sexta-feira, 8 de março de 2013

Maria Madalena, a discípula amada, mulher de luta



Recomendamos a leitura do livro “Maria Madalena, a discípula amada” de Fátima Maria Carvalho Rocha de Moura. O preconceito, as afirmações históricas referentes à conduta e posturas de Maria Madalena, incomodam. Constrangem a sociedade e as instituições tradicionais que, deliberadamente, interpretaram Maria Madalena de forma a desconstituir sua atuação e importância na busca do Reino junto a Jesus, que conta, que crê, que caminha com as mulheres na contra-mão da sociedade


Procurarei desconstruir nestes textos toda compreensão que limita, oprime, não liberta, para se construir uma dança que nos impulsione na luta por auto-estima, dignidade e libertação, levando a uma autocompreensão e visão de mundo diferentes, como Jesus desejava que todos/as tivessem vida e "vida em abundância" (cf. Jo 10,10).

Fátima Maria Carvalho Rocha de Moura, teóloga, facilitadora do CEBI, nos apresenta Maria Madalena, a discípula amada*. Lê, interpreta e discorre sobre a Mulher na bíblia, especialmente sobre a primeira testemunha de Jesus ressuscitado, Maria de Magdala, para a mais adequada compreensão dos papéis desempenhados pelas mulheres na caminhada junto a Jesus e da relação Dele para com elas.

O preconceito, as afirmações históricas referentes à conduta e posturas de Maria Madalena, incomodam. Não somente constrangem as mulheres de luta e garra cotidiana, que constituem-se base sólida para suas famílias e comunidades, ou o respeito justo e necessário à memória e homenagem de tantas Marias amantes, dedicadas e colaboradoras diretas na peregrinação de Jesus. Constrangem a sociedade e as instituições tradicionais que, deliberadamente, interpretaram Maria Madalena de forma a desconstituir sua atuação e importância na busca do Reino junto a Jesus, que conta, que crê, que caminha com as mulheres na contra-mão da sociedade.
Fonte: Cebi

Nenhum comentário: