sábado, 3 de novembro de 2012

Mulheres trabalham mais durante a vida, porém recebem aposentadoria menor


Nos últimos anos de trabalho, depois de mais de 30 como empregada doméstica em Petrópolis, Jurema contava nos dedos o tempo que faltava para a sua aposentadoria. Mas o tão sonhado descanso nunca chegou: foi diagnosticada com leucemia e morreu alguns meses antes de completar a idade necessária para descansar.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

2 de Novembro: Celebração da Finitude


Celebrando a festa de finados, celebremos alegremente nossa finitude. Ela nos assegura de nossa proximidade a Jesus Cristo, aquele que nos salvou e redimiu. Ela nos anima, igualmente, a lutar contra tudo que , na vida, impede que o ser humano tenha em sua condição de ser finito um motivo de júbilo e não de pavor.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL


SESI faz parceria com a Infraero para sensibilizar sociedade
Representantes da rede ECPAT France (End Child Prostitution And Trafficking– Fim da Prostituição e Tráfico de Crianças) e do Conselho Nacional do SESI anunciaram a realização de uma campanha de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, com foco nos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos.

Todos os santos


 

Olhe bem à volta: quem sabe você, hoje, cruza com um santo. Na aparência, um porteiro de edifício, um trocador de ônibus, uma idosa debruçada na janela de casa, um palhaço que diverte as crianças na praça. Santo é assim. Igual a gente. Mas bem diferente, pela graça de Deus.
Santo não é a pessoa muito religiosa. É a mais amorosa. Aquela que é capaz de sair de si para cuidar dos outros

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mulher é esfaqueada em hotel no centro de Belo Horizonte



A vítima, uma mulher em situação de prostituição,  foi socorrida por uma viatura do Samu e levada para o Hospital João XXIII. Ela, de 64 anos,  sofreu duas perfurações no pescoço e duas no abdômen.

A barbárie da agressão sofrida por esta mulher na tarde de ontem deixou as suas colegas, e à Equipe da Pastoral da Mulher de BH, em estado de profunda consternação e indignação.


Alma Indignada


Ante a agressão violenta sofrida por uma das mulheres que vivem nos hotéis do hipercentro, Marcos, religioso redentorista que colabora na Pastoral da Mulher, nos faz chegar um poema que clama por justiça e respeito à vida.

Injustiça!: Prisão preventiva para frei Gilvander por denunciar uso indiscriminado de agrotóxico?


Mais de 50 organizações e atores sociais assinaram e estão divulgando por meio da internet e das redes sociais um manifesto contrário ao uso excessivo de agrotóxicos e contra a criminalização de Frei Gilvander Luís Moreira, padre da Ordem dos Carmelitas e militante dos direitos humanos no estado brasileiro de Minas Gerais.  O manifesto denuncia que Frei Gilvander teve a prisão preventiva decretada após denunciar, por meio de vídeo postado no youtube e em http://gilvander.org.br, a grande quantidade de agrotóxico presente em feijão produzido no município de Unaí, no noroeste do estado.

As telenovelas acompanham as mudanças da família brasileira


Esther Hamburger defende que há uma diversidade de arranjos familiares nas novelas que se relaciona com a diversidade de arranjos que existe na sociedade brasileira. 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Oficina de saúde na Pastoral da Mulher de BH

 

Aconteceu esta segunda feira (28) uma oficina de saúde no Cantinho da Paz (sede da Pastoral da Mulher de BH), desenvolvida pelas alunas da Escola de Enfermagem da UFMG para  alertar às mulheres  sobre hábitos e cuidados que precisam ter para evitar doenças e ter uma vida saudável. Foi dada uma orientação sobre hipertensão,com realização da aferição da pressão arterial.

Prostituição nas páginas de jornais





Especialistas destacam que a falta de fiscalização eficiente pode favorecer a exploração sexual de menores.
No submundo da prostituição, a profissão – uma das mais antigas da história – ganhou notoriedade impulsionada, também, pela mídia. Não é difícil encontrar em jornais impressos, por exemplo, anúncios de prostituição na sessão de “Acompanhantes”,  oferecendo programas balizados num jogo de fantasias, sedução, sexo sem restrição, a preços que variam com o status do cliente.

MP quer responsabilizar mães por colaborar com prostituição de filhas


A polícia do Rio de Janeiro está procurando envolvidos na exploração de menores para prostituição na Favela da Rocinha. O Ministério Público quer responsabilizar as mães das adolescentes, depois da denúncia do Fantástico.

Desarticulado núcleo de prostituição infantil na Rocinha (RJ)


A Polícia Civil desbaratou um esquema de prostituição de menores na Rocinha, na quinta-feira passada, com a prisão do principal agenciador das jovens, o cabeleireiro Dhemian Alves Lopes, de 24 anos, como mostrou neste domingo o programa “Fantástico”, da TV Globo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Europa se une contra turismo sexual

Países europeus farão campanha para combater exploração sexual durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas .
Segundo o Sesi, a relação entre a intensidade do turismo e o aumento das denúncias de prostituição são alarmantes em São Paulo e na Bahia.

Grandes eventos podem aumentar exploração sexual de menores no Brasil


A exploração sexual de crianças e adolescentes está ligada às atividades turísticas de lazer. Por isso, podemos projetar que a realização de grandes eventos esportivos mundiais, ao promover um aumento do fluxo de pessoas (para o Brasil), pode ampliar o número de casos desse tipo.

domingo, 28 de outubro de 2012

Com olhos novos


Por J. A. Pagola
A cura do cego Bartimeu é narrada por Marcos para urgir as comunidades cristãs a sair da sua cegueira e mediocridade. Só assim seguirão Jesus pelo caminho do Evangelho. O relato é de uma surpreendente atualidade para a Igreja dos nossos dias.