sábado, 7 de março de 2015

O Papa e o Transexual

"As ações e motivações religiosas inclusivas ganham força na Igreja Católica, apesar de fortes resistências. Não se deve negligenciar este potencial religioso benéfico, que se soma a outras igrejas e pode fazer muita diferença na vida de milhões e milhões de pessoas", constata o sítio Diversidade Católica, em artigo publicado no dia 28-02-2015.

Agressão física lidera denúncias de violência contra as mulheres

A maioria das denúncias que chegam pelo telefone 180 sobre violência contra a mulher é de casos de agressão física. De acordo com levantamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República que divulgado nesta sexta-feira (6), dos 52.957 relatos de violência recebidos em 2014, 27.369 (51,98%) são de mulheres agredidas com socos, tapas, mordidas, pontapés, queimaduras, entre outros.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Carta da Fundação Serra-Schönthal com motivo do Dia internacional da Mulher


Uma vez que nossa finalidade é "o compromisso conjunto com as mulheres que exercem a prostituição e / ou são vitimas do tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, assim como a denúncia de estruturas que não respeitam os Direitos Humanos, proclamados pelas Nações Unidas, especialmente em situações de injustiça e violação dos direitos das mulheres ", queremos aproveitar a repercussão social da comemoração do 8 de março para nos unir como Fundação Serra - Schönthal  a tantas vozes em defesa da dignidade e os direitos de todas as  mulheres.

Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher

O Brasil está entre os países com maior índice de homicídios de mulheres no mundo – quadro que reforça a urgência de respostas eficazes do Estado e da sociedade para prevenir e punir a violência de gênero. 

Lei classifica feminicídio como crime e avança na prevenção da violência

A Lei por si só não irá trazer resultados positivos. Existe um desafio, principalmente no Judiciário brasileiro. O contexto patriarcal se reflete ainda em todas as estruturas de poder.

Em MG mulheres estão procurando mais a proteção do estado contra violência

Foram 11,7 mil medidas entre fevereiro/2014 e janeiro deste ano.

Igualdade de gênero: uma questão política

“Um novo mundo a partir de uma perspectiva igualitária entre o gênero feminino e o masculino deve ter como respaldo um grupo constituído por nós mesmas/os, capaz de avaliar nossa compreensão do mundo e ajudar-nos a dar novos passos no claro-escuro de nossa história.”

Ivone Gebara

quinta-feira, 5 de março de 2015

Ato público: religião não deve ser usada para legitimar violência contra a mulher


Ato vai reunir mulheres de diversas religiões e lembrar símbolos da luta feminina.

Lei Maria da Penha reduz em 10% morte de mulheres por violência doméstica


Após nove anos de vigência da lei, persiste a onda de violência contra as mulheres, segundo um estudo do Ipea. Impacto seria maior se houvesse políticas públicas de combate à violência e oferta de serviços de apoio nos bairros e nas comunidades.

O vídeo “íntimo” da Sabrina Sato: ação contra o vazamento de intimidade

A internet parou na tarde de terça-feira (03), com um suposto vídeo íntimo da Sabrina Sato. Na postagem, Sabrina aparece de calcinha ao levantar da cama, enquanto veste o sutiã e caminha em direção à porta.

Celebração do Dia da Mulher e Inauguração dos Cursos

A Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG)  preparou esta semana uma agenda de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O que a escolha de parceiro tem a ver com a de sapatos

Como o comportamento das mulheres nos dias férteis interessa às empresas.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Apenas 1% do país possui locais para atender mulheres agredidas

Vítima. Cansada das agressões do marido, a dona de casa M., 21, procurou ajuda especializada Lei Maria da Penha, que completa hoje três anos, estimulou denúncias
Para o IPEA, lei afetou o comportamento de agressores e vítimas por três motivos: aumento da pena, mais segurança à vítima, e aperfeiçoamento do mecanismo jurisdicional.

Padrão de corpo de academias chega às vitrines de lojas com manequins 'saradas'

A adoção de manequins com corpo mais atlético, beirando o bombado, começou há dois anos, durante os preparativos para Copa do Mundo.

Grife de Luciano Huck é acusada de incentivar "pedofilia e cultura do estupro"

Loja de camisetas do apresentador divulga imagem de crianças com estampas para adulto e gera polêmica pela frase: 'Vem ni mim que eu tô facin'.

Manifestação em BH, 6 de março: mulheres contra a violência doméstica, sexual e do Estado

Convidamos a todas e todos vocês para participarem conosco da manifestação no dia 6 de março, sexta feira, na comemoração do dia Internacional da Mulher. Que cada pessoa leve sua forma de protesto, de denuncia. Leve seu cartaz. Leve seu tambor para engrossar o grupo dos tambores. Leve uma flor para colocar junto as cruzes. Leve seus pincéis para escrever na faixa. Enfim, participe construindo também o ato.

Os 21 empregos mais bem pagos para as mulheres no Brasil

A desigualdade de gênero no mercado de trabalho ainda é uma realidade no mundo – inclusive no Brasil. Apesar de o mercado não ser favorável às brasileiras, em algumas profissões, são elas que se destacam. 

terça-feira, 3 de março de 2015

Um Grito pela Vida promove encontro contra o tráfico de pessoas em Manaus

A rede "Um Grito Pela Vida" vai realizar em Manaus, no período de 4 a 8 de março, o seu primeiro encontro internacional de formação. Esse ano o tema e "O grito pela vida que vem da Amazônia: Não ao tráfico de pessoas!".  

Projeto busca ajudar mulher vítimas de violência domestica

O projeto vai ajudar mulheres vítimas de violência doméstica e oferecer creches públicas em estações de trem da região metropolitana de RJ.

Alexandre Frota: O dia em que o estupro virou uma coisa banal e o povo bateu palmas

"Quero te dar um pega. Ela não falou nada, aí eu falei VOU PEGAR. Botei a mãe de santo de quatro, arriei a saia da mãe de santo e segurei ela pela nuca [...]. Tô sapecando a mãe de santo e ela 'pa... para' [...]. Cara, eu fiz tanta pressão na nuca dela que ela DORMIU". Finaliza aos aplausos e risos da platéia composta, também, por mulheres.

O Homem que mais defendeu as mulheres

As mulheres frequentemente foram silenciadas, controladas, diminuídas e tratadas como subumanas nas mais diversas sociedades humanas. Todavia, houve um homem que lutou sozinho contra o império do preconceito. Ele foi incompreendido, rejeitado, excluído, mas não desistiu dos seus idéias. Ninguém apostou tanto nas mulheres como ele. Fez das prostitutas rainhas, e das desprezadas, princesas.

Meninas de 9 a 11 anos também serão imunizadas contra HPV

Campanha de vacinação contra a doença sexualmente transmissível começa nesta terça-feira e a meta é que cerca de 480 mil meninas nessa faixa etária sejam vacinadas.

segunda-feira, 2 de março de 2015

83 anos de voto feminino: por mais mulheres na política!

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitoras chega a 52%, enquanto entre os 513 deputados federais somente 51 são mulheres (10%). Nas últimas eleições elas representaram apenas 30,7% dos candidatos.

Mulheres escravas, um drama cultural


A escravização de mulheres yazidis e outras práticas hediondas do grupo extremista Estado Islâmico – tais como estupro e mutilação genital para evitar a “expansão da libertinagem e da imoralidade” – são algumas das notícias que circularam recentemente, abalando consciências no mundo todo. Os relatos levam a uma reflexão sobre um cenário bem mais próximo, aqui do Brasil: por que, na raiz da violência, está o sentimento de “propriedade” sobre a mulher?

Polícia interdita casa de prostituição e dono é preso por tráfico de mulheres

Depois de uma denúncia anônima, a Polícia Civil cumpriu mandato de busca e apreensão em Ituiutaba e prendeu um homem suspeito de tráfico internacional de mulheres. No local havia várias mulheres e funcionava como casa de prostituição.

domingo, 1 de março de 2015

Ministério do Trabalho responsabiliza Vale por trabalho análogo ao escravo

A Vale foi responsabilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego por submeter 309 pessoas a trabalho análogo ao de escravo em Itabirito, Minas Gerais. Segundo auditores fiscais, motoristas eram submetidos a jornadas exaustivas e a condições degradantes e foram vítimas de fraude, promessas enganosas e ameaças. Eles também não podiam usar o banheiro e tinham que trazer água de casa.

O que não aprendemos com Dorothy Stang

Passados dez anos do assassinato da missionária americana, as lições do episódio foram esquecidas. Entre 2002 e 2013, quase metade de todos os assassinatos de ativistas ambientais do mundo ocorreram no Brasil.