sábado, 7 de novembro de 2015

Adele fala sobre feminismo

Adele disse ser feminista e admitiu que sente que muitas vezes é alvo de perguntas sexistas só por ser uma mulher. "Se há um movimento, isso é ótimo", diz ela. "Quem está fazendo isso? Você vai me perguntar se eu sou uma feminista? Eu não acho que fazem essa pergunta para os homens em entrevistas". "Eu sou feminista. Eu acredito que todos deveriam ser tratados da mesma forma".

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O machismo seboso deixará de ser o “must” do intelectual charmoso

“Mulheres relatam violência trazida pelo desenvolvimento em Goiana e no Cabo”, diz o jornal. O culpado foi o desenvolvimento, o tamanho do vestido, o lugar em que ela foi se meter naquela hora da noite. Na notícia “mulher é morta” e não “marido mata”. A palavra “feminicídio” no jornal? Provavelmente se for pra criticar o termo. E seguimos sob o manto da naturalização da violência contra as mulheres.

Garota de Programa – Assédio no bar


Projeto Diálogos pela Liberdade produz vídeos que revelam o peso do estigma e violações de direitos sofridos pelas garotas de programa.

Reconhecimento ao projeto da Pastoral da Mulher de BH

O Ministério de Justiça publicou em seu site a  experiência do projeto “Diálogos pela Liberdade”, desenvolvido pela Pastoral da Mulher, unidade oblata em MG,  para Prevenção ao Tráfico de Pessoas.

O rapto por uma rede de prostituição que começou no Twitter e que aconteceu mesmo

Zolarmoon lançou uma história no Twitter (da qual escapou ilesa), mas que afinal aconteceu mesmo.
Uma história "louca" que começou no Twitter sobre redes de tráfico e prostituição e espantou milhões de leitores aconteceu mesmo. O Washington Post descobriu os verdadeiros pormenores do caso.

Internauta recrutador aliciava mulheres para prostituição

Uma internauta recorreu ao Facebook para alertar usuários contra um falso anúncio de emprego para secretária. A estudante de engenharia civil Marielle Araújo, de 27 anos, compartilhou as conversas que manteve com o suposto recrutador, que atraía mulheres com benefícios como carteira assinada e plano de saúde em anúncio publicado em um grupo público de postos de trabalho e estágio em São Paulo.

Como seria se as mulheres aceitassem o machismo

Para contribuir para o debate, pensamos: como seria o mundo se as mulheres achassem o machismo algo legal? Ou pior: se TODOS fossem machistas? SOCORROOO, para esse mundo que eu quero descer. 

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Cliente reclama de cartazes machistas de rede de lanchonetes e é xingada


"O The Dog Haus tem o melhor hot dog de São Paulo e o atendimento é incrível. Mas eles acham que machismo é piada, apesar de que quando estive lá mais da metade das pessoas eram mulheres, muito triste. Vocês podem ser melhor que isso, por enquanto perderam uma cliente", disse a jornalista em seu Facebook
Em uma das placas constavam uma com dicas e valores para despistar esposas ou namoradas, e na outra estava escrito "Homens: sem camiseta, sem serviço; Mulheres: sem camiseta, bebida gratuita".

O poder de “O Segundo Sexo”, de Simone de Beauvoir, hoje


Estou nas asas do feminismo desde que fui à Boca Chica, na República Dominicana, para o 12º Encontro Internacional Mulher e Saúde (20 a 23.10), que reuniu 175 mulheres de 40 países da América Latina e do Norte, África, Ásia, Caribe e Europa. Esses encontros são realizados há exatos 40 anos (1975), dos quais compareci a quatro.

As adolescentes são minhas novas heroínas

"Hoje me inspiro em quem chegou depois: em jovens mulheres, meninas e adolescentes"
A consciência e coragem das garotas de hoje são uma inspiração na luta das mulheres por mais espaço na sociedade.

Quem são as prostitutas de Goiânia

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) traçaram, durante um ano e meio, as características do perfil das mulheres profissionais do sexo na capital. O estudo ocorreu em locais públicos e privados da cidade e fizeram parte mulheres de todas as camadas sociais, incluindo profissionais de luxo.

Minha fé -por Ivone Gebara-

Parece tão simples discorrer sobre a fé se apenas repetirmos o Catecismo que nos foi ensinado. A gente decorava as verdades da fé e discorria sobre elas como aula bem aprendida. A lembrança da fé como virtude teologal, como força dada por Deus para sustentar nossa vida diária na linha do bem e da justiça fez parte da formação religiosa de muitas pessoas. A fé tinha apenas caráter construtivo positivo, estava só na direção do bem a todas as pessoas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Oficinas de enfeites natalinos

As oficinas de reciclagem ministradas na Pastoral da Mulher de BH (unidade oblata em MG)  estão sendo dedicadas a  criar enfeites natalinos para decorar a casa.

Homenagem à Taís Araújo -por Leonardo Boff-

Atriz foi alvo de ofensas racistas no Facebook
Em solidariedade à atriz Taís Araújo publico este pequeno poema-reflexão, imitando a liturgia da sexta-feira santa, como solidariedade contra a discriminação de que foi vítima. Penso que ela foi discriminada não só por sua negritude, mas por ser uma excelente artista e de singular beleza. Há nisso tudo também inveja e sentimentos menores em muitas pessoas.

1,5 mi de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

As mulheres negras são as maiores vítimas de violência doméstica no Brasil. Elas representam 60% das agredidas por pessoas conhecidas: no período de um ano, somam 1,5 milhão.

Afegã é apedrejada até a morte por cometer adultério

Uma jovem afegã foi apedrejada até a morte por talibãs e chefes de guerra por tentar fugir com o seu amante, informaram nesta terça-feira (3) as autoridades do Afeganistão.

Danilo Gentili satiriza violência contra mulher e debocha de fã

Piada sobre violência contra mulher gera críticas a Danilo Gentili, que insulta fãs na redes sociais: "É importante pra mim saber que não tenho fã arrombada".

Elas vão à luta

Mulheres ocupam as ruas e as redes sociais para protestar contra perda de direitos e denunciar abusos.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

De prostituta a santa popular

A lenda urbana conta que, após uma vida de prostituição, Maria Jandira dos Santos ficou noiva, mas foi abandonada pelo pretendente e se matou, em agosto de 1934. Desde então, seu túmulo, que fica na quadra 28 do Cemitério da Saudade, em Campinas, se tornou um dos mais visitados. Ela ganhou devotos que atribuem milagres à santa popular. Ontem, dezenas de vasos de flores foram deixados para ela no túmulo.

A internet odeia as mulheres e ninguém vê problema nisso


Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a ficarem como espectadores nesta semana, ao invés de escreverem e publicarem textos sobre os direitos das mulheres e questões de gênero. Ou seja, a cederem seu espaço para que elas falassem por si. Portanto, nos próximos sete dias, a partir desta segunda (2), mulheres de diferentes origens, histórias e regiões publicarão neste blog sobre o tema dentro da iniciativa #AgoraÉQueSãoElas. Enquanto isso, fico como leitor ao lado de vocês.

A nova escravidão

Mesmo nas metrópoles, como São Paulo, por exemplo, a cada tempo pipocam os casos de estrangeiros sendo mantidos como escravos em vários tipos de negócio. Usar as pessoas como coisas segue sendo uma prática muito comum.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dia de Finados: Morte, tema-tabu?

A morte nos reduz ao verdadeiro eu, sem adornos de condição social, propriedades ou conta bancária.

Hoje é dia dos mortos ou finados, daqueles que findaram sua trajetória entre nós. Será, no futuro, o dia de cada um de nós. Quem ousa encarar este destino inelutável? O ideal de infinitude fomenta a cultura da imortalidade disseminada pela lucrativa indústria do elixir da eterna juventude: cosméticos, academias de ginástica, livros de autoajuda, cuidados nutricionais, drágeas e produtos naturais que prometem saúde e longevidade. Nada disso é contraindicado, exceto quando levado à obsessão.

domingo, 1 de novembro de 2015

Todos os santos e pecadores


Santo não é a pessoa muito religiosa. É a mais amorosa. Aquela que é capaz de sair de si para cuidar dos outros. Seu coração é globalizado: se uma criança passa fome em algum lugar do mundo, ela sofre como se fosse seu filho. Ama como Jesus amava, sem preconceitos e com muita fome de justiça.