forma considerável para acomodar os menores em creches e escolas em períodos prolongados.

Encontro de formação de novos voluntários


Aconteceu nos dias 4 e 5 de março a formação de novos voluntários. A temática dos Encontros foi a realidade da prostituição em Belo Horizonte e a missão e proposta pedagógica da Pastoral da Mulher.

A demonização de Chávez


Eduardo Galeano
Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou 2 milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, mesmo vivendo em um país detentor da riqueza natural mais importante do mundo, o petróleo. Eu morei nesse país alguns anos e conheci muito bem o que ele era. O chamavam de “Venezuela Saudita” por causa do petróleo. Havia 2 milhões de crianças que não podiam ir à escola porque não tinham documentos…

"A PROSTITUIÇÃO QUE TEMOS HOJE PODE ESTAR COM OS DIAS CONTADOS"


“A questão da escolha, em todas as profissões, é algo muito relativo. Quem, em sã consciência, pode dizer que uma menina em situação de miséria tenha feito uma boa escolha ao sair de sua casa para trabalhar em casa de família na cidade grande, longe de seus pais e sujeita a todo o tipo de abuso? A prostituição está ligada à exploração, ao abuso infantil e ao tráfico humano, mas há muitas outras atividades ligadas a isso. E são esses crimes que devem ser combatidos e punidos, não as atividades extintas”.

Brasil lança ação contra tráfico de pessoas


Governo federal vai instalar delegacias especializadas e postos em fronteira e implementará um cadastro nacional de vítimas.

terça-feira, 5 de março de 2013

Seminário abordará prevenção da violência sexual contra adolescentes e jovens em grandes eventos desportivos



A cidade de Olinda, em Pernambuco, receberá nos próximos dias 11 e 12 de março, jovens de várias localidades do Brasil para participar do "Seminário Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual”. 

Amsterdã vai aumentar a idade legal para prostitutas



O prefeito de Amsterdã, Eberhard van der Laan, planeja aumentar a idade mínima das prostitutas de 18 para 21 anos e forçar os bordéis a fecharem nas primeiras horas da manhã. 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Rede de prostituição que explorava 400 mulheres é desarticulada na Espanha


Uma organização criminosa que explorava 400 mulheres, na maioria sul-americanas, em seis "megaprostíbulos" de Andaluzia, foi desarticulada na Espanha pela polícia, que prendeu 36 pessoas, segundo informaram nesta segunda-feira (4) fontes policiais.

A rainha má e o terror de envelhecer



Neste conto de fadas para mulheres adultas, uma ruga vale uma alma.

II Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é lançado


O II Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado na terça-feira passada  (26), prevê o fortalecimento da rede contra este crime até 2014, com a meta de criar mais 10 novos núcleos ou postos. Para isso, serão investidos R$ 5,9 milhões, incluindo a capacitação de 400 agentes e cooperação jurídica internacional.

“O Brasil é um dos melhores fornecedores de mulheres traficadas para bordéis espanhóis”

À esquerda, imagem do filme inspirado em uma obra de Salas. À direita, Edith Napoleon, a prostituta nigeriana assassinada
Durante um ano e meio, o jornalista Antonio Salas investigou o tráfico de mulheres e meninas na Espanha. Seu trabalho, convertido em livro e filme, serviu de base para a instauração de processos judiciais e condenação de criminosos. Entenda como funciona o  tráfico de pessoas.