sábado, 3 de outubro de 2015

A prostituição cabe num dos melhores museus do mundo


Em 1878, Henri Gervex apresentou "Rolla". As autoridades consideraram a imagem imoral, o que só atraiu mais curiosidade
Abriu com dois dias de atraso por causa de uma greve. Mas já é possível ver a grande exposição que um dos principais museus de Paris dedica à prostituição. Degas, Manet ou Picasso estão lá.

Só para meninas e só para meninos. Será?


A imposição dos estereótipos de gênero e a minha experiência de compra no O Boticário do Shopping Difusora.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Hospital Luxemburgo oferece exame de mama gratuito para mulheres entre 40 e 69 anos

Foco da campanha é 'Não conte com a sorte'. Mulheres podem ligar e agendar as consultas.

Assédios e até suicídio: O feminicídio também usa farda policial no Brasil

 Policiais relataram casos de assédio por parte de superiores às senadoras (Waldemir Barreto/Agência Senado)
Dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que 40% das policiais das guardas municipais, perícia criminal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Federal já sofreram algum tipo de assedio moral ou sexual.

O que fazer para ajudar quem está num relacionamento abusivo

Todo mundo já esteve ou conhece alguém que esteve num relacionamento abusivo. Esse tipo de relacionamento acaba acontecendo mais na esfera amorosa — ou a gente tem a impressão de que acaba acontecendo mais porque falamos muito mais sobre esses. Muita gente fantástica já escreveu (ou publicou vídeos, como é o caso desse aqui da diva Jout Jout) material que ajuda a identificar um relacionamento abusivo, então já temos essa super mão na roda.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Como funciona a prostituição no Acre

Garotas de programa sofrem ameaças e são coagidas a pagar pelo espaço; agressões e até estupros fazem parte do cotidiano

Considerado um dos maiores pontos de concentrações de prostitutas de Rio Branco, a Via Chico Mendes, no Segundo Distrito, passou a ser antro de exploração sexual, com regras bem definidas por três homens: dois traficantes e um agiota. Prostitutas pagam ‘aluguel’ para eles.

Prostituição, regulamentação e direitos

Seminário A Prostituição: uma abordagem desde os Direitos Humanos
Após uma ampla abordagem sobre os direitos humanos na abertura do seminário A prostituição: uma abordagem desde os direitos humanos, realizado no dia 23 de setembro na Escola de Direito Dom Helder Câmara,  Rudá Ricci (sociólogo e cientista político) levanta a questão da importância do diálogo sobre as questões da prostituição, ressaltando que é preciso diferenciar quando uma pessoa é jogada na situação e quando ela adota isso como profissão. “Assumimos uma postura pudica e não abrimos o debate”, diz ele.

A cada 48 horas, uma mulher se queixa de assédio sexual nos trens de SP

A cada dois dias, uma mulher registra um boletim de ocorrência por assédio na Companhia do Metropolitano (Metrô) e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Dois em cada três casos (69%) ocorreram nos horários de pico.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Objetificação da mulher em comerciais é tão ruim que afeta até os homens, diz estudo

Em última análise, todos são prejudicados quando as mulheres são reduzidas a objetos sexuais.

Judith Butler fala sobre feminismo e prostituição

“Queremos continuar vivendo e amando fora de zonas jurídicas e legais”, afirma em entrevista  Judith Butler. Sobre o trabalho sexual explica: “Sei que minha posição é de certa forma controversa. É preciso encontrar as formas de se opor ao tráfico de crianças e à exploração dos imigrantes. Mas ao mesmo tempo temos que apoiar os direitos das trabalhadoras sexuais para que possam trabalhar em condições seguras e ter um salário digno e uma aposentadoria”.

Profissionais do sexo debatem política de prostituição no Brasil

Profissionais do sexo do Maranhão  estão reunidas em São Luís para discutir a situação dessas mulheres, com o intuito buscar políticas públicas que lhes tragam benefícios. Elas estão participando do 8º Encontro Estadual de Profissionais do Sexo do Maranhão, iniciado na segunda-feira, dia 28, na capital maranhense e que se estende até hoje.

Lei Maria da Penha: prisão preventiva do agressor com medida protetiva de urgência

O problema da violência contra a mulher é um problema social, causado pela cultura machista perpetuada pela sociedade que incute na cabeça das pessoas que a mulher deve ser submissa, que culpabiliza quem na verdade é vítima, que ainda vê o homem como ser superior.

Existe 'coisa de menino' e 'coisa de menina'?

Quando eu era criança, minha cor preferida era rosa e eu ouvia as pessoas dizendo que eu deveria gostar de azul porque rosa era "coisa de menina". Eu ficava um tanto confuso e indignado: "Por que eu não podia gostar de rosa e quem inventou essa história?

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Evangélicos querem “conceito bíblico de família”. Que tal uma pesquisa bíblica?

As divergências nos conceitos entre família é analisada sobre a luz da própria bíblica.

Como seria se as pessoas tratassem o roubo como tratam o estupro?

Se uma mulher é estuprada, de quem é a culpa? Provavelmente você não demorou muito tempo para encontrar a resposta na sua mente: dela. Não deveria, mas é comum uma mulher que foi violentada sexualmente ouvir que ela "pediu por isso", que "ninguém mandou andar sozinha à noite", que "bebeu demais e deu nisso", que "também, com esta saia curta!" entre outros comentários deste tipo que a culpabilizam pelo crime. Mas já imaginou como soaria ridículo associar os mesmos comentários a outros crimes, por exemplo, os de roubo?

Documentário mostra mulheres afegãs enfrentando barreiras culturais e de gênero com a ajuda da bicicleta

Meninas afegãs encontram na bicicleta uma forma de libertação (Foto: Reprodução Vimeo)

No país onde garotas são proibidas de dirigir, um grupo crescente de mulheres tem arriscado andar de bicicleta como forma de libertação. Essa a história é retratada no documentário Afghan Cycles, que ainda busca recursos para finalização e deve ser lançado em 2016.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto ao que já foi a Presidência da República, o Ministério da Educação substituiu o Comitê de Gênero (que poderia contribuir no combate à homofobia, à transfobia e ao machismo e na promoção da diversidade na educação), pelo Comitê de Combate às Discriminações – que de tão amplo, pode ser qualquer coisa.

Por que homens famosos conseguem se safar de casos de violência contra mulheres?

A resposta pode parecer óbvia. Eles são ricos, poderosos e famosos. Gente rica, poderosa e famosa tem maneiras de dar um jeitinho na questão legal. Mas e a repercussão cultural?  O fato de que esses homens têm mais respeito que estigma fala muito sobre a falta de consideração que nossa cultura tem pelas mulheres.

domingo, 27 de setembro de 2015

Cinco mulheres mais importantes do que se pensava na vida de Jesus


Foi uma mulher a primeira a receber o anúncio da ressurreição de Jesus, que os cristãos hoje assinalam. Mas há outras mulheres importantes na vida de Cristo, mais decisivas do que tradicionalmente se acreditava.