sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Lembrando Pablo Neruda



Lembram da canção de Chico Buarque que diz: “Devolva o Neruda que você me tomou e nunca leu...”. Pois é, o escritor chileno Pablo Neruda é um daqueles grandes poetas latino-americanos que não saem nunca de nosso imaginário. Ontem, 23 de setembro se completaram 37 anos da sua morte. 

Pablo Neruda, é uma das figuras latino-americanas mais influentes do século 20, símbolo e protagonista de um Chile que viveu um esperançoso processo político truncado pelo golpe militar sangüento de Pinochet. Além de embaixador do Chile na França, foi cônsul na Espanha e no México, recebeu o Nobel de Literatura e o Prêmio Lênin da Paz. Abaixo, transcrevemos um desses poemas românticos de autoria de Neruda,

 
MULHERES


 
Elas sorriem quando querem gritar.

Elas cantam quando querem chorar.

Elas choram quando estão felizes.

E riem quando estão nervosas.



Elas brigam por aquilo que acreditam.

Elas levantam-se para injustiça.

Elas não levam "não" como resposta

quando acreditam que existe melhor solução.



Elas andam sem novos sapatos

para suas crianças poder tê-los.

Elas vão ao medico com uma amiga assustada.

Elas amam incondicionalmente.



Elas choram quando suas crianças adoecem

e se alegram quando suas crianças ganham prémios.

Elas ficam contentes quando ouvem

sobre um aniversário ou um novo casamento.



Pablo Neruda

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia Internacional contra a Exploração Sexual eo Tráfico de Mulheres e Crianças


Para marcar Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, celebrado nesta quinta-feira (23 de setembro), vários estados brasileiros promovem ações de mobilização para prevenção à exploração sexual e o tráfico de pessoas.

As atividades ocorrem hoje, 23 e amanhã, 24 de setembro, por meio da articulação dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados. Apoiados pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, os eventos programados acontecem no âmbito da rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas, nos estados de São Paulo, Goiás, Ceará, Bahia, Pernambuco e Pará.

O Brasil vai participar das mobilizações em todo o mundo para chamar a atenção das autoridades do Poder Público e da Sociedade Civil, principalmente, para o crime de Tráfico de Pessoas. Dentre as ações, destaca-se a realização de reuniões, seminários e atos públicos.

Em São Paulo, no município de São Sebastião, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo em parceria com o Serviço da Mulher Marginalizada e com a Secretaria Nacional de Justiça promovem o “Seminário sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: Desafios e Possibilidades”. Já em Guarulhos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania, promove um Seminário para discutir e articular diferentes atores no enfrentamento a esta prática, bem como rearticular o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças foi criado a partir da promulgação da Lei Palácios, há 95 anos, exatamente no dia 23 de setembro de 1913, na Argentina. A lei foi criada para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e corrupção de menores de idade e inspirou outros países a protegerem sua população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas. Assim, guiado pelo exemplo argentino, no dia 23 de setembro de 1999, os países participantes da Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres escolheram a data como o “Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças”.

Mortalidade materna


Natasha Pitts
A cada meio minuto morre uma mulher no mundo. A afirmação feita por Widney Brown, diretora geral de Direito Internacional e Política da Anistia Internacional comprova que um longo caminho ainda precisa ser trilhado até que as mulheres tenham seus direitos plenamente garantidos. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) abordou a problemática analisando especificamente a mortalidade materna.

De 1990 a 2008, caiu 34% o número de mortes de mulheres por complicações na gravidez ou no parto. Passou-se de uma cifra aproximada de 546 mil mulheres para 358 mil vítimas. Apesar de significativa, a diminuição não representa grandes evoluções se pensarmos que o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nº 5 pede a redução da mortalidade materna em 75% até o ano de 2015. Para que a meta fosse cumprida, seria necessária uma redução anual de 5,5%, sendo que desde 1990 a redução anual só chegou a 2,3%.

Em apenas dez países dos 87 que precisam de ações urgentes para reduzir a mortalidade materna se registrou uma queda de 5,5% ao ano entre 1990 e 2008. A África subsaariana não chegou a atingir este percentual, mas apresentou reduções de 26% enquanto a Ásia se saiu melhor e reduziu 52% a quantidade de vítimas. Em contrapartida, os progressos registrados durantes estes 18 anos foram nulos ou insuficientes em outros 30 países.

O relatório ‘Tendências da Mortalidade Materna’, da OMS, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Banco Mundial revela que as gestantes continuam morrendo por causas conhecidas e evitáveis como hemorragias puerperais graves, infecções, hipertensão e aborto perigoso.

Em 2008, cerca de mil mulheres morreram todos os dias devido a alguma dessas complicações. Do total, 570 viviam na África subsaariana, 300 na Ásia Meridional e cinco em países de alta renda. De acordo com o relatório, nos países em desenvolvimento, durante toda a vida, as mulheres correm 36 vezes mais riscos de morrer por causas relacionadas à gravidez do que nos países mais desenvolvidos.

"Nenhuma mulher deveria morrer no parto, pois estas mortes são evitáveis. Os governos deveriam adotar muitas outras medidas para garantir que as mulheres mais marginalizadas e pobres tenham um acesso igual e oportuno a uma atenção que possa salvar vidas", declarau Widney Brown, da Anistia Internacional.

Boa parte destas mulheres, vitimadas durante a gravidez ou o parto, está nas zonas rurais, em comunidades mais pobres e nas zonas de conflitos. Também as que pertencem às minorias éticas e grupos indígenas e as portadoras do vírus HIV, muitas vezes ficam relegadas à própria sorte em um momento que exige cuidados específicos e redobrados.

Para alcançar uma redução drástica e significativa da mortalidade materna em todo o mundo, o caminho mais eficaz seria a atenção às mulheres que já se encontram em um grupo de risco. Entre as medidas eficazes que precisam ser reforçadas esta a formações de mais pessoas especializadas para realizar o parto e o incremento nos serviços de atenção às gestantes em hospitais e centros de saúde. Para isto, é essencial um acréscimo nas verbas aplicadas nos serviços de saúde reprodutiva.

Outras medidas importantes seriam: melhor acesso a um planejamento familiar de qualidade e outros serviços de saúde reprodutiva; assistência ao parto por pessoas qualificadas; atenção obstétrica de urgência; e assistência pós-natal para as mães e para os recém-nascidos.


Fonte: http://www.adital.org/

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Conselhos para melhorar sua vida




1º Preste atenção em você

Perceba os seus pensamentos. Ao longo do dia você tem milhares de pensamentos negativos e positivos. Você não é os seus pensamentos, mas eles têm uma enorme força sobre a sua vida. Se você tem mais pensamentos negativos, isto demonstra que você é uma pessoa negativa, sua vida vai mal e as pessoas e situações que você atrai também estão na mesma freqüência de negatividade. Você pode mudar a sua vida, mudando a qualidade de seus pensamentos. Quanto aos negativos, você não poderá eliminá-los, mas poderá tirar as suas forças, cultivando os positivos e os elevados. Enquanto você presta atenção no que está pensando, já tem maior autocontrole sobre a energia mental e conseqüentemente sobre sua vida. Procure ler frases de afirmações positivas e biografias de pessoas bem sucedidas. Mas quando o pensamento negativo lhe assaltar a mente, repita por sete vezes: "este pensamento não tem força sobre mim".


2º Aceite a vida

Pare de brigar com tudo aquilo que você não pode mudar! Quando aceitamos a vida como ela é, crescemos por dentro e nos abrimos para uma renovação completa. Expresse os sentimentos como eles são. Aceite que não é tão corajosa, coerente ou perfeita como gostaria de ser. Aceite seus erros e acertos. Ajude ao próximo, seja uma pessoa sincera, alegre e procure trabalhar com amor. Aceite sua casa e seus bens. Aceite as pessoas como elas são e, principalmente, se aceite como você é, seu corpo, sua personalidade. Mas aceitar não significa se acomodar com os problemas e dificuldades da vida. Devemos buscar a força para mudar o que podemos mudar, e a aceitação para o que não se pode ser diferente

3º Deixe a Deus entrar na sua vida!

Deus nos fala. Mas geralmente estamos tão preocupados em falar, falar e falar, que Ele simplesmente nos ouve. Se falarmos o tempo todo, nada mais natural que ouvirmos o som da nossa própria voz.

Portanto, se quiser conversar com Deus, aprenda a estar em silêncio primeiro. Aprenda a ser humilde, aprenda a ouvir. E aprenda, principalmente, que Sua voz nos fala através de pessoas e de fatos e que nem sempre a solução que Ele encontra para os nossos problemas são as mesmas que impomos. Deus também diz "não" quando é disso que precisamos. Ele conhece nosso coração muito melhor que nós, pois vê dentro e vê nosso amanhã. Ele conhece nossos limites e nossas necessidades.

A maneira mais simples de orar é ficar em silêncio, colocar a alma de joelhos e esperar pacientemente que a presença de Deus se manifeste. E Ele vem sempre. Ele entra no nosso coração e muda nossas vidas.

4º Tenha uma boa alimentação

Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Respeite os momentos das refeições. Preste atenção no que está fazendo. Não assista TV e nem marque negócios para essa hora. Evite falar sobre problemas. Acalme-se, olhe para o seu prato e lembre-se: o que está ingerindo irá para o interior das suas células e será parte de você, tanto física como mentalmente. Seu corpo é 100% natural, uma alimentação artificial é incompatível com a sua natureza.

5º Harmonize sua casa

Mantenha sua casa limpa e organizada. Um lugar tranqüilo garante a prosperidade. Sempre tenha plantas. Elas geram energias positivas e repelem os fluidos negativos. Abra portas e janelas e comece uma limpeza. Inicie pelo guarda-roupa e armários, tire tudo e só guarde o que está realmente precisando.). Faça isso em todas as dependências da casa ou escritório. Lembre-se, só fica o necessário! Roupas e objetos que estão sem uso perdem a função vital, bloqueando o fluxo de energia do meio ambiente. A falta dessa energia ou a energia parada adoece a casa, você e sua família.

6º Tenha metas

Você sabe para onde está indo? O rumo que você está dando para a sua vida é o que realmente deseja? O que você faz está de acordo com as suas prioridades?

Tenha metas materiais e espirituais. Busque sempre melhorar a sua condição financeira, planeje comprar bens, faça investimentos, realize viagens e busque tudo que tiver vontade, mas lembre-se: nunca dependa dessas conquistas para viver emocionalmente bem. Elas não podem garantir isto! O verdadeiro Bem-Estar só é alcançado por meio das metas espirituais. Vá à conquista de se tornar uma pessoa mais paciente, bondosa, serena, confiável e amiga, além de humilde, aberta, sincera e simples e, principalmente, uma pessoa que tenha fé e confiança na vida. Essas metas, e só essas, podem garantir o equilíbrio, a satisfação e a razão de viver.

7º Faça exercícios

Exercício físico é provavelmente a melhor coisa que você pode fazer para melhorar sua vida. Mesmo em quantidades moderadas, os exercícios podem ajudar a gostar mais da vida e evitar doenças que muitas pessoas pensam, equivocadamente, vir com a idade. Escolha um exercício que lhe agrade, caminhar, dançar e nadar são os mais recomendados. Os exercícios estimulam o fluxo de energia vital, gerando além de um melhor condicionamento físico, uma ótima sensação de bem-estar.

8º Use seus dons

Todos nós temos algum dom; descubra os seus e use-os. Todos os nossos dons devem ser usados para servir aos outros; nenhum é para o nosso exclusivo prazer. Pessoas que não utilizam essa energia criativa, bloqueiam o seu fluxo energético e adoecem física e emocionalmente. Use seus dons com um coração ardente, pois quanto mais nós os usamos, mais entusiasmo teremos.

9º Dedique tempo para meditar

Meditar reforça autoestima, traz autoconhecimento e liberta do estresse. Além de terapêutica é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Preste muita atenção: aprendendo a meditar você descobre a diferença do que é ou não importante para sua vida, com isto se torna uma pessoa mais segura e objetiva. Com a meditação você cura seu corpo, melhora a memória e concentração, desperta a intuição e a percepção. Você se torna uma pessoa mais disposta e produtiva, mais agradável e serena.

10º Desfrute a natureza

Pelo menos uma vez por semana caminhe em lugar aberto e com área verde: campos, jardins etc. A natureza tem o poder de purificar as células e asserenar a alma. O verde ativa o processo interior de autocura, tanto física como emocional. Pisar descalço na terra descarrega as energias negativas. E não se esqueça, você é parte da natureza e deve estar em harmonia com ela se quiser manter ou recuperar a qualidade de sua vida. Se possível visite praias, rios e lagos, eles neutralizam também as energias negativas e recarregam o campo eletromagnético do ser, com bom ânimo e saúde.