terça-feira, 30 de outubro de 2012

Oficina de saúde na Pastoral da Mulher de BH

 

Aconteceu esta segunda feira (28) uma oficina de saúde no Cantinho da Paz (sede da Pastoral da Mulher de BH), desenvolvida pelas alunas da Escola de Enfermagem da UFMG para  alertar às mulheres  sobre hábitos e cuidados que precisam ter para evitar doenças e ter uma vida saudável. Foi dada uma orientação sobre hipertensão,com realização da aferição da pressão arterial.


Foi explicado como o colesterol alto é um dos maiores causadores de doenças cardíacas. A gordura em excesso / colesterol acumula-se nas paredes das artérias coronárias, causando a aterosclerose, o que diminui o fluxo de sangue e de nutrientes para o coração. Se o fornecimento de sangue é drasticamente diminuído ou cessado, ocorre o ataque cardíaco. O mesmo acontece com o cérebro.
 
Fomos informadas, também dos diferentes tipos de colesterol que existem, de acordo com as lipoproteínas que o transportam:
a)      Lipoproteínas de baixa densidade, LDL, ou colesterol "mau": deposita-se na parede das  artérias, tornando-as rígidas e estreitas;
b)       Lipoproteínas de alta densidade, HDL, ou colesterol "bom". Este tipo de colesterol "limpa" o colesterol que está em excesso nas artérias e transporta-o de volta para o fígado.
As alunas de Enfermagem recomendaram  reduzir o colesterol alto no sangue através do controle da dieta: consumindo  mais frutas e legumes frescos e diminuindo o consumo de gorduras saturadas, produtos animais e alimentos industrializados, especialmente aqueles feitos com óleos hidrogenados.
 
Os alimentos  que podem reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom (HDL), entre outros, são: as castanhas e nozes; o chocolate(preto ou amargo, consumido em pequenas quantidades); o alho e a cebola; peixes; laranja, morango, kiwi e goiaba ( possuem a vitamina C que reforça as artérias); azeite de oliva e abacate.
 Finalmente, uns conselhos práticos para enfrentar o colesterol elevado:
• Perca o peso que tem em excesso
• Adopte uma alimentação saudável
• Faça exercício diariamente
• Pare de fumar e não beba em excesso

Nenhum comentário: