sexta-feira, 16 de setembro de 2011

As mulheres na Bíblia como referenciais simbólicos

Por Gabriela Miranda García

Na primeira década da teologia e hermenêutica feministas latino-americanas, as teólogas e biblistas centraram seus estudos na análise das mulheres na Bíblia, seja as que foram marginalizadas ou as que foram líderes, as mulheres que ajudaram na libertação e aquelas que passaram desapercebidas nos estudos das personagens da história da salvação.

Entretanto, esta leitura da Bíblia não abordava o problema da invisibilização das mulheres na história, nem tão pouco questionava o sistema patriarcal a partir do qual estes textos tinham sido escritos. Assim, para a década de 1980, se trabalha “todo o texto a partir do ângulo da mulher”. Como disse Elsa Tamez, “se busca feminizar a teologia e o Deus Trino, reivindicando papéis que a sociedade prescreveu para as mulheres e que, ao mesmo tempo, menosprezou”. Na medida em que passa o tempo, os textos patriarcais são confrontados, reinterpretados, reconstruídos.

Bíblia e Bem-Viver - Mercedes Lopes

O Bem-Viver(1) é um conceito dinâmico, em permanente construção e reinterpretação. Ele tem por base as experiências e sabedorias dos povos originários da América Latina e Caribe. "Bem-Viver' é uma interpretação do Sumak Kawsay quíchua(2) dentro da realidade complexa e desafiadora do sistema do mercado global, com suas rápidas mudanças e seus impactos destruidores das condições de vida da humanidade no planeta Terra. É uma proposta aberta, que vem inspirando novos e diferentes posicionamentos na busca de gerar uma cultura da vida, em atitude de respeito e reciprocidade com todo o universo. Uma nova postura que exige rupturas, travessias, rompimento com sistemas e esquemas mentais dominantes.

Denuncia da publicidade sexista

Exposição do corpo feminino de forma acentuada, mulheres mostradas apenas como frágeis, doces e românticas ou como simples objeto de desejo masculino. Esses são exemplos de situações sexistas observadas em alguns anúncios publicitários. O tema foi lembrado o passado dia 14 por organizações feministas por ocasião do Dia Internacional da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação.
Em um documento publicado no sítio da Federação de Mulheres Progressistas, por exemplo, as feministas chamam a atenção para propagandas em que as mulheres aparecem como público exclusivo, mesmo que o produto seja para uso masculino e feminino. Outro caso de anúncio sexista é aquele em que a mulher é invisível, ou seja, a propaganda utiliza apenas o masculino para se referir aos dois gêneros.
Para elas, também são exemplos típicos de anúncios sexistas aqueles em que as mulheres são: retratadas como dependentes e sustentadas por um homem; abordadas somente como mães, esposas e donas de casa; representadas como femininas, doces e carinhosas ou, no extremo oposto, como chatas, invejosas, mandonas e fofoqueiras, reforçando, dessa forma, estereótipos; valorizadas apenas pela beleza física; ou mostradas em profissões ou cargos inferiores aos dos homens.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mulheres cobram recursos para políticas visando igualdade política e social

Cerca de 90 mulheres de 24 estados brasileiros, representantes da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), realizam encontro em Brasília para discutir a implementação de políticas públicas que visem à igualdade de gênero. Para isso, elas já se reuniram com a bancada feminina da Câmara dos Deputados para exigir que o Plano Plurianual de Investimentos (PPA) contemple recursos para diversos segmentos, com foco na democratização da gestão pública voltada para questões feministas.Como resultado das reivindicações, as bancadas femininas da Câmara e do Senado vão pedir, dia 14 de setembro, às ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e de Relações Institucionais, Ideli Salvati, apoio para que sejam destinados no PPA 2012-2015 mais recursos para as políticas públicas voltadas para as mulheres.

Programa Brasil sem Miséria: Câmara aprova prioridade para famílias chefiadas por mulheres

A Câmara dos Deputados aprovou o passado dia 13 a Medida Provisória (MP) 535, que institui os programas de Apoio à Conservação Ambiental e de Fomento às Atividades Produtivas Rurais direcionados às famílias em situação de extrema pobreza. A MP integra o Plano Brasil sem Miséria lançado no início de julho pela presidenta Dilma Rousseff. A medida segue agora à apreciação do Senado Federal.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Abandono de bebês reacende debate sobre parto anônimo


 Um carro em movimento joga um saco em uma rua de Guarulhos, na Grande São Paulo. Horas depois, outro carro passa por cima do saco. Ali havia um recém-nascido. O trágico caso de abandono se soma a pelo menos outros 19 no último ano no país, segundo levantamento feito pela Folha de São Paulo a partir de notícias divulgadas pela mídia.

Mulheres 'chipadas' preocupam médicos

Dieta e rotina diária de exercícios já não bastam. Em busca de um corpo definido e com pouca gordura, muitas mulheres passaram a recorrer a implantes subcutâneos de hormônios.
É nas academias de ginástica que a mania se espalha. Vendo no aparelho ao lado uma mulher com a imagem considerada ideal e com força de fazer inveja, inevitável perguntar a receita e ir atrás do milagre. Mas se a tática para algumas têm o efeito esperado, para outras traz consequências desastrosas.

''Enquanto nos contentarmos com o Bolsa Família, não haverá mudanças''

Entrevista especial com Maria Sarah da Silva Telles

"Apesar de quase oito anos do Programa Bolsa Família, temos a constatação pelo Censo de 2010 de uma enorme miséria, ou pessoas que vivem em extrema pobreza", diz a socióloga, professora da PUC-Rio.