sexta-feira, 15 de novembro de 2013

As mulheres na Igreja, de Martini ao Papa Francisco

“Por que identificar a imagem de Deus com aquela que nos foi transmitida por uma cultura machista”? Que anúncio kerigmático para ela, não encerrado numa visão moralista? 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Holanda se arrepende de liberar drogas e prostituição

O comentarista Carlo Germani nos manda um importante artigo, mostrando que a Holanda, um dos países mais liberais do mundo, está em crise com seus próprios conceitos. O país que legalizou a eutanásia, o aborto, as drogas, o “casamento” entre homossexuais e a prostituição reconhece que essa posição não melhorou o país. Ao contrário: aumentou seus problemas.

ONU Mulheres faz campanha contra assédio em lugares públicos

A campanha UNite pelo Fim da Violência contra Mulheres está promovendo uma conscientização sobre o assédio sexual contra meninas e mulheres em lugares públicos.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Qual o melhor lugar para ser mulher no mundo? Guia interativo mostra mapa da desigualdade de gênero no mundo

 
Um estudo anual divulgado nesta sexta-feira pelo Fórum Econômico Mundial aponta que a desigualdade entre homens e mulheres diminuiu na maior parte dos países do mundo.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Prostituição é Violência - entrevista com Sonia Sánchez


Fui prostituída cinco anos da minha vida. Nunca o vivi como um trabalho, sempre vivi como uma violência. E isso posso discutí-lo com quem seja. A prostituição não é um trabalho, é violência que se exerce contra o corpo das mulheres, além disso é violência psíquica. É terrível. O corpo pode perder a memória mas aqui na cabeça fica.

“Cura gay” e criminalização da prostituição, mas e Hannah Arendt com isso?

Eichmann fora enforcado em Israel, porém a racionalidade que lhe movia não. Assombrosamente a realidade confirma isso. Ele ainda vive em nós. Não nos faltam argumentos para julgar, legislar e até condenar o diferente. Isso fica muito evidente quando interpretamos as intenções dos dois deputados à luz do pensamento de Hannah Arendt.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Brasil está entre os dez países com mais vítimas do tráfico de pessoas

A CPI do Tráfico de Pessoas na Câmara identificou a ocorrência de exploração de seres humanos em vários locais do país e nas mais diversas atividades e tipos de vítimas: de atleta mirim de escolinha de futebol à modelo fotográfico e de crianças para adoção a garotas de programas em bordéis. A Comissão concluiu que o Brasil está entre os dez países com mais vítimas do tráfico internacional de pessoas. 

Lei Maria da Penha é aplicável aos casos de crimes virtuais

A frase utilizada como introdução a este breve estudo amolda-se com perfeição à infeliz realidade, cada dia mais comum na sociedade contemporânea: a exposição de vídeos íntimos nas mídias eletrônicas e nas redes sociais.