sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MUDANÇA


Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos. Veja o mundo de outras perspectivas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

OAB pede retirada de site com ofensas a estudante que teve braço quebrado por recusar beijo


 Um caso de agressão física ocorrido no Rio Grande do Norte, no último dia 1º de outubro, revoltou potiguares e internautas de todo o país. Naquela noite, ao frequentar uma boate, a universitária Rhanna Diógenes, de 19 anos, teria sido vítima de um ato de violência de um rapaz identificado como Rômulo Lemos. Ao tentar beijá-la, o rapaz recebeu uma resposta negativa e, enfurecido, quebrou o braço da moça. No hospital, foi constatado uma fratura de dois ossos (rádio e ulna).

Contribuições dos indígenas e das mulheres para renovar a teologia



As novas contribuições da teologia provenientes dos povos originários, mulheres e outros setores excluídos que hoje têm maior protagonismo nos países do Cone Sul e Brasil, foram refletidos e debatidos durante as Jornadas Teológicas que concluíram no dia 15 na Universidade Católica Silva Henrique, em Santiago do Chile.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CPI do tráfico de pessoas do Senado revela São Paulo como forte polo receptor

Segundo a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da CPI, “São Paulo é economicamente a cidade mais desenvolvida do país, isso a torna um polo de atração também para a exploração sexual e da mão-de-obra de obra de trabalhadores das regiões menos desenvolvidas e de estrangeiros”.

Mulheres portadoras de HIV recorrem mais à espiritualidade




Publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP em março, o artigo “Qualidade de vida de mulheres vivendo com o HIV/aids de um município do interior paulista” aplicou um questionário, abordando a qualidade dos domínios físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, meio ambiente  e espiritualidade, a 106 mulheres soropositivas. Para a autora Joice Gaspar, enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, e colegas, tal avaliação é necessária uma vez que o indivíduo soropositivo é “tratado de forma excludente e estigmatizante, sofrendo ruptura nas relações afetivas, problemas com a sexualidade e falta de recursos sociais e financeiros”, o que compromete sua qualidade de vida (QV).

Portugal: Crise joga mulheres na prostituição

Mães na prostituição para pagar dívidas
"Tem, de facto, aumentado muito o número de mulheres casadas na prostituição, que encontram nesta atividade a última e desesperada saída para o pagamento das suas contas e, quantas vezes, para dar de comer aos filhos", disse ao Correio da Manhã Inês Fontinha, presidente da Associação Ninho, sublinhando que "na esmagadora maioria dos casos, os maridos não sabem que as suas mulheres se prostituem". Segundo Inês Fontinha, em causa está "uma situação terrivelmente preocupante", uma vez que "as novas prostitutas são mulheres de classe média que perderam o emprego e que se encontram atoladas em dívidas".

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Benigna – vítima de feminicídio, santa em sua comunidade, beata pela Igreja Católica


Benigna Cardoso da Silva, 13 anos, assassinada a golpes de facão no dia 24 de outubro de 1941, por um adolescente também de 13 anos, Raul Alves, apaixonado por ela e revoltado pela rejeição. Este crime ocorreu no Sítio Oitis, no município de Santana do Cariri, no Ceará. Essa história foi publicada no Caderno Regional do Diário do Nordeste, do dia 9 de outubro do corrente ano. Está em curso um movimento pela beatificação de Benigna, com o apoio da Igreja Católica, diante do surgimento de um novo santuário que atrai desde 2004 romarias para o local em que Benigna viveu e está sepultada. À Benigna são atribuídas inúmeras graças e até milagres que estão sendo documentados por um monsenhor italiano, Vitliano Mattioli, designado pelo Bispo Fernando Panico para relacionar no processo de beatificação.

Manifestantes pró-ordenação de mulheres são detidos no Vaticano

Um grupo de ativistas católicos que defendem que mulheres sejam ordenadas padres tentou entregar uma petição ao Vaticano nesta segunda-feira, mas foi impedido de entrar na Praça São Pedro. Alguns deles foram detidos pela polícia.

Investimento em mulheres pode ajudar a conter fome na África


A África Subsaariana enfrentará problemas assustadores para combater a fome nas próximas décadas, mas especialistas em alimentação e desenvolvimento afirmam que uma solução para o problema é óbvia: dar poder às mulheres.
"Elas são as principais produtoras de plantações na África. Se quisermos fazer um progresso real na produção de alimentos, devemos ser capazes de investir em mulheres, melhorar suas habilidades e o acesso aos insumos de que necessitam", disse Namanga Ngongi, presidente da Aliança para uma Revolução Verde na África (AGRA), importante produtora de sementes.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mulheres em greve de sexo por estrada nova

Depois de três meses e 19 dias, 300 mulheres da cidade de Barbacoas, sul da Colômbia, decidiram encerrar a greve de sexo que faziam em protesto contra a falta de uma estrada que ligasse a região ao restante do país.
As mulheres  declararam  guerra de “pernas cruzadas”,  uma greve de sexo aos seus maridos. A greve era para manter até que eles tomem uma “posição dura” quanto à construção/reparação de uma estrada de 57 km que atravessa a povoação e que até agora não foi feita devido à ociosidade e má gestão municipal.
 “Estamos cansadas do nervosismo, incompetência e falta de iniciativa dos nossos maridos que não são capazes de exigir ao alcaide (autarca) e ao governador uma estrada digna para o povo. Eles são muito machos para nos exigir tarefas em casa, mas muito débeis para reclamar os nossos direitos na sociedade” assegurou Clarín Maribel Silva, juiz municipal e uma das 350 mulheres que participam no protesto.

Assédio sexual no transporte: um crime banalizado pela superlotação e invisibilizado pelo constrangimento das vítimas


O Metrô de São Paulo registrou mais um caso de violência sexual. Desta vez, a vítima foi uma estudante de 21 anos que foi molestada por um advogado dentro de um vagão da Linha 3-Vermelha, por volta das 18h40 da sexta-feira. O Metrô e a CPTM registraram, até julho deste ano, 43 casos de assédio contra passageiras em São Paulo. O Sindicato dos Metroviários está em campanha contra o assédio sexual e para que as mulheres não se sintam constrangidas em denunciar as violências sofridas.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a estudante relatou que o advogado Walter Dias Cordeiro Júnior colocou o pênis para fora da calça e passou a se esfregar nela. Em pé, dentro do trem lotado, ele teria impedido a jovem de deixar o vagão. Ela começou a passar mal e, quando os usuários foram socorrê-la, descobriram que estava sendo molestada.

Estupros nos vagões do metrô?, pergunta Luiza Nagib Eluf


Em artigo publicado na seção Tendências/Debates, a procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Luiza Nagib Eluf, critica a alteração do Código Penal que transformou em estupro qualquer ato libidinoso cometido com violência.