sexta-feira, 26 de julho de 2013

O rosto da adúltera de Jesus

"Foram os hebreus que deram os primeiros passos para a descoberta do espaço interior onde vejo a distância entre mim e a verdade sobre mim mesmo, em vez de me preocupar com a verdade política, sofro com a mentira moral".

Dicas de leitura: "A Tenda Vermelha”

A Tenda Vermelha, de Anita Diamant, é uma verdadeira viagem ao mundo bíblico através de um ponto de vista diferente daquele que conhecemos: o feminino. 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Equidade de gênero nas empresas do Brasil vai demorar para virar realidade, diz especialista

A implantação de programas de equidade de gênero pelas empresas brasileiras enfrenta desafios para se tornar realidade, disse a professora Carmen Migueles, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getulio Vargas.

Boate é condenada a indenizar filho de prostituta ferida durante trabalho

Boate onde mulher atuava fica no bairro Pauliceia,em Piracicaba (SP) 

A família de uma profissional do sexo de Piracicaba (SP) que morreu em 2009 aos 25 anos receberá cerca de R$ 200 mil em indenizações e direitos trabalhistas...

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Um papa assim nunca se viu. Ele vai conseguir?

O modo de falar do Papa Francisco é provavelmente um de seus traços mais originais. Mas, além das coisas ditas há as que foram deliberadamente caladas. Não pode ser casualidade que após 120 dias de pontificado não tenham saído ainda dos lábios de Francisco as palavras aborto, eutanásia e casamento homossexual.

Anvisa aprova vacina contra HPV para mulheres de todas idades no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acaba de aprovar a indicação da vacina Papilomavírus humano 16 e 18 (recombinate) para meninas a partir de 9 anos, sem limite de idade.

Crise atira portuguesas para a prostituição nas estrada

‘Maria’, 49 anos, sai de um carro vindo do mato. Ajeita o vestido azul de alças, com um decote tímido. Passa a escova no cabelo curto, pintado de louro, e o batom pelos lábios. Senta-se numa lata de tinta, puxa de um cigarro e aguarda pelo próximo cliente, o terceiro desde que começou a trabalhar, duas horas antes.

terça-feira, 23 de julho de 2013

A volta dos jovens à Igreja Católica

A realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, entre os dias 23 e 28 de julho, deve servir como um marco para o novo momento que a Igreja Católica vive em todo o mundo, com a chegada do papa Francisco.

O compromisso social das Igrejas e o papel-chave das mulheres

Um documento pelo compromisso social das Igrejas deve expressar hoje, naturalmente, a consciência dos problemas e das diferenças de gênero: em todas as reflexões, portanto, deve se questionar até que ponto as mulheres e os homens são afetados de forma diferente por determinadas situações problemáticas ou por abordagens específicas de solução – e isso sem repetir modelos de papéis estereotipados. 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Maria Madalena no cristianismo primitivo, desafio para reflexões cristãs modernas

Este artigo tem o objetivo de apresentar inicialmente a situação que a mulher enfrentava nas sociedades androcêntricas, localizada no mundo greco-romano e palestinense, apontando as dimensões de dependência, ruptura e contradições existentes. E revelar a partir dos escritos gnósticos o papel que Maria Madalena desempenhava como liderança no cristianismo primitivo, fazendo uma correlação para reflexões cristãs modernas.

Santa Maria Madalena: 'E discípula, também'

Fragmento de pergaminho reabre debate sobre a gnóstica Maria Madalena: teria sido não apenas mulher, mas confidente de Jesus?".

domingo, 21 de julho de 2013

A revolução de Francisco. Sem corte, rubi e camareiros

Às quatro da tarde, com o calorão romano em seus melhores dias, dois guardas suíços uniformizados e um gendarme ficam na entrada da Casa Santa Marta, a residência do Papa e de cerca de quarenta bispos, monsenhores e leigos que trabalham no Vaticano. É um sinal: o “número um” se encontra aí. 

Marta e Maria: dualismo ou complemento?

De um modo geral, as mulheres que se aproximaram de Jesus pertenciam ao escalão mais baixo da sociedade do seu tempo. Muitas delas eram doentes e foram curadas por ele. Provavelmente eram mulheres que não tinham vínculo com nenhum homem: eram viúvas indefesas; esposas repudiadas; mulheres sozinhas, sem recursos e difamadas. Havia também prostitutas, que eram consideradas fonte de impureza e de contaminação. E Jesus acolhia a todas com o mesmo respeito e dignidade.