sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Oficina de prevenção contra o tráfico de seres humanos

Cumprindo o cronograma das ações do Projeto  “Diálogos pela Liberdade” realizado pela Pastoral da Mulher de BH, em parceria o UNODC - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Mercosul e a OAB -,  aconteceu no último dia 27 de agosto, na sede da Pastoral, a “Oficina de Sensibilização e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos com fins de exploração Sexual”.

O Ebola e questão de gênero: 75% das vítimas são mulheres

Quando, em março, as pessoas começaram a morrer em consequência do vírus Ebola na África Ocidental, Martha Anker, estatística encarregada do monitoramento e resposta a doenças contagiosas na Organização Mundial da Saúde (OMS), passou a acompanhar as notícias para ver quem, primariamente, seria infectado pelo terrível vírus. Sentada em sua casa em Massachusetts, ela teve um pressentimento: de que o Ebola, como ocorreu no passado, faria mais vítimas entre as mulheres.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Mulheres dedicam o dobro do tempo dos homens no cuidado com os idosos da família

Uma pesquisa da Universidade de Princeton revelou uma diferença impressionante de tempo dispensado por homens e mulheres aos pais idosos em comparação com outras formas de trabalho doméstico, como arrumar a casa ou cuidar de uma criança.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Diálogos pela Liberdade apresenta a exposição "MENINAS DO BRASIL"

“Meninas do Brasil” é resultado de uma pesquisa do artista sobre cultura brasileira, tendo a mulher como foco central da expressão. O trabalho dá voz a mulheres anônimas, que muitas vezes são silenciadas pelo abandono, pela exclusão social ou pelo fato de serem pobres, negras e subjugadas. 

Lei Maria da Penha pode ser aplicada contra violência psicológica virtual

Casos de “cyber vingança” ou “pornô vingança” devem ser tratados como crimes de violência  contra a mulher e podem ser amparados nos preceitos da Lei Maria da Penha.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

CONGRESSO DIÁLOGOS PELA LIBERDADE – TRÁFICO DE MULHERES E EXPLORAÇÃO SEXUAL

Inscrições: http://dialogospelaliberdade.com/congresso/inscricoes/ — emOAB MG Oficial

Uma violência invisível

“A violência sexual ainda é a mais encoberta e é mais difícil uma mulher denunciá-la”, constata a socióloga Jacqueline Pitanguy . “Quando temos um número crescente de registros de violência, não necessariamente é porque a violência está aumentando; tem de se considerar também que é porque as mulheres estão registrando, estão rompendo aquele muro de silêncio”.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cine-Diálogos, organizados pela Pastoral da Mulher/BH, contará com a presença do cineasta Joel Zito

O cineasta Joel Zito Araújo, diretor e roteirista do filme Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2010) é presença confirmada no Cine-Diálogos que acontecerá em Belo Horizonte, na Escola de Direito Dom Helder Câmara. 

Jovens de classe média alta terão de indenizar doméstica, confundida com prostituta, em R$ 500 mil

Os cinco jovens de classe média alta que espancaram a empregada doméstica Sirlei de Carvalho em um ponto de ônibus terão de indenizá-la em R$ 500 mil. Em juízo, os agressores disseram que confundiram a doméstica com uma prostituta.

domingo, 24 de agosto de 2014

Papa lança alerta contra escravidão e tráfico de pessoas

O Papa Francisco vai apresentar uma reflexão sobre a escravidão e o tráfico de pessoas na sua mensagem para a celebração do Dia Mundial da Paz 2015, que a Igreja Católica assinala a 1 de janeiro.