sábado, 5 de outubro de 2013

370 mil pessoas são usuárias regulares de crack no Brasil

"Estima-se que 370 mil pessoas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal são usuárias regulares de crack e/ou de formas similares de cocaína fumada (pasta base, merla e oxi). O número representa 35% do total de consumidores de drogas ilícitas, exceto a maconha, nesses municípios. 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

“Troco de papa, mas não troco de carro”

Estou convencido de que os gestos do papa Francisco não vão impactar a maioria absoluta do clero, que continuará apegada aos vícios e a um modelo de Igreja arcaica e anti-evangélica. O clero, na sua grande maioria, é conservador e não vai querer mudar. Vai resistir o quanto puder. Haverá exceções, mas que servirão apenas para confirmar a regra. A mudança só virá se o Povo de Deus partir para a ação e começar a questionar insistentemente o seu clero, respaldado pelo exemplo do papa Francisco, exigindo mudanças significativas.

Escravidão foi berço do tráfico para exploração sexual




Não foi apenas a segregação racial, a desigualdade social entre brancos e negros e o preconceito que a escravidão herdou ao Brasil. Dentre as mazelas do período escravocrata, o tráfico de pessoas para a exploração sexual é produto direto do nefasto comércio praticado no País.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Papa Francisco, a igualdade de gênero e a ideia de machismo.

Ao evocar a palavra machismo, Francisco não está apenas tomando uma postura crítica contra a hierarquia social; ele também está rejeitando a compreensão patriarcal e essencialista das mulheres que limita a sua plena humanidade, e a plena humanidade dos homens também, reduzindo-as a estereótipos de gênero.
Francisco não apenas rejeita uma Igreja elitista, mas também rejeita a redução do catolicismo às candentes questões morais. Ele não quer reduzir a Igreja a discussões sobre o aborto, o casamento gay, a contracepção e a homossexualidade. Em seus comentários, ele faz uma distinção entre ensinamentos dogmáticos e morais, lembrando-nos de que eles não têm o mesmo peso.

"It's Your Fault": Critica à criminalização das vítimas de estupro



Esse vídeo (original "It's Your Fault"), é  uma sátira realizada por comediantes indianos acerca da onda de estupros no país. Enraizada na sociedade está a cultura de criminalização da vítima, onde a mulher vítima de estupro é vista como a culpada pelo ocorrido.

Pastoral da Mulher de Bh, em parceria com "Mães de Minas", protegendo a vida de gestantes e bebês

Um numero significativo das mulheres acompanhadas pela Pastoral da Mulher de Bh, são gravidas ou têm bebês. A nossa Entidade, preocupada com o cuidado  da vida das mulheres gestantes e de seus bebes fechou uma parceria com o Projeto Mães de Minas.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pastoral da Mulher de Bh e Comitê de Atingidos pela Copa em defesa das mulheres que estão na prostituição

Os impactos da Copa 2014 sobre  a população mais vulnerável de Bh, em particular sobre a as mulheres em situação de prostituição preocupa seriamente à Pastoral da Mulher, que retomou os contatos com o O COPAC ( Comitê Popular dos Atingidos pela Copa 2014 BH), com a finalidade de estudar ações conjuntas que visem a defesa dos direitos destas pessoas.

Papa Francisco: "Quando encontro um clerical, me torno anticlerical de vez. O clericalismo não deveria ter nada a ver com o cristianismo"

A corte é a lepra do papado”, afirma Francisco. “Cada um de nós tem uma visão do Bem e também do Mal. Devemos incitar a proceder para aquilo que cada um pensa que seja o Bem”. “O nosso objetivo não é o proselitismo, mas a escuta das necessidades, dos desejos, das desilusões, do desespero, da esperança”.” Esta visão Vaticano-cêntrica descuida do mundo que nos circunda. Não compartilho com esta visão e farei tudo para mudá-la. A Igreja é e deve voltar a ser uma comunidade do povo de Deus, e os presbíteros, os párocos, os bispos estão a serviço do povo de Deus”.

Copa do Mundo: que interesses estão em jogo?

Brasília, dia 15 de junho: 2,5 mil manifestantes tomam o rumo do Estádio Mané Garrincha aos gritos de “Da Copa eu abro mão, quero mais dinheiro para saúde e educação”. Ao atingir o cordão de isolamento da Polícia Militar nos arredores do estádio, a maioria é dispersada por bombas de gás, balas de borracha e jatos de spray de pimenta. Do lado de dentro, a seleção brasileira jogava com o Japão, na estreia do Brasil na Copa das Confederações.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Alerta contra "moralistas de plantão": Papa critica obsessão da igreja por aborto, casamento gay e contracepção

O papa Francisco afirmou que a Igreja Católica se tornou "obcecada" com a pregação contra o aborto, o casamento gay e a contracepção, e que ele escolheu deliberadamente não falar sobre esses assuntos por entender que ela deve ser uma "casa para todos", e não uma "pequena capela" focada na doutrina, na ortodoxia e em uma agenda limitada de ensinamentos morais.

Associação francesa lança campanha contra prostitução durante Copa no Brasil

Uma associação de luta contra a prostituição infantil, Ecpat France, acaba de lançar uma campanha de prevenção antes da Copa do Mundo no Brasil, com foco nos torcedores. Mais de 600 mil turistas são aguardados para o evento, o que aumenta os riscos da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Pesquisa revela que maioria não vê as mulheres da vida real nas propagandas na TV

Levantamento inédito mostra o conflito entre o que os espectadores veem e o que gostariam de ver nas publicidades exibidas na televisão.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cristianismos nada cristãos


Você notou os absurdos de certos cristianismos de hoje? Percebeu como se distanciaram por completo de Jesus de Nazaré, de sua prática e de seus ensinamentos? Percebeu que esses tais de cristianismos não têm nada de cristão, mas são uma verdadeira aberração, uma verdadeira negação da proposta do Evangelho?

domingo, 29 de setembro de 2013

O rico e o pobre Lázaro

Esta parábola é uma crítica de Jesus a um sistema opressor que gera indiferença diante do sofrimento de quem está na miséria. Os ricos insensíveis, amantes do dinheiro, não mudam seu comportamento de luxo e de esbanjamento. Sustentam uma sociedade que produz milhões de “lázaros”, aqueles que são jogados “fora dos muros” do convívio e da participação na vida.