sábado, 1 de agosto de 2015

O papel das mulheres na Igreja Católica: uma força contra o carreirismo

Analogamente ao papel das mulheres na sociedade, uma cooperação mais imediata das mulheres como mulheres no apostolado da hierarquia poderia constituir uma força humanizante que corrija as tendências ao clericalismo burocrático e ao carreirismo.

Belo Horizonte participa da 4ª edição da Hora do Mamaço neste sábado

O intuito deste ano é orientar as mães a continuarem amamento mesmo quando precisam voltar ao trabalho
Com o tema "Amamentar e Trabalhar: basta apoiar", o evento está em sua quarta edição e vai acontecer na praça da Liberdade às 9h30.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Traficar pessoas é mais grave do que drogas. Mas quem se importa?


Trabalhadores vítimas do tráfico de pessoas para o trabalho escravo são resgatados no Pará (Foto: Leonardo Sakamoto)
O tráfico de seres humanos para trabalho escravo, exploração sexual, remoção de órgãos, mendicância forçada, adoção ilegal e casamento forçado é um dos crimes mais lucrativos do mundo. Apesar disso, ele ganha muito menos destaque nos noticiários brasileiros do que o tráfico de drogas ou de armas.

Minas foi o segundo estado brasileiro em número de vítimas de tráfico de pessoas em 2013

Dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça nesta quinta-feira. Das 29 vítimas registradas em Minas, 23 foram encontradas em situação de trabalho escravo e outras três eram exploradas sexualmente fora do país.

A Naturalização: estupro e pedofilia na mídia

campanha da grife de Luciano Huck.
Apesar de o tema implorar por um textão, com muitas estatísticas e depoimentos e manifestações e relatos, eu vou fazer diferente. Vou citar três exemplos e serei breve na introdução.

Diálogos pela Liberdade na Secretaria Estadual dos Direitos Humanos

Dentro das ações do Projeto Diálogos pela Liberdade, impulsionado pela Pastoral da Mulher de BH – Unidade Oblata em MG-  que promove a defesa dos direitos das mulheres que exercem a prostituição, representantes da Pastoral realizaram os primeiros contatos com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, comandada por Nilmário Miranda.

Lei Maria da Penha fez evoluir definição da violência doméstica

Especialistas e vítimas dizem que a lei ampliou o conceito e a conscientizou. Segundo a Secretaria de Segurança, números de ataques estagnaram em um ano.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Mulheres são as maiores vítimas de tráfico humano no PA

Foto: Tarso Sarraf/O Liberal
Na semana em que o Brasil se mobiliza para enfrentar o problema, dados revelam que aos poucos o crime vem sendo denunciado.

Núcleo de Mulheres Jovens lança a campanha de enfretamento à violência

A campanha "Não me cale, nem me culpe. #merespeitaae” é uma iniciativa que se pretende inovadora para o enfrentamento da violência contra as mulheres, pois aborda as particularidades das violências sofridas pelas mulheres jovens.

Anistia Internacional em defesa das prostitutas

O relatório da Anistia afirma que a criminalização do mercado do sexo motiva mais assédio e violência contra as prostitutas, inclusive por parte da polícia.

Sexualidade e violência vendem? Estudo diz que temas distraem o público

Cervejarias costumam apelar para sexualidade
Tidos como receitas de sucesso no passado, temas podem afastar atenção do consumidor e ser negativos para o produto.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

"Jogaram gasolina e tentaram me queimar viva", diz vítima de tráfico humano

 Kemi conta ter sido seduzida por traficantes em troca de promessa de trabalho e estudo
Reprodução/BBC
Comércio de pessoas para exploração sexual, trabalho escravo e até remoção de órgãos atinge milhões ao redor do mundo.

Indianara Carvalho revela: 'Eu já fiz book rosa'

Depoimento da modelo abre série de reportagem 'Dossiê book rosa' sobre o mundo real da prostituição de luxo retratado na novela 'Verdades Secretas'.

Exploração sexual infantil aumenta em Moçambique

Moçambique continua a ser um país de origem, trânsito e, em menor grau, de destino para homens mulheres e crianças submetidos a trabalho forçado e tráfico sexual. 

Briga na zona boêmia termina com um morto e um ferido no Centro de BH


De acordo com a Polícia Militar (PM), três clientes teriam se envolvido em uma briga no "Hotel Brilhante" durante a madrugada e foram retirados do local pelo segurança. Um deles, no entanto, disse que se vingaria do funcionário, que o teria agredido com um cassetete. Um tempo depois, o suspeito voltou armado e atirou quatro vezes contra o segurança. Na confusão, um taxista, estacionado próximo, foi atingido na barriga por uma bala perdida.

Marca causa polêmica com camiseta de 'troféu' para mulheres

A marca de varejo de roupas Target está causando uma grande polêmica nos EUA. Em seu site, a marca disponibilizou uma camiseta para mulheres que vem com a palavra "Troféu" escrita na frente ("Trophy", no original). Na descrição do produto, ainda há a frase "esposa-troféu" ("Trophy Wife").

O que querem as mulheres da Ilha do Marajó?

Mulheres marajoaras. Elas se reuniram para discutir a necessidade de políticas públicas voltadas a elas (Foto: IEB )
Movimento pela igualdade de gênero ganha força na Amazônia. Combate à violência e promoção de saúde estão na pauta.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Yasmin Brunet conheceu prostitutas de luxo para Verdades Secretas

"O contato com prostitutas me fez abrir os olhos e me livrar de vários preconceitos", diz a atriz (Foto: Gui Paganini)
A estreia nas novelas já foi, de cara, na base do escândalo, como a prostituta Stephanie, de Verdades Secretas. Mas, book rosa à parte, Yasmin Brunet tomou gosto pela arte de atuar.

Angola é "origem e destino" para tráfico de seres humanos

O Relatório Global de Tráfico de Pessoas – 2015 reconhece que mulheres do Vietname e do Brasil são alvo de tráfico para prostituição em Angola, juntamente com chinesas e congolesas, estas também para trabalhos forçados no país e alvo de vários tipos de violência.

Site prega violência contra as mulheres e incentiva estupro

A internet é espaço para todo tipo de debate. Mas nesse universo da liberdade de expressão também há crimes e cultos de todos os tipos. É o caso de um site intitulado “Tio Astolfo”, que usa a rede mundial de computadores para propagar a “filosofia do estupro”, com um guia de como violentar sexualmente uma mulher na escola, na universidade, na balada. 

Persistem o tráfico de mulheres e a prostituição infantil na Ásia

O tráfico de mulheres, a maior parte provenientes de países limítrofes – como Birmânia, Camboja ou Laos – continua lotando os prostíbulos tailandeses, onde essas pobres vítimas, muitas vezes menores de idade, são mantidas como escravas.

Mulheres negras preparam marcha nacional para exigir direitos


 “Nosso feminismo se inspira nas guerreiras africanas. Levantar a cabeça é necessário, negras e pretas revolucionárias”. Os versos de rap cantados pela ativista Larissa Borges embalaram o dia 25 a discussão sobre a primeira Marcha de Mulheres Negras, marcada para o dia 18 de novembro, em Brasília. Reunidas na 8ª edição do Festival Latinidades, cerca de 50 mulheres trocaram experiências sobre a identidade negra feminina e as principais demandas desse público, que serão apresentadas na marcha.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Cidade de Gales planeja criar zona específica e protegida para prostitutas

A polícia da cidade galesa de Newport (oeste do Reino Unido) estuda a possibilidade de criar uma zona específica e protegida para as prostitutas e seus clientes, informou neste domingo emissora britânica "BBC".

ONU Mulheres e União Europeia lançam currículo para o ensino médio sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas

Iniciativa “O Valente não é Violento”, que atua pelo fim de estereótipos de gênero e comportamentos machistas, produz conteúdo pedagógico livre, para colaborar na formação de estudantes no Brasil. Conteúdo pedagógico foi financiado pela União Europeia e revisado pela Unesco. 

Manda foto nua para 'ficante' no WhatsApp e é chantageada por sexo

Adolescente de 16 anos foi a Divinópolis com medo de ter fotos íntimas publicadas na internet; mãe da menina descobriu a situação e chamou a polícia; jovem foi preso.

'Queremos promover masculinidades não violentas'


Pesquisadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e diretora da ONG Promundo, portuguesa vive entre o Rio e o exterior

A “revolução” virá da socialização. Fizemos estudos que mostram como há uma transmissão da violência de geração para geração. Se a prática do cuidado for disseminada nessa lógica, conseguiremos promover a transmissão geracional deste valor.

Assédio sexual no transporte público reflete ideal machista da sociedade

A impunidade contribui para a normalização da violência contra a mulher. “O machismo não é uma ação isolada é uma forma de organização da sociedade em que se estabeleceu que o ser masculino tem poder sobre o corpo da mulher. Essa forma de organização se coloca em diferentes âmbitos, inclusive dentro do ônibus”.

domingo, 26 de julho de 2015

A partilha do pão

A atitude de Jesus é a mais simples e humana que podemos imaginar. Mas, quem nos vai ensinar a nós a partilhar, se só sabemos comprar? Quem nos vai libertar da nossa indiferença ante os que morrem de fome? há algo que nos possa fazer mais humanos? Produzir-se-á algum dia esse «milagre» da solidariedade real entre todos?