sábado, 20 de outubro de 2012

Celebração do Santíssimo Redentor em BH

Integrantes da família oblata em Belo Horizonte, irmãs, leigos/as e mulheres, participaram da celebração do Santíssimo Redentor em um clima de muita união e alegria.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Festa do Santíssimo Redentor


Neste próximo domingo ( terceiro domingo de outubro), as Irmãs Oblatas celebram a “Festa do Santíssimo Redentor”. Celebrar a festa do Santíssimo Redentor é fazer memória da ação do Goel, o Deus resgatador em nossa realidade. Reconhecer os gritos das mulheres e suas esperanças é fazer a experiência da descida, do deslocamento, a experiência de saída de nós mesmas, a experiência do Goel.

A ministra e a prostituta. Interessante artigo de Eliane Brum


Ao propor “abolir” a prostituição na França, o governo socialista reacendeu o debate, tão velho quanto atual, sobre a quem pertence o corpo da mulher.
Quem acompanha a polêmica que se desenrola na França, pode estar se perguntando: por que, a essa altura, a prostituição ainda move tantas paixões? É uma boa pergunta, com muitas respostas possíveis.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A cada hora, uma mulher de BH recorre à Justiça pedindo proteção contra agressões


A cada hora que passa, uma mulher agredida, ameaçada ou torturada, recorre à Justiça para se proteger dos ataques de um homem. Em Belo Horizonte, até o início deste mês, foram feitos 7.400 pedidos de medidas protetivas, segundo dados da Delegacia de Mulheres da capital. Entre janeiro e agosto, o Disque Direitos Humanos recebeu 108 ligações para denunciar crimes deste tipo. O número já supera e muito o registrado em todo o ano passado, quando foram computadas 59 chamadas.

O avanço das mulheres nas eleições de 2012 e o déficit democrático de gênero

 
O ano de 2012 marca o aniversário dos 80 anos do direito de voto feminino no Brasil e as eleições de 07 de outubro possibilitaram um pequeno aumento do número de mulheres eleitas para as Câmaras Municipais e um aumento um pouco maior para as prefeituras. Mas, no geral, o avanço tem sido pequeno e o país ainda continua muito longe da paridade (50%/50%) entre homens e mulheres na política. Os partidos precisam criar mecanismos internos de inclusão feminina para que se possa superar o déficit democrático de gênero.

A liderança de mulheres na Igreja: uma prova de sua autenticidade



Para Margit Eckholt, é importante que as mulheres se façam visíveis nos vários níveis da vida eclesial e que essa visibilidade venha do reconhecimento dos serviços e cargos que elas assumem dentro da Igreja. A Igreja deve abrir espaços justamente para mulheres jovens, nos quais elas possam viver a sua fé segundo as suas próprias experiências. As formas vividas da fé, a linguagem da liturgia e da confissão devem reconquistar a fascinação de grande amor e amizade para as pessoas hoje, para que elas ‘deixem’ tudo e se coloquem no caminho de Jesus de Nazaré”.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Campanha com foco na violência contra a mulher e na prevenção ao vírus HIV é lançada em 4 idiomas



O aumento da contaminação com o vírus HIV nas comunidades indígenas fez com que pela primeira vez uma campanha de conscientização fosse lançada na língua tikuna, idioma falado por mais de 30 mil índios no Brasil. Além do tikuna, a segunda edição da campanha Mulheres e Direitos no Brasil também está disponível em português, inglês e espanhol e tem como foco a violência e a prevenção ao vírus da Aids.

Aparecida do Norte e Aparecida do Sul, duas Aparições, uma única Mensagem. O Profetismo de Maria na Romaria das Águas –

 
"Enquanto aqui no sul, a imagem da santa veio dentro de uma sacola de lixo, lá, há trezentos anos atrás, a estátua veio de dentro da água, catada que foi através do arrastão de uma rede de três pobres pescadores", escreve Antonio Cechin é irmão marista, militante dos movimentos sociais, autor do livro  Empoderamento Popular. Uma pedagogia de libertação. Porto Alegre: Estef, 2010.
As mulheres catadoras da Ilha Grande dos Marinheiros, dialogando entre elas fizeram a leitura do sinal de hoje: "A mesma mãe Maria, hoje, aqui em nosso Galpão de Reciclagem, apareceu de dentro do lixo a fim de nos ajudar dizendo para nós mulheres pobres, triplamente discriminadas pela sociedade, como negras, pobres e como mulheres".

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Que tal processar Tufão pela Lei Maria da Penha?




 por Leonardo Sakamoto
O que passa pela cabeça do sujeito em casa, que cresceu em uma sociedade machista como a nossa, quando vê um dos heróis da trama empregando violência doméstica? Em uma sociedade que canta um “tapinha não dói” e se sente vingada quando alguém que teve uma relação extraconjugal apanha em rede nacional, a Lei Maria da Penha é uma lufada de ar fresco. Mais do que apenas punição, é didática. Mas, como já disse aqui, deixou uma manada de babacas irritadíssimos com uma suposta “interferência do Estado na vida privada”.

HOTÉIS DE BELO HORIZONTE ACOBERTAM PROSTITUIÇÃO DE LUXO


Em média, programas custam R$ 400 por duas horas. Clientes são executivos que vêm a capital a negócios: políticos, autoridades e jogadores.

O tapa na cara de Carminha e as mulheres “vadias” da vida real


Carminha, a vilã falso-moralista interpretada por Adriana Esteves foi finalmente desmascarada. Carminha é a nova Geni. “Ela é feita para apanhar, ela é boa de cuspir”. A obra é de ficção e Carminha é uma personagem psicopata. Mas é curioso ver como a violência verbal sempre ecoa contra as mulheres na televisão (e na vida real, difícil saber quem imita quem nesse caso).


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Contra o poder do homem


Por José Antonio Pagola
Jesus destrói na raiz o fundamento do sistema patriarcal sob todas as suas formas de controlo, submissão e imposição do homem sobre a mulher. Não só no matrimonio; mas em qualquer instituição civil ou religiosa. Não é possível abrir caminhos para o reino de Deus e da Sua justiça sem lutar ativamente contra o sistema patriarcal.

Santa Teresa, mística para o nosso tempo


Nesta segunda feira, 15 de outubro, celebramos a memória de Teresa de Ávila. A data é significativa não apenas para a Igreja, mas também para todos aqueles que se interessam pelo valor místico, cultural e literário de Teresa e de sua obra.

Itália desmantela rede de prostituição com conexões no Brasil


A polícia de Roma anunciou nesta segunda-feira ter desmantelado uma rede de prostituição que levava transexuais do Brasil e da América do Sul para prostituição na Itália.