sábado, 18 de janeiro de 2014

Alegria, amor e autoestima: mulher dá a 'receita' para enfrentar o câncer

"Acredito que 'Tudo posso Naquele que me fortalece'. Então é isso que eu sinto. Me agarrar a Deus e bola para frente. Sorrir e pronto!"
Maquiada e com um alegre sorriso no rosto. É assim que Rosângela Alves de Almeida Mativi, 44 anos, que descobriu em outubro do ano passado que tinha câncer de mama, recebe suas visitas.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Porque as mulheres não são bem-vindas na internet


Como as mulheres devem lidar com as pessoas que as assediam?; como os fóruns online devem policiar os abusos?

“Rolezinho” é 1 na escala “Richter”


Não estão entendendo nada do Brasil contemporâneo (que demoramos 514 para construir) os que estão vendo os “rolezinhos” como meras brincadeiras da juventude, molecagem, “Occupy Shopping” ou como simples iniciativas de alguns “vagabundos” marginalizados da periferia. Eles, na verdade, não passam de uma resistência ativa de primeiro grau (na escala “Richter” dos protestos ou contestações sociais).

Dona Valdete, líder do 'Meninas de Sinhá', morre aos 75 anos em BH

Morreu, na noite de terça-feira, Valdete da Silva Cordeiro, fundadora do Grupo Cultural Meninas de Sinhá. Mais conhecida como Dona Valdete, a líder comunitária de 75 anos estava internada no Hospital Risoleta Neves desde o dia 3 de janeiro, quando os médicos constataram uma complicação no sistema circulatório de uma das pernas. Ela chegou a passar por uma cirurgia.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

RAINHA DA ESPANHA CONDECORA INSTITUTO DAS IRMÃS OBLATAS DO SANTÍSSIMO REDENTOR

Lourdes Perramón, Superiora Geral, recebe a condecoração

Prestes a completar, em 2014, 150 anos de atividades com as mulheres em situação de prostituição, o Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor recebeu na Espanha, nesta terça-feira (14/01), a “Cruz de Prata da Ordem Civil de Solidariedade Social”.A Pastoral da Mulher de Belo Horizonte  é uma das instituições coordenadas pelo Instituto das Irmãs Oblatas.

D. Orani visita "Vila Mimosa", a mais conhecida área de prostituição no Rio

Cardeal liderou procissão que terminou com a passagem por trecho de bares e quartos improvisados onde mulheres recebem clientes.

Os novos 'vândalos' do Brasil

O rolezinho, a novidade deste Natal, mostra que, quando a juventude pobre e negra das periferias de São Paulo ocupa os shoppings anunciando que quer fazer parte da festa do consumo, a resposta é a de sempre: criminalização. Mas o que estes jovens estão, de fato, “roubando” da classe média brasileira?

Tráfico de mulheres e a prostituição

Todas as mulheres estão presas ao seu corpo-para-outros, procriador ou erótico, e ao seu ser-de-outros vivenciado como necessidade de estabelecer relações de dependência vital e de submissão ao poder e aos outros. Todas as mulheres, bem ou mal, são definidas pela norma e se tornam politicamente inferiores aos homens e entre si mesmas.

Prostitutas se organizam em núcleo para debater profissão e buscar garantia de direitos e políticas públicas

Prostitutas que atuam em Porto Alegre e na Região Metropolitana deram início, no final do ano passado, a um processo de organização da categoria em torno de uma entidade que possibilite a realização de ações concretas e debates presenciais sobre a profissão, além da interlocução com esferas de governo para cobrança por políticas públicas. Em dezembro de 2013, essa entidade foi batizada de Núcleo de Debate e Apoio a Trabalhadoras Sexuais.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Deus não castiga ninguém

"Então, se Deus se define essencialmente pelo amor aos outros, seja ele quem for, isso quer dizer que Deus não sabe, nem quer e nem pode fazer outra coisa que não seja amar e fazer os seres humanos felizes”, escreve o teólogo José Maria Castillo, em seu blog Teología sin Censura.

Qual o poder da mídia? : Publicidade e gênero

Na questão de gênero, o quanto a TV (e a mídia em geral) sexualiza e expõe os corpos femininos? Será que ela contribui para a violência contra a mulher? A publicidade opera na lógica do desejo, desejo que também vem associado à sexualidade. Anúncios expõem sim corpos femininos como objetos.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ciberbullying: Adolescentes falam do suicídio das meninas que tiveram imagens íntimas expostas na internet

Adolescentes falam do suicídio das meninas que tiveram imagens íntimas expostas na internet e revelam como é amadurecer em um mundo em que o virtual é real.

Exploração sexual no futebol de base do Amazonas é denunciada por jovens jogadores

Garotos iniciantes no futebol amazonense revelam rotina de assédio nas categorias de base em Manaus, cidade que receberá a Copa do Mundo. Casos de estupros de vulneráveis e exploração sexual crescem em Manaus, mas registro de ocorrências relacionadas ao futebol não passa de cinco em três anos; comprovação é mais difícil.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Ações do papa já reanimam pastorais familiares e sociais

 Francisco promove "a maior revolução que aconteceu na Igreja".

Papa batiza Giulia, cujos pais não são casados na igreja


Que os pais não sejam casados pela Igreja não foi um problema para o papa argentino que concordou em batizar a menina no dia 25 de setembro, quando eles mesmos pediram durante a audiência geral das quartas-feiras.
"Mães, se eles estiverem com fome, alimentem seus filhos, sem pensar duas vezes. Porque eles são as pessoas mais importantes aqui," ele disse, falando na mesma sala onde foi eleito em 13 de março como o primeiro papa não europeu em 1.600 anos.

Marcavam as «escravas sexuais» com códigos de barras

Um gangue californiano foi acusado, quarta-feira, 8 de janeiro, pelas autoridades norte-americanas de gerir uma rede de prostituição implantada em 46 cidades, espalhadas por 23 estados dos EUA. Recrutavam mulheres nas redes sociais, escreve a «Sky News». Faziam tatuagens e marcavam as vítimas com códigos de barras. Eram tratadas como «se fossem sua propriedade».

domingo, 12 de janeiro de 2014

Batismo de Jesus: Uma nova etapa

Os evangelhos contam uma experiência que transformará radicalmente a vida de Jesus. Depois de ser batizado por João, Jesus se sente habitado plenamente por seu Espírito. O Papa nos lembra que a Igreja precisa hoje, mais do que nunca, de evangelizadores com Espírito e deseja que construamos “uma Igreja com as portas abertas”, pois a alegria do Evangelho é para todos e não se deve excluir ninguém.