sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Hospital Luxemburgo oferece exame de mama gratuito para mulheres entre 40 e 69 anos

Foco da campanha é 'Não conte com a sorte'. Mulheres podem ligar e agendar as consultas.

Mulheres que tenham entre 40 e 69 anos e, preferencialmente, que não fizeram exame de mama nos últimos 12 meses vão poder passar pela avaliação médica gratuitamente no Hospital Luxemburgo, em Belo Horizonte, ao longo deste mês de outubro. A ação será feita pelo Instituto Mário Penna (IMP), em virtude da campanha do Outubro Rosa.

Neste ano, o foco é: “Não conte com a sorte”. Na abordagem, o IMP adverte sobre a grande probabilidade do desenvolvimento do câncer de mama em uma a cada 12 mulheres ao longo da vida. Para marcar o exame, as pacientes podem ligar para o telefone: (31) 3349-1212.

Fonte: Estado de Minas



Outubro Rosa tem ações de conscientização sobre câncer de mama e do colo do útero


Início da campanha foi marcado pela iluminação do Palácio da Liberdade e Praça da Estação, na Capital

Em 2015, a campanha Outubro Rosa, em Minas Gerais, será mais ampla e vai abordar a saúde integral da mulher. Além do câncer de mama, as ações preparadas pela Secretaria de Saúde (SES) também trabalham com informações e ações de conscientização e prevenção ao câncer do colo de útero.

O início da campanha, que aconteceu ontem, foi marcado pela iluminação em tom rosa de dois espaços da capital mineira: o Palácio da Liberdade e a Praça da Estação, onde também haverá distribuição de panfletos e laços rosa, símbolo da campanha. Na sede do Governo, na Cidade Administrativa, estão sendo distribuídos material informativo, balões e laços.

Durante todo o mês haverá iluminação de monumentos públicos, distribuição de panfletos informativos e de laços, publicidade nos shoppings populares, rádio, internet, revistas, jornais da Capital e do interior, entre outras ações de divulgação e conscientização que serão realizadas em parceria com instituições públicas e privadas.

"A campanha tem o objetivo de compartilhar com as mineiras informações acerca das boas práticas relacionadas à saúde da mulher, que podem promover melhor qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas, entre elas o câncer de mama e do colo do útero", explica a coordenadora de Saúde da Mulher e Rede Cegonha da SES-MG, Ana Cardoso.

Segundo Ana Cardoso, "a inclusão da abordagem à prevenção por diagnóstico precoce do câncer do colo do útero se deu pela sua importância para a saúde da mulher".

PARCERIAS - Mais de 50 parceiros de diferentes segmentos da sociedade, como educação, saúde, comércio e ONGs vão auxiliar na transmissão das informações por meio da distribuição de material informativo da campanha, divulgação em redes sociais e promoção de eventos.

Entre os parceiros estão o Grupo Pérolas de Minas, que vai promover uma exposição fotográfica sobre o câncer de mama, palestras e caminhada na Praça Alberto Dalva Simão, na Pampulha; o Centro de Instrução da Aeronáutica (CIAAR), que promove no próximo 18, Dia do Aviador, caminhada em Lagoa Santa, onde haverá um estande da saúde com médicos e enfermeiros para orientação sobre a doença; e a Guarda Mirim de Sabará, que vai promover palestras nas escolas com a participação de mulheres que tiveram a doença e que contarão sua história, além de ações de conscientização em praças da cidade e blitz educativa.

INFORMAÇÕES - Conheça todos os parceiros e as ações que serão promovidas, acessando http://www.saude.mg.gov.br/images/noticias_e_eventos/00_2015-maio-junho/Parceiros_Outubro_Rosa_SES_2015.pdf. Para acompanhar todas as atividades e notícias produzidas pela Secretaria de Saúde no mês de outubro, acompanhe nossas redes sociais.


Outras informações sobre a campanha e dados de ações da SES para controle do câncer de mama e do colo do útero estão disponíveis em www.saude.mg.gov.br/saudedamulher.

Nenhum comentário: