quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A Pastoral da Mulher de BH convida para participar do Grito dos Excluídos


Com o tema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população”, acontece em todo o Brasil, no próximo dia 07 de setembro o 18º Grito dos Excluídos. Em Belo Horizonte, a concentração será na Praça da Estação, a partir das 8h da manhã.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A relação (difícil) da Igreja com as mulheres jovens

Cada vez mais temos homens jovens incapazes de fazer frente a uma relação com as jovens adultas de hoje, capazes, afirmadas socialmente, livres, autodeterminadas, pessoal, física e projetualmente... com todas as consequências que isso implica. A Igreja Católica ainda parece ser o único baluarte em que um jovem ocidental pode continuar não pondo em discussão a sua identidade masculina. Se pensarmos no que o padre deveria fazer na Igreja Católica, no modo em que esse papel é hoje apresentado, não é de se admirar que esse papel atraia pessoas com dificuldades identitárias. Também não devemos nos admirar se o resultado desse conúbio emerja com consequências muitas vezes desagradáveis.

Bruna Surfistinha, Oscar Maroni e Gabriela Leite opinam sobre prostituição e preconceito


Rachel Pacheco, conhecida como Bruna Surfistinha, foi uma das convidadas especiais do programa Roberto Justus +, que  foi ao ar na passada segunda-feira (3), a partir da meia-noite, na Record. 

Campanha chama adolescentes para o combate à violência sexual

A campanha tem como objetivo principal prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes durante a Copa das Confederações, que acontece em 2013, e a Copa do Mundo, que acontece em 2014, ambas no Brasil. A intenção é seguir com as atividades da campanha nas cidades-sede até o fim dos dois grandes eventos.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

II Seminário para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e à Exploração Sexual Infanto - Juvenil.


Com o objetivo de incentivar a atuação de atores públicos, sociedade civil, organizada ou não, no enfrentamento ao tráfico de pessoas e à exploração sexual infanto-juvenil, crimes interligados, JOCUM Belo Horizonte organiza o II Seminário para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e à Exploração Sexual Infanto - Juvenil.

Seria o Universo autoconsciente e espiritual? Leonardo Boff

A espiritualidade é o empoderamento máximo da vida sob as mais variegadas formas. Na espiritualidade vivida conscientemente pelo ser humano está implicado um compromisso de proteger e promover a vida e permitir que ela continue coevoluindo. Não apenas a vida humana, mas toda a vida em sua incomensurável diversidade e formas de manifestação.

Número de pedreiras brasileiras sobe 119% em 5 anos


A indústria da construção civil aos poucos dá mais espaço às mulheres nos canteiros de obras. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 239.242 trabalhadoras ocupavam postos no setor até julho – alta de 119,48% em relação às 109.006 registradas em 2007. E elas se distinguem dos homens pelo maior grau de qualificação para a execução de serviços.

Juiz acusa promotor de cruzada contra prostitutas



“A ação penal foi proposta em meio ao clima político-repressivo gerado a partir da adoção de medidas higienistas voltadas à preparação da cidade do Rio de Janeiro para os megaeventos esportivos de 2014 e 2016”, diz a decisão.

América Latina, segundo Continente com alto índice de gravidezes em meninas e adolescentes


As gravidezes em meninas e adolescentes constituem um severo problema de saúde pública em toda América Latina, que é o segundo continente depois da África, onde se denunciam os mais altos índices de meninas mães, disse Leonor Calderón, representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Milhares de acusadas de bruxaria vivem em campos isolados em Gana


Em Gana e em outros países africanos, quando desastres atingem vilarejos, a busca por explicações acaba levando a bodes expiatórios – as chamadas bruxas. Mulheres excêntricas ou extrovertidas – muitas vezes idosas – costumam ser os alvos mais fáceis, e os casos normalmente terminam com a expulsão da "culpada".

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O poder das mulheres nas famílias


No Nordeste é cada vez mais comum domicílios comandados por mulheres, tanto na capital quanto no interior. E ocorre em duas condições: quando a mulher mora só com os filhos, ou quando tem companheiro, mas é ela quem manda nas finanças e se considera chefe da família. Nas estatísticas, as mulheres são as responsáveis em 38,7% dos domicílios, o que representa 22 milhões de unidades, de acordo com o último censo demográfico do IBGE, de 2010. No levantamento anterior, em 2000, essa chefia feminina estava em 24,9% dos lares.

''A Igreja retrocedeu 200 anos. Por que temos medo?'' A última entrevista de Martini

A Igreja ficou 200 anos para trás. Como é possível que ela não se sacuda? Temos medo? Medo ao invés de coragem? No entanto, a fé é o fundamento da Igreja. A fé, a confiança, a coragem. Eu sou velho e doente e dependo da ajuda dos outros. As pessoas boas ao meu redor me fazem sentir o amor. Esse amor é mais forte do que o sentimento de desconfiança que às vezes eu percebo com relação à Igreja na Europa. Só o amor vence o cansaço. Deus é Amor. Eu ainda tenho uma pergunta para você: o que você pode fazer pela Igreja?