sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O Menino Jesus era uma criança pobre e sem-teto

O significado histórico do nascimento de Jesus Cristo, uma criança pobre sem-teto, cuja mãe estava muito mal abrigada, como acontece com mendigas, contando apenas com o marido para assisti-la, é cada vez menos lembrado.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O DIA EM QUE VI DEUS (Frei Betto)

Natal é a "despapainoelização" do espírito. É quando o coração torna-se manjedoura e, aberto ao outro, acolhe, abraça e acarinha. Violenta-se quem faz da festa do Menino Jesus uma troca insana de mercadorias. Quantas ausências nesses presentes!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Feliz Natal: ver com os olhos do coração -por L. Boff-

O que mais nos falta hoje: a capacidade de resgatar a imaginação criadora para projetar melhores mundos e ver com o coração. Se isso existisse, não haveria tanta violência, nem crianças abandonadas nem o sofrimento da Mãe Terra devastada.
Para os cristãos vale a figura do menino Jesus que tirita sobre as palhinhas sendo aquecido pelo bafo do boi e do jumento. Disseram-me que ele misteriosamente através de um dos anjos que cantaram nos campos de Belém enviou a todas as crianças do mundo uma cartãozinho de Natal no qual dizia:

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Revelando o equilíbrio de gênero no coração da nossa tradição católica

"É uma boa nova para a nossa Igreja contemporânea reconhecer o equilíbrio de gênero bem no centro de nossa tradição católica. O Espírito Santo de Deus, a trabalho ao longo da história, seja nas mulheres ou nos homens, traz libertação, compaixão e justiça a um mundo à espera", escreve Christine Schenk, irmã da Congregação de São José. 

domingo, 21 de dezembro de 2014

As Madalenas de Francisco

Francisco, as prostitutas, e os escravos e escravas sexuais e do trabalho forçado. Se existe um mundo que Jorge Mario Bergoglio nunca removeu do seu horizonte é o dos homens e das mulheres sujeitos ao domínio dos patrões, proprietários do corpo e do trabalho alheios, que atuam na indiferença da sociedade contemporânea.