terça-feira, 3 de novembro de 2015

De prostituta a santa popular

A lenda urbana conta que, após uma vida de prostituição, Maria Jandira dos Santos ficou noiva, mas foi abandonada pelo pretendente e se matou, em agosto de 1934. Desde então, seu túmulo, que fica na quadra 28 do Cemitério da Saudade, em Campinas, se tornou um dos mais visitados. Ela ganhou devotos que atribuem milagres à santa popular. Ontem, dezenas de vasos de flores foram deixados para ela no túmulo.


"Ela morreu queimada", disse uma idosa para uma amiga quando passaram perto do túmulo. "Ouvi dizer que se matou porque o marido a largou", afirmou outra. Os comentários desse tipo eram muitos. Além de quem só comentava, muitos paravam em frente ao túmulo para fazer uma oração, um pedido ou um agradecimento à santa popular. Alguns deixavam flores, outros tiravam fotos.

"Eu sempre passo por aqui quando venho ao cemitério. Acredito no poder dela de fazer milagres, então faço meus pedidos e agradeço também", relatou a aposentada Alice Justino de Camargo, 69.

A comerciante Neusa do Prado, 66, também visitou o túmulo da santa popular e fez uma oração. Ela relatou que sempre passa pelo local e que, há cerca de dois anos, um filho dela sofreu um acidente e teve queimaduras pelo corpo e que isso fez com que ela se apegasse ainda mais a Maria Jandira. "Nós vimos o sofrimento do meu filho, e imaginamos o que ela sentiu quando se matou", disse.

Fonte: http://portal.tododia.uol.com.br/

Nenhum comentário: