sexta-feira, 10 de março de 2017

Sucesso do curso para novos voluntários


O curso “A  intervenção social na prostituição feminina”, promovido pela Pastoral da Mulher  foi realizado os dias 9 e 10 de março com grande sucesso. Trinta seis pessoas participaram. Muitas eram profissionais ou estudantes  da área do Serviço Social e da Psicologia, outras ativistas e militantes feministas,  e também membros de  diferentes Congregações religiosas.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Como as telenovelas brasileiras representam as mulheres

Este estudo reflete sobre a representação da figura feminina nos meios de comunicação, especificamente por meio das telenovelas brasileiras. Segundo a autora, muitas vezes elas constroem personagens femininas estereotipadas que reforçam a dominação masculina, mas existem brechas significativas para abordar temáticas contra-hegemônicas. 

quarta-feira, 8 de março de 2017

Celebração do Dia Internacional da Mulher



Comemorações e questionamentos sobre violência, desigualdade e direitos das mulheres foram algumas das questões levantadas este 8 de março na sede da Pastoral da Mulher,  Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade .

P. Vicente, novo bispo auxiliar de Belo Horizonte


É com alegria que compartilhamos hoje a noticia da nomeação pelo  papa Francisco, nesta quarta-feira (8), do padre  Vicente de Paula Ferreira como novo  bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Projeto Oblata apresenta a realidade da prostituição aos alunos de Psicologia

Dentro das comemorações da Semana da Mulher e dos eventos programados pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Psicologia da PUC Minas, a Pastoral da Mulher de BH,  Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade, participou o dia 7 apresentando, em duas sessões (manhã e noite) ,  o Documentário “ O que a vida fez da gente e o que a gente fez da vida” . 

Alunos da PUC conhecem realidade da prostituição

Continuam as ações de sensibilização com alunos de Jornalismo da PUC Minas . Nesta ocasião  outro grupo de oito alunos, com o professor Adriano Ventura, nos visitou para conhecer de perto nosso trabalho. Acompanharam-nos na visita aos hotéis e tiveram a oportunidade de escutar , na sede da Pastoral, o testemunho de algumas mulheres eu exercem a prostituição, sobre os principais problemas que cotidianamente enfrentam.

Promovendo a segurança no hipercentro com a PM

Integrantes da Pastoral da Mulher de BH, Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade,   mantiveram ontem uma cordial reunião com oficiais da Policia Militar na nossa sede . 

terça-feira, 7 de março de 2017

Greve promete mostrar como seria o mundo sem mulheres

Reação. A violência contra a mulher, a desigualdade, a exploração no trabalho e a desumanização feminina motivam uma série de protestos pelo mundo, inclusive em cidades do Brasil
Movimento que acontece em 35 países no próximo dia 8 quer denunciar desigualdade de gêneros

 Difícil pensar como seria um mundo sem as mulheres. No Brasil, elas são maioria na população (51,4%) e em postos de trabalho ligados a saúde, educação e alimentação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, na próxima quarta-feira, dia 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, milhares delas sairão às ruas para mostrar a maridos, chefes, parentes e amigos como seria um dia sem a presença do gênero feminino em casa e no local de trabalho. Essa é a ideia que move a grande Greve Internacional de Mulheres, marcada para acontecer em pelo menos 35 países, inclusive o Brasil.

A cada hora, 14 mulheres sofrem violência doméstica

Nas vésperas do Dia Internacional da Mulher, dados de 2016 da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas (Sesp-MG) revelam que, a cada hora, 14 mulheres sofreram violência doméstica no Estado. 

segunda-feira, 6 de março de 2017

Dom Mol: a guinada conservadora ameaça os pobres

Os brasileiros precisamos ter a consciência da gravidade do momento político, social, econômico e moral que vivemos nos últimos meses. No difícil ano de 2016, o país viu-se diante de projetos e decisões congressuais – alguns já implementados – que claramente trarão em curto e médio prazos consequências graves para os trabalhadores e os pobres. O rotundo silêncio do presente contrasta, inexplicavelmente, com o rotundo barulho do ontem.

domingo, 5 de março de 2017

A nossa grande tentação

A nossa grande tentação é hoje converter tudo em pão. Reduzir cada vez mais o horizonte da nossa vida à mera satisfação dos nossos desejos; fazer da obsessão por um bem-estar sempre maior, ou do consumismo indiscriminado e sem limites, o único ideal das nossas vidas.